Ptolomeu

Entenda Ptolomeu e os principais pensamentos do pai do Geocentrismo.

Cláudio Ptolomeu, ou apenas Ptolomeu de Alexandria, foi um cientista egípcio, com cidadania romana, mas erradicado na Grécia. Viveu entre os séculos I e II d.C., sendo um dos grandes cientistas da história.

Ptolomeu contribuiu para diversas áreas do conhecimento moderno, como a matemática, a geografia, a astrologia, a astronomia, a cartografia e a música. Sendo uma de suas contribuições mais notórias a base do geocentrismo, refutado mais tarde por Copérnico e Galileu.

ptolomeu geocentrismo
(Imagem: Reprodução)

Vida, obra e pensamentos de Cláudio Ptolomeu

A carência de fontes históricas e precisas limita afirmar categoricamente a sequência de fatos e eventos que sucederam a vida de Ptolomeu. Crê-se, no entanto, que o filósofo e cientista tenha nascido na região de Ptolemaida Hérmia, no Alto Egito, por volta de 70 d.C.

Estima-se, ainda, que tenha falecido igualmente no Egito, na região de Canopo, por volta de 168 d.C. Apesar do pouco conhecimento da vida pessoal de Ptolomeu, sabe-se que ele foi um dos grandes sábios que viveram em Alexandria após o ano de 120 d.C.

Os pensamentos de Ptolomeu

É válido ressaltar, antes de tudo, a capacidade de Ptolomeu em conseguir recuperar e sintetizar o trabalho dos antecessores. Na área de astronomia, geografia e matemática, o filósofo conseguiu trazer à tona de volta questões norteadoras capazes de serem resumidas.

Foram, sobretudo, suas teorias no campo da trigonometria esférica – aplicada no estudo do movimento solar e lunar – que o tornaram um célebre cientista. Além destas aplicações, abrangem-se ainda o estudo da catalogação dos astros e das conjunções planetárias.

Principais obras e sínteses

O Teorema de Ptolomeu foi o primeiro grande trabalho notório do cientista. Em sua obra, ele abrange sobre as noções quanto ao quadrilátero inscrito em uma circunferência; assim, evidenciou-se que o resultado como produto das diagonais é igual à soma obtida dos produtos dos lados opostos.

Em seguida, a sua obra O Almagesto busca sintetizar o que fora passado por Posidônio, Hiparco e Aristóteles, seus antecessores. O intuito da obra seria a criação de um modelo capaz de prever o imprevisível até então: a posição dos planetas.

Quanto às concepções astrológicas, Ptolomeu apresentaria Tetrabiblos, na defesa das características do sujeito a partir dos astros. Em Geographia, o filósofo comprimiria todo um conhecimento geográfico do período Greco-romano, a fim de medir, com relativo sucesso, o tamanho do planeta Terra.

Foi ainda graças a ele o estabelecimento das coordenadas latitudinais e longitudinais, além de ser o precursor dos meridianos. Os meridianos com o intuito de garantir a representação de superfícies curvas em um mapa plano.

Os estudos de Ptolomeu serviram de base para a Igreja Católica na Idade das Trevas para defender o posicionamento geocêntrico. Entretanto, com Copérnico, acabou tendo sua visão refutada.

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. História Volume Único. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Exercícios resolvidos

1. [UDESC]

Analise as proposições a seguir sobre as principais características dos modelos de sistemas astronômicos.

I. Sistema dos gregos: a Terra, os planetas, o Sol e as estrelas estavam incrustados em esferas que giravam em torno da Lua.

II. Ptolomeu supunha que a Terra encontrava-se no centro do Universo e os planetas moviam-se em círculos, cujos centros giravam em torno da Terra.

III. Copérnico defendia a ideia de que o Sol estava em repouso no centro do sistema e que os planetas (inclusive a Terra) giravam em torno dele em órbitas circulares.

IV. Kepler defendia a ideia de que os planetas giravam em torno do Sol, descrevendo trajetórias elípticas, e o Sol estava situado em um dos focos dessas elipses.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa II é verdadeira.

c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

Resposta: C

2. [Unir]

Em 1609, Galileu Galilei, pela primeira vez na história, apontou um telescópio para o céu. Em comemoração aos quatrocentos anos desse feito, o ano de 2009 foi considerado pela ONU o Ano Internacional da Astronomia. Entre suas importantes observações astronômicas, Galileu descobriu que o planeta Júpiter tem satélites. Qual a importância histórica dessa descoberta?

a) Existem corpos celestes que não orbitam a Terra, o que implica que a Terra poderia não ser o centro do Universo.

b) Comprovou a veracidade da Lei da Gravitação Universal de Isaac Newton.

c) Permitiu a Johannes Kepler formular suas leis da mecânica celeste.

d) Existem corpos esféricos maiores que o Planeta Terra, o que implica que a Terra não é o único corpo sólido do Universo.

e) Mostrou que as Leis de Newton são válidas também para a interação gravitacional.

Resposta: A

Compartilhe nas redes sociais

TOPO