Pearl Harbor

O ataque a Pearl Harbor aconteceu no ano de 1941, e marca a entrada definitiva dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

O ataque a Pearl Harbor ocorre em um momento mais monótono da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), sobretudo na América. O ataque representa a ofensiva japonesa contra os norte-americanos, e a entrada definitiva dos EUA na grande guerra.

O nome é relacionado à base estadunidense, Pearl Harbor, localizada no estado do Havaí, no Oceano Pacífico. O evento foi um grande marco na grande guerra, uma vez que insere os norte-americanos no conflito e a declaração de guerra dos EUA ao Japão.

O documento que oficializa a declaração de guerra aos japoneses foi sancionado pelo então presidente Franklin Roosevelt, um dia após os ataques à base norte-americana. Como parceiros do Japão, Alemanha e Itália declararam guerra aos norte-americanos, oferecendo apoio aos nipônicos.

pearl harbor
(Imagem: Reprodução)

Resumo dos eventos em Pearl Harbor

Durante a manhã do dia 7 de dezembro do ano de 1941, o Japão decide por fazer uma ofensiva sobre a base norte-americana de surpresa. Sem nenhuma declaração de guerra ao país norte-americano, o país ataca a costa do Pacífico do pequeno estado dos EUA.

O almirante Chuichi Nagumo, da Marinha Imperial do Japão, foi quem ordenou e comandou o ataque. Nipônios e estadunidenses disputavam, já à época, a hegemonia comercial no continente asiático.

Insatisfeitos com o avanço do imperialismo norte-americano, a intromissão custou caro aos Estados Unidos, que recebeu uma forte ofensiva nipônica. À época, o Japão já se envolvia em conflitos, tanto na Ásia, contra a China, como na Europa, contra a Rússia, anos antes.

Para frear o avanço japonês no continente asiático, os EUA resolveram realizar embargos e bloqueios comerciais ao Japão. Petróleo e produtos essenciais passaram a ser escassos no país.

ataque a pearl harbor
(Imagem: Reprodução)

A resposta veio com um ataque do império com mais de 350 aviões à base estadunidense de Pearl Harbor.

O ataque japonês à base provocou a morte de 2400 oficiais e militares, 70 cidadãos da ilha do Havaí e um total de 1170 feridos. Além disso, cerca de 199 equipamentos de guerra estadunidenses foram destruídos, entre 11 navios e 188 aviões.

Já no lado japonês, cerca de 30 aviões foram completamente destruídos com o ataque kamikaze, 74 aeronaves danificadas e um total de 5 submarinos declarados como desaparecidos.

pearl harbor eua japão
(Imagem: Reprodução)

Como resposta a Pearl Harbor, a declaração de guerra ao Japão foi consolidada. Em 1945, inclusive, a ofensiva de resposta dos Estados Unidos ao Japão, quando lançou-se as bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagazaki.

O genocídio americano aos civis nipônicos colocou um fim a Segunda Guerra Mundial.

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Exercícios resolvidos

1. [UEMT]

A Segunda Grande Guerra (1939 – 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:

a) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África

b) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos

c) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia

d) os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo

e) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor

Resposta: E

2. [PUC]

Às 6 da manhã, do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avanço japonês, que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacífico. Sobre os conflitos no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer que:

a) demonstram a instabilidade política do Pacífico e do sudeste asiático, antes dominados principalmente pela França e pela Inglaterra, e alvo, durante a Guerra, de interesses norte-americanos e japoneses.

b) ilustram o combate de japoneses e norte-americanos contra chineses e soviéticos, que tentavam estabelecer na região a hegemonia de Estados guiados pela ideologia socialista.

c) desembocam na explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, responsáveis pela vitória final dos países Aliados sobre os países do Eixo e pela rendição incondicional de Alemanha e Japão.

d) iniciam uma sequência de combates aéreos e navais, dos quais participaram ativamente todos os países envolvidos na Guerra, especialmente Alemanha e Itália, empenhadas em defender as posições japonesas.

e) abrem espaço para a proliferação do islamismo, que acabou por conquistar, por meio de revoluções populares, o controle de Estados como o Paquistão, a Índia ou as Filipinas.

Resposta: A

Compartilhe nas redes sociais

TOPO