Parlamentarismo

O Parlamentarismo se caracteriza por ser um sistema político onde um gabinete de ministros é formado para, juntos, decidirem os rumos da nação.

O Parlamentarismo é um sistema político em que o poder reúne um gabinete contendo ministros que concentram um Parlamento. O regime pode ser utilizado tanto em Repúblicas Federativas quanto em Monarquias – como na Inglaterra, por exemplo.

Publicidade

Inclusive, o sistema é de origem inglesa, existindo, atualmente, apenas em estados democráticos. Diferentemente do presidencialismo, por exemplo, o poder Executivo estará concentrado na mão do primeiro-ministro e seu gabinete.

A fim de serem estabelecidas entre os poderes legislativo e executivo, formas de governo foram destacadas como opção. São eles o presidencialismo, o parlamentarismo e, ainda, a Assembleia Convencional.

parlamentarismo
(Imagem: Reprodução)

De forma breve, o sistema de Assembleia Convencional rege um país em que uma Comissão assume o poder da nação. Casos como a Suíça e a antiga URSS são os exemplos mais claros.

Porém, tanto o presidencialismo como o parlamentarismo, atualmente, são os mais presentes. Sendo um destaque especial para este último, que é presente nas nações mais poderosas da Europa.

O Parlamentarismo como sistema

Comum tanto em monarquias como em repúblicas, o parlamentarismo funciona de uma forma a aliar um gabinete de decisão. Por meio disso, o poder pode ser ocupado por um presidente ou rei.

No entanto, é o Primeiro Ministro o chefe de governo, enquanto o monarca e o presidente são apenas os chefes de estado. O primeiro ministro é eleito por uma democracia indireta, a ser indicado pelo Parlamento.

Publicidade

Diferentemente do presidencialismo, a Câmara dos Deputados aprovará e chancelará o plano de governo a ser apresentado. Seu trabalho será o de investigar se o plano estipulado está sendo seguido pelo Primeiro Ministro.

Assim, o Legislativo é fiscalizador direto do trabalho do chefe de governo. O Poder Executivo, exercido pelo Gabinete, deverá constantemente prestar esclarecimento à Câmara.

Características do Parlamentarismo

O Parlamentarismo é nitidamente diferente do presidencialismo, apesar de uma raiz similar. A principal diferença é o trabalho junto ao Legislativo, ao qual é muito mais direto e dependente no sistema parlamentar.

Publicidade

Além disso, algumas características pontuais do sistema parlamentarista podem ser destacados, tais como:

  • No sistema parlamentarista o chefe de estado não apresenta atribuições políticas;
  • Numa República que igualmente usufrua do parlamentarismo, o presidente não tem atribuições oriundas do Poder Executivo;
  • Numa Monarquia que igualmente usufrua do parlamentarismo, o poder do monarca sempre terá limitações impostas pela constituição;
  • O Primeiro Ministro poderá ser destituído do cargo caso exista desconfiança de suas atitudes;

O sistema parlamentarista como opção

Diferentemente do presidencialismo, portanto, o parlamentarismo não apresenta o processo de impeachment. Para a derrubada de um presidente, um crime de responsabilidade deverá ser cometido.

Enquanto isso, no parlamentarismo, um chefe de estado – no caso o Primeiro Ministro – poderá ser retirado do cargo a qualquer momento. Não haverá processo e nem necessidade de apresentação de crimes.

Comprovação de ineficiência é o que basta para que o Gabinete seja, inclusive, trocado por inteiro. Dessa forma, diferentemente do presidencialismo, o parlamentarismo exige que o plano apresentado seja seguido à risca.

Além do mais, o parlamentarismo pode ser implementado em qualquer sistema democrático. Por outro lado, o presidencialismo apenas poderá ser implantado em Repúblicas Democráticas.

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Parlamentarismo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/parlamentarismo. Acesso em: 06 de May de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [Fuvest] Fundação do Parlamentarismo no Brasil:

Historicamente, o primeiro passo para o advento do parlamentarismo no Brasil ocorreu na época do Império com:

a) a Constituição outorgada em 1824.

b) a criação da Presidência do Conselho de Ministros por D. Pedro II.

c) a abdicação de D. Pedro I.

d) a declaração da maioridade.

e) a dissolução da Assembléia Constituinte em 1823.

 

02. [Mackenzie] Fundação do Parlamentarismo no Brasil:

A tela da atualidade política é uma paisagem uniforme; nada a pert urba, nada a modifica. Dissera-se um país onde o povo só sabe que existe politicamente quando ouve o fisco bater-lhe à porta.

O que dá razão a este marasmo?

Machado de Assis, crônica publicada no Diário do Rio de Janeiro, em 1/12/1 861

A crítica do autor refere-se à política adotada durante o Segundo Reinado no Brasil (1840-1889). Com relação a esse período, podemos afirmar que:

a) a adoção do parlamentarismo às avessas coope­rou para a estabilidade política nessa época, impe­dindo que aspirações populares, divergentes dos interesses da elite agrária, fossem atendidas.

b) inspiradas no modelo parlamentar inglês, as atri­buições políticas ficam concentradas nas mãos do Poder Moderador, permitindo um exercício mais democrático do poder.

c) com a centralização político-administrativa, a mo­narquia estava assegurada, possibilitando que as eleições ocorressem livres de pressões ou fraudes.

d) o Senado Vitalício e o Conselho de Estado não eram órgãos meramente consultivos do imperador; eles permitiam, mesmo que de forma limitada, a atuação de conservadores e liberais.

e) a centralização de poderes no Poder Moderador ameaçava os interesses da aristocracia agrária, re­presentada pelos partidos Liberal e Conservador.

01. [B]

02. [A]

Compartilhe

TOPO