Mais Valia

A mais valia é um conceito sociológico elaborado por Karl Marx.

A mais valia é uma teoria trabalhada dentro da sociologia marxista, do alemão Karl Marx (1818-1883). Ao longo do século XIX, Marx tinha o costume de visitar fábricas e avaliar a força de trabalho, bem como dialogar com o operário.

Publicidade

Assim, a elaboração da mais valia surgiu, sobretudo relacionando-a ao tempo de trabalho segundo o lucro obtido pelo proletariado. Abrange um conceito sócio-econômico da política marxista, onde o valor do trabalho e o salário pago fecham em desigualdade.

De modo mais prático, o esforço desprendido pelo operário não é convertido em ganhos salariais reais. Ou seja, o trabalhador é desvalorizado em prol do enriquecimento de uma burguesia exploradora, segundo Marx.

Portanto, a mais valia significa, em suma, a diferença entre valor do trabalho e salário pago a quem exerce o trabalho. É a base crítica do filósofo Karl Marx ao sistema capitalista que começava a avançar no período que sucedeu a Revolução Industrial.

É importante ressaltar que mais valia significaria o mesmo que o “lucro” de uma certa ótica. Numa relação existente, o lucro do capitalismo é gerado por meio da diferença entre a mais valia e o capital do proletariado (o salário).

mais valia
(Imagem: Reprodução)

Características de Mais Valia

A proposição da mais valia, por Marx, está diretamente relacionado à exploração de um sistema desigual. O trabalho e produção é transformado em mercadoria, objetivando o lucro para a burguesia, que gira e controla o sistema.

Por meio disso, é importante destacar os seguintes pontos da teoria marxista, tal qual:

Publicidade

  • Os trabalhadores recebem valor inferior ao seu trabalho;
  • O salário não condiz com o esforço;
  • Lucros do sistema em função do trabalho explorador;
  • Trabalhadores, com os salários, não consomem aquilo que produzem;
  • Trabalhador “paga” para trabalhar;

Tipos de Mais Valia

A teoria da Mais Valia comporta duas diferentes vertentes dentro do sistema de propostas de Marx. Estão entre elas a mais valia absoluta e a relativa.

Absoluta

O trabalhador realiza o trabalho em um dado tempo, e a resultante final em comparação com o valor por hora será de desigualdade entre esforço e recompensa. Assim, o lucro surge a partir da extensão do tempo de trabalho; aumento da jornada.

Relativa

Esse caso explicita bem a adesão de maquinário no meio industrial. Quanto mais a máquina substitui o ser humano, mais se estagna o salário.

Publicidade

Dessa maneira, tal conceito explicitaria que o número de trabalhadores diminuiria, o número de máquinas aumentaria e o salário permaneceria igual.

A alienação proposta

Por fim, num terceiro tipo mais tangente, Marx denota o que ele chama de Alienação. Dentro do conceito de mais valia, o alemão chama de alienação a ilusão com a realização do trabalho.

Há um processo de desumanização, onde o trabalho exercido se assemelha a um instrumento de escravização. O trabalhador acaba substituindo a realização e a plenitude pela necessidade, sendo afastado de seus ideais; a crença no trabalho, não importando as condições, dignifica o homem.

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Mais Valia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/mais-valia. Acesso em: 26 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UEL] No final de 2000 o jornalista Scott Miller publicou um artigo no The Wall Street Journal, reproduzido no Estado de S. Paulo (13 dez. 2000), com o título “Regalia para empregados compromete os lucros da Volks na Alemanha”. No artigo ele afirma: “A Volkswagen vende cinco vezes mais automóveis do que a BMW, mas vale menos no mercado do que a rival. Para saber por que, é preciso pegar um operário típico da montadora alemã. Klaus Seifert é um veterano da casa. Cabelo grisalho, Seifert é um planejador eletrônico de currículo impecável. Sua filha trabalha na montadora e, nas horas vagas, o pai dá aulas de segurança no trânsito em escolas vizinhas. Mas Seifert tem, ainda, uma bela estabilidade no emprego. Ganha mais de 100 mil marcos por ano (51.125 euros), embora trabalhe apenas 7 horas e meia por dia, quatro dias por semana. ‘Sei que falam que somos caros e inflexíveis’, protesta o alemão durante o almoço no refeitório da sede da Volkswagen AG. ‘Mas o que ninguém entende é que produzimos veículos muito bons.’ E quanto a lucros muito bons?”

A relação entre lucro capitalista e remuneração da força de trabalho pode ser abordada a partir do conceito de mais-valia, definido como aquele “valor produzido pelo trabalhador [e] que é apropriado pelo capitalista sem que um equivalente seja dado em troca.” (BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 227).

Com o intuito de ampliar a taxa de extração de mais-valia absoluta, qual seria a medida imediata mais adequada a ser tomada por uma empresa de automóveis?

a) Aumentar o número de veículos vendidos.

b) Transferir sua fábrica para regiões cuja força de trabalho seja altamente qualificada.

c) Incrementar a produtividade por meio da automatização dos processos de produção.

d) Ampliar os gastos com o capital constante, ou seja, o valor dispendido em meios de produção.

e) Intensificar a produtividade da força de trabalho sem novos investimentos de capital.

 

02. [UEL] Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto afirmar:

a) A lei da hora extra explica como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias.

b) A lei da mais valia consiste nas horas extras trabalhadas após o horário contratado, que não são pagas ao trabalhador pelos proprietários dos meios de produção.

c) A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.

d) A lei da mais valia é a garantia de que o trabalhador receberá o valor real do que produziu durante a jornada de trabalho.

e) As horas extras trabalhadas após o expediente constituem-se na essência do processo de produção de excedentes e da apropriação das mercadorias pelo proprietário dos meios de produção.

01. [E]

02. [C]

Compartilhe

TOPO