Leopoldo II

Leopoldo II da Bélgica é considerado um dos reis mais sanguinários da história humana.

Leopoldo II foi o grande expoente do Imperialismo Belga na África. No período que atingiu o auge da dominação do Velho Continente sobre os africanos, Leopoldo II era um homem à parte.

Publicidade

Isso porque sua política sanguinária, e medidas até mesmo assustadoras, causam espanto e repúdio até hoje. Contudo, sua personalidade foi esquecida ao longo do passar dos anos.

Sua marca, entretanto, ficou estampada para sempre nos livros de história. Pesquisadores, inclusive, afirmam que Leopoldo II, Rei dos Belgas, era um homem tão ostensivo como Adolf Hitler foi.

leopoldo II
(Imagem: Reprodução)

Leopoldo II: afinal, quem foi este líder belga?

Leopoldo II foi o segundo rei dos Belgas. Sucedendo seu pai, Leopoldo I, em 1865, o ainda jovem rei instaura políticas já polêmicas na época.

Fruto do segundo casamento de Leopoldo I da Bélgica, bem como o segundo filho da realeza. Após o primeiro casamento, seu pai acabara por perder a esposa, assim como o primogênito no parto.

Leopoldo II nasce, então, no ano de 1835. Mesmo sendo o segundo filho da realeza, ele consegue assumir o trono. Leopoldo ainda teria um terceiro irmão, Filipe, este pai do futuro Rei Alberto I, da Bélgica.

O futuro rei sanguinário ainda se casaria no dia 22 de agosto de 1853, em Bruxelas. O matrimônio com a Arquiduquesa Maria Henriqueta da Áustria concebeu quatro filhos ao casal.

Publicidade

As polêmicas medidas de Leopoldo II Rei dos Belgas

Durante o Reinado de Leopoldo II, variadas medidas polêmicas foram instituídas. A maior delas foi o regime sanguinário implementado na colônia africana que hoje conhece-se como República Democrática do Congo.

Antes denominada como Estado Livre do Congo, as medidas promovidas por Leopoldo eram consideradas revoltantes. Tidas, inclusive, como um dos escândalos nacionais mais indignos durante o fim do século XIX.

A grande polêmica dizia respeito por ter sido atribuído ao Rei dos Belgas a responsabilidade pelo genocídio local. Durante as expedições para coleta de borracha, sobretudo, estima-se que foram mortos mais de 100 congoleses a sangue frio.

Publicidade

Leopoldo II Congo
(Imagem: Reprodução)

Durante o período em que instituiu uma matança desenfreada no Congo, Leopoldo se proclamava como o Soberano Livre do Congo. Ocorrendo uma dizimação sem precedentes, o Rei ainda instituía punições severas aos escravos do local.

A pena para os que não coletassem borracha suficiente seria a de decepar partes das mãos e braços. Caso a meta não fosse alcançada em um dia, a mão seria amputada, se voltasse a acontecer, o antebraço teria o mesmo fim.

Por esses e outros motivos que Leopoldo II, em seu discurso e atitudes, é muito comparado a Hitler por historiadores.

Outras polêmicas de Leopoldo II

Fatos que geram polêmica na vida de Leopoldo II também fogem de seu instinto sanguinário no Congo. O Rei dos Belgas era cercado de rumores em sua vida particular.

Segundo relatos, ele seria um frequentador assíduo de uma casa de sadomasoquismo (tortura sexual). Ao que tudo indica, a casa Rose Cottage, de Mary Jeffries, em Londres, seria seu local para diversão.

Outra polêmica envolvendo Leopoldo II seriam seus dois filhos fora do casamento com Caroline Lacroix. O fato não seria assim tão polêmico, não fosse a idade da garota à época, com apenas 16 anos de idade.

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Leopoldo II. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/leopoldo-ii. Acesso em: 25 de April de 2024.

Compartilhe

TOPO