História da Petrobrás

A história da Petrobrás remete aos anos 1950, quando a empresa nasce com grande potencial.

A história da Petrobrás tem início no ano de 1953, com sua fundação. Pela Lei 2.004, à Petrobrás S.A. concentrava-se a responsabilidade de estudo, extração, refino e distribuição do petróleo do país.

A maior empresa petrolífera do país, e uma das maiores do mundo. Idealizada e fundada durante o Governo de Getúlio Vargas, em seu último mandato, sua criação marcou o século XX.

O nome original da empresa, na realidade, é Petróleo Brasileiro S.A. Presente em vários países ao redor do mundo, ela tem sua sede no Rio de Janeiro.

É uma empresa que funciona por meio do capital aberto. A União, ou seja, o Governo Federal Brasileiro, é sua maior acionista junto de vários outros empresários.

A história da Petrobrás provém de altos e baixos. Com a sua criação com Getúlio, a nacionalização dos militares e a capitalização de Lula. A Petrobrás passou por gigantes reformas em pequenos períodos de tempo.

história da Petrobrás
(Imagem: Reprodução)

História da Petrobrás: da origem à Lava Jato

Inusitadamente, um dos grandes incentivadores da campanha pela estatização do petróleo nacional foi o escritor Monteiro Lobato. Depois de retornar dos EUA, em visita, ele se encanta com o que vê no país.

Com palestras, artigos em jornais e cartas enviadas ao presidente Getúlio Vargas, ele busca estimular Vargas a algumas medidas. Uma delas foi atendida, aparentemente, quando Getúlio cria a CNP (Conselho Nacional do Petróleo), fazendo deste um recurso da União.

O Petróleo é Nosso!

Após a criação da CNP, nos anos 1950, as esquerdas brasileiras vão às ruas protestar pela estatização do recurso. Alegando que parcela do congresso era “entreguista”, a população exige que o recurso seja explorado pelo Brasil.

Segundo parte do congresso, o Brasil não teria capacidade e sequer técnica para fazer o tratamento correto do petróleo. Enquanto isso, as esquerdas alegavam que isso era apenas uma prerrogativa para que o capital estrangeiro assumisse o recurso nacional.

Em resposta, Getúlio Vargas assina a Lei 2.004, de 1953, criando a Petrobrás S.A. Esta, por sua vez, seria de total responsabilidade do Governo.

história da petrobrás getúlio vargas
(Imagem: Reprodução)

Linha do Tempo

  • 1961: fundada a primeira refinaria 100% brasileira, a Refinaria Duque de Caxias;
  • 1963: criado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes), na cidade do Rio de Janeiro;
  • 1968: inaugurada primeira plataforma auto-elevatória;
  • 1974: descoberta a Bacia de Campos, contendo cerca de 100 quilômetros quadrados de reservas;
  • 2007: descoberta do Pré-Sal;

Os escândalos

Após 2007, a História da Petrobrás começa a ser manchada. A empresa é envolvida, a partir de 2014, no escândalo de desvio e lavagem de dinheiro. Estando, assim, manchada por um esquema de corrupção que movimentou bilhões de reais.

O caso é investigado pela Polícia Federal, envolvendo políticos, empreiteiras e empresários, levando à prisão de variados executivos da estatal. Isso fez com que a empresa perdesse, inclusive, valor de mercado.

A falta de confiança de investidores externos chegou ao estopim quando até mesmo sigilos bancários foram quebrados para investigações. Assim, a História da Petrobrás se mostra, desde o início, promissora, mas com um fim que parece se aproximar.

Referências

Petrobras: Uma História de Orgulho e Vergonha Livro – Roberta Paduan

Por Mateus Bunde
Teste seu conhecimento

01. [PUC-RJ] “(…) Preciso de vós, trabalhadores do Brasil, meus amigos, meus companheiros de uma longa jornada (…). Preciso de vossa união; preciso que vos organizeis solidamente em sindicatos, preciso que formeis um bloco forte e coeso ao lado do governo (…). Preciso de vossa união para lutar contra os sabotadores, para que eu não fique prisioneiro dos interesses dos especuladores e dos gananciosos, em prejuízo dos interesses do povo.”

Getúlio Vargas, no Estádio Vasco da Gama, em 1º de maio de 1951.

Considere o segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954) e, com base no trecho acima, EXAMINE as afirmativas:

I – Vargas dirige-se aos “trabalhadores do Brasil”, urbanos e rurais, beneficiários da legislação trabalhista implantada durante o seu primeiro governo.

II – O tom de apelo para que os trabalhadores se unissem “ao lado do governo” evidencia a busca pelo apoio popular frente à oposição de setores militares e do empresariado brasileiro ligado ao capital internacional.

III – Sobre a união dos trabalhadores para “lutar contra os sabotadores”, Vargas está fazendo alusão aos comunistas, que pretendiam assumir o poder no Brasil naquela época.

IV – Ainda que se apresente como garantidor dos “interesses do povo”, defendendo a ampliação da legislação trabalhista, Vargas enfrenta reivindicações dos trabalhadores, então atingidos pela alta do custo de vida.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

b) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

c) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

d) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

 

02. [UFC-CE]

As reservas petrolíferas estão relacionadas a um tipo de formação geológica. Indique, corretamente, esse tipo de formação.

a) Escudos cristalinos.

b) Bacias sedimentares.

c) Dobramentos cenozoicos.

d) Placas tectônicas.

e) Aluviões quaternários.

01. [C]

02. [B]

Compartilhe nas redes sociais
Discussão

TOPO