A Guerra dos Cem Anos foi motivada por razões políticas e socioeconômicas. Durou, na realidade, 116 anos de batalhas, e foi um embate descontinuado, longo e maçante entre os anos 1337 a 1453.
Publicidade
Em meio às causas políticas e econômicas, a Guerra dos Cem Anos, foi, em suma, a disputa pelo trono da França, após morte de Carlos IV, em 1328. A morte do líder grande líder francês pôs fim à dinastia Capetíngia.
Eduardo III, então rei da Inglaterra, e neto de Filipe, fazia reivindicação ao direito de assumir, também, o trono francês. O objetivo era econômico, uma vez que a Inglaterra desejava se apossar da rica região de Flandres (atual Países Baixos e parte da Bélgica).
Além de ser um grande centro do comércio europeu na época, Flanders ainda possuía uma indústria de tecidos de lã. Importante, sobretudo, para a Inglaterra, que desejava a exploração da lã, pois significava riqueza para os nobres ingleses.
A Guerra dos Cem Anos começa seus embater com as pretensões inglesas sob o território rico francês.

O que pôs fim à Guerra dos Cem Anos?
Ao longo dos primeiros anos, os ingleses obtiveram vitórias e mais vitórias no embate contra os franceses. Foi apenas em 1429, com o surgimento de Joana D’Arc na luta que um pequeno exército francês conseguiu a libertação de Orleans.
Enviadas por Carlos VII, as tropas comandadas por Joana obtiveram inúmeras vitórias. Além da tomada de Orleans, Reims também foi outra conquista. Carlos VII então é coroado o rei da França.
Publicidade
Por que a Guerra durou mais de cem anos?
Na realidade a Guerra dos Cem Anos durou este longo tempo por alternar entre lutas, vitórias, derrotas e tréguas. Interrupções, inclusive, não faltaram, como calamidade, a peste negra e a fome nos países.
Assim, os problemas tinha como causa e consequência vários problemas para as duas nações, tais como:
- A fome era uma consequência do prolongamento da guerra. Desde as secas até as colheitas limitadas que provocavam aumento no preço e escassez de produtos;
- A peste negra se alastrou em 1347, devastando mais de um terço da população do Velho Continente;
- A crise do feudalismo, em 1358, provocou uma calamidade durante a Baixa Idade Média. Na França, a revolução camponesa provocou sérios desequilíbrios na estrutura política do país.
O fim da Guerra
A última página da história da Guerra do Cem Anos se deu com as vitoriosas batalhas de Joana D’Arc. Estimulando o nacionalismo francês, a jovem camponesa foi o estopim para o renascimento da França como nação.
Publicidade
Temendo a popularidade de Joana, os ingleses prenderam a heroína. Ela foi julgada por um tribunal religioso, acusada de bruxaria e heresia. Foi condenada a ser cremada viva, em 1431.
Com a morte da heroína, o nacionalismo cresceu entre os franceses. As tropas passaram a avançar, e conseguiram vitórias massacrantes sobre os ingleses.
O fim da Guerra dos Cem Anos foi anunciado em 1453 com a assinatura de um tratado de paz entre as nações. Carlos VII foi então proclamado como legítimo rei francês, dotado de poderes absolutos, o que acabou com as pretensões inglesas.
Referências
AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Guerra dos Cem Anos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/guerra-dos-cem-anos. Acesso em: 01 de May de 2025.
01. [FGV] A Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453), entre franceses e ingleses, teve como consequências principais:
a) a consolidação do poder monárquico na França e a expulsão quase completa dos ingleses do território francês;
b) a consolidação do poder monárquico na Inglaterra e a expulsão quase completa dos franceses do território inglês;
c) a incorporação de parte do território francês pela Inglaterra e o consequente enfraquecimento do poder real na França;
d) a incorporação de parte do território inglês pela França e o consequente enfraquecimento do poder real na Inglaterra;
e) a aliança entre franceses e flamengos e o fim da hegemonia inglesa sobre o comércio europeu.
02. [ACAFE] Entre as causas da decadência do feudalismo, é correto mencionar:
I. o Renascimento Comercial e Urbano;
II. o aparecimento de uma nova classe social: a burguesia;
III. a Guerra dos Cem Anos, envolvendo França e Inglaterra;
IV. a união do rei e dos senhores de terras, visando à centralização política.
As alternativas corretas são:
a) I e IV
b) I, II e III
c) I e II
d) II, III e IV
e) II e III
01. [A]
02. [B]