Guerra do Ópio

A Guerra do Ópio, dividida em duas fases, ocorreu em território chinês, em decorrência do tráfico de ópio, vindo da Inglaterra para a China.

Também conhecida pelo nome de Guerra Anglochinesa, a guerra do ópio foi um conflito armado que aconteceu em torno do século XIX em território Chinês, tendo como combatentes a Grã-Bretanha e a China. Basicamente, a Guerra do Ópio aconteceu em duas fases, a Primeira, entre os anos de 1839 e 1842, e a Segunda, entre os anos de 1856 e 1860.

Publicidade

Imagem: Reprodução

A Primeira Guerra do Ópio

Como mencionado anteriormente, a Primeira Guerra do Ópio ocorreu entre os anos de 1839 e 1842 dentro do contexto do Imperialismo e do Neocolonialismo, presentes na China no século XIX, quando algumas nações da Europa, como a Inglaterra, passaram a impor, após conquistar territórios, seus interesses não só econômicos, mas políticos e culturais aos povos das terras conquistadas na Ásia, na África e na Oceania.

As nações europeias, durante esse período, somente possuíam autorização do governo chinês para realizar o comércio passando pelo porto de Cantão, sendo proibidos ainda de realizar o comércio de seus produtos com os consumidores chineses, havendo, portanto, funcionários públicos que atuavam como intermediários, que acabavam por estabelecer, inclusive, os preços e cota de produtos. A Grã-Bretanha estava ávida por novos mercados consumidores, passando pelo auge da Revolução Industrial, mas tinham grande dificuldades diante dos impedimentos estabelecidos pelo governo chinês.

Ao não conseguirem ampliar o comércio na China, os ingleses passaram, então, a comercializar, de forma ilegal, o ópio para a população chinesa, objetivando obter um aumento em seus lucros. Cultivado na Índia, o ópio era uma droga que fazia muito mal à saúde, além de causar dependência química, sendo, portanto, os ingleses, causadores de uma epidemia de vício na China. Durante essa crise, o governo chinês enviou, inclusive, uma carta para a Rainha inglesa, Vitória, protestando contra esse tráfico. Ainda assim, o tráfico continuou, de forma que os chineses, no ano de 1839, ordenaram a destruição de um carregamento da droga, vindo da Inglaterra. Diante disso, os ingleses, encarando aquilo como uma afronta, ordenaram um ataque armado à China.

Assim teve início a Primeira Guerra do Ópio, quando os britânicos acabaram por invadir e dominar a China, derrotando o país e encerrando a guerra desta forma no ano de 1842. Seguido da Guerra, foi imposto um tratado aos chineses por parte da Inglaterra, denominado Tratado de Nanquim, obrigando a China a abrir cinco portos ao livre comércio, estabelecendo privilégios para a Inglaterra e um valor a ser pago ao país como uma indenização pelo carregamento destruído e pela guerra. Além disso, o tratado estabelecia ainda que a China deveria ceder a posse de Hong Kong para os Ingleses, com quem permaneceu a posse até o ano de 1997.

A Segunda Guerra do Ópio

Se deu, em seguida, após 14 anos da dominação inglesa, a continuação da guerra, onde a Inglaterra, dessa vez, contou com ajuda da França e da Irlanda para derrotar os chineses. Isso aconteceu logo após haver uma revista, na China, de um navio britânico, além de haver diversas desobediências dos chineses com relação às cláusulas do Tratado de Nanquim. Foi nesse momento que a Inglaterra resolveu, novamente, atacar a China que, mais uma vez, saiu derrotada. Depois disso, foi criado ainda um outro tratado, imposto pelos ingleses e pelos franceses, denominado Tratado de Tianjin.

Nesse, ficou estabelecida a liberação de 10 portos chineses para o comércio internacional, a liberdade de os estrangeiros viajarem para a China e comercializarem sem problemas por lá, além da garantia de liberdade religiosa aos cristãos, e a imposição de pesadas indenizações de guerra à França e à Inglaterra.

Publicidade

Referências

História Geral – Volume Único – Cláudio Vicentino

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Guerra do Ópio. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/guerra-do-opio. Acesso em: 20 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [ENEM] Ao fim da Primeira Guerra do Ópio, em 1842, uma série de sanções foi imposta ao Império Chinês pela Coroa Britânica. Essas sanções foram legitimadas por meio do:

a) Pacto Londres-Hong Kong

b) Tratado de Nanquim

c) Tratado de Versalhes

d) Protocolo de Pequim

e) Tratado de Macau

02. [CESGRANRIO] A Primeira Guerra do Ópio (1840-1842) teve como uma de suas consequências:

a) a maior penetração do imperialismo inglês na China;

b) fechamento dos portos da China ao comércio ocidental;

c) a eliminação da influência colonialista francesa na China;

d) a queda do sistema de mandarinato na China;

e) a instituição de um governo republicano na China.

01. [B]

02. [A]

Compartilhe

TOPO