Guerra Civil

A Guerra Civil se caracteriza por ser um conflito armado entre uma sociedade que habita um mesmo espaço geográfico de convivência.

A Guerra Civil é definida como um conflito interno e armado entre grupos que habitam um mesmo espaço geográfico. Este conceito também pode ser aplicado, em algumas e raras ocasiões, a conflitos entre países criados a partir da cisão de um Estado.

Essa disputa hostil e geralmente armada entre as pessoas de um mesmo país pode desencadear variados problemas para Estado. Uma vez que há um atrito social, o país já não se caracteriza por ser uma nação emergente.

A definição de disputa, interna, no entanto, também pode abranger conflitos entre os habitantes oriundos de um mesmo espaço geográfico. Estes dados conflitos podem nem chegar a caracterizar uma verdadeira “guerra”, em virtude dos motivos que levaram ao embate.

guerra civil
(Imagem: Reprodução)

A Guerra Civil é um conflito intenso e, na grande parte dos casos, envolve forças armadas do estado organizadas e grupos civis. Estes, por sua vez, organizados entre si para compensar a força do estado.

Esse tipo de conflito interno pode desprender inúmeras vítimas, bem como consumir recursos significativos da nação.

Guerra Civil: o que caracteriza esse tipo de conflito?

Costuma-se observar três características que delimitam o que é uma Guerra Civil. Um conflito interno, com objetivos de assumir  controle de uma região e dominar/influenciar uma parcela.

Contudo, ela abrange muito mais do que isso, e podemos observar nestes três pontos levantados pelos especialistas:

  • Em primeiro lugar, para que um conflito interno seja definido como Guerra Civil – com ênfase em Guerra – é preciso que haja luta armada no embate;
  • Num segundo momento, a característica civil deverá ser “respeitada” no âmbito maior da palavra. Ou seja, por mais que as forças armadas do estado estejam participando do conflito, os populares devem ser os mais presentes no contexto. Isso se refere muito ao que ocorre nos confrontos de fronteira;
  • Por fim, em terceiro, o conflito deverá ter como objetivo principal a manutenção, aquisição ou apropriação do exercício de autoridade da nação;

Onde e quando ocorrem Guerras Civis?

Os principais autores do tema apontam a ocorrência da Guerra Civil em países com um padrão bastante definido. Em nações com economia baseada na agricultura e com exportação de 1/3 de recursos naturais vendidos sob commodities, é comum a ocorrência.

As disputas provocam atritos, e esse ponto fomenta discussões e embates entre a população interna. Outro fator que provoca a ocorrência dessas guerras é a instabilidade política percebida.

Em países onde uma colonização ferrenha tomou recursos e deixou a nação após independência geralmente tem como herança a instabilidade.

Parcelas da população costumam se separar em tribos por meio de caráter político-ideológico, teológico ou ainda étnico. Todos estes na “briga” por assumir o controle do Estado.

Exemplos de Guerra Civil ocorridas na história

  • Guerra Civil britânica (1642-1649): ocorrida entre Rei Charles I e o Parlamento inglês, conduzida por Oliver Cromwell;
  • Guerra dos Farrapos/Revolução Farroupilha (1835-1845): iniciada pelos rebeldes farroupilhas (liberais) e as tropas do Império;
  • Guerra de Canudos (1896-1897): considerado o maior conflito interno da história do Brasil;
  • Guerra Civil Russa/Revolução Russa (1918-1922): entre os bolcheviques e a antiga ditadura russa;
  • Guerra Civil Iugoslava (1918-1941): tomada do poder pelos iugoslavos após derrota dos impérios russo, austro-húngaro e otomano.

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Prof. Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Teste seu conhecimento

01. [UFS] ” … desligado o povo rio-grandense da comunhão brasileira, reassume todos os direitos da primitiva liberdade; usa destes direitos imprescritíveis constituindo-se República Independente; toma na extensa escala dos Estados Soberanos o lugar que lhe compete …”

Na evolução histórica brasileira, pode-se associar as ideias do texto à:

a) Sabinada

b) Balaiada

c) Farroupilha

d) Guerra dos Emboabas

e) Confederação do Equador

 

02. [UFRGS] Um golpe militar na Espanha, comandado por Francisco Franco e contra o governo republicano, iniciou um grande conflito: a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Considere as afirmações abaixo sobre essa guerra.

I. Ela apresentou um caráter fortemente ideológico e revolucionário com a atuação das Brigadas Internacionais em apoio à República.

II. Ela permitiu que a Alemanha, por meio da Legião Condor, testasse seus armamentos e táticas contra os republicanos.

III. Ela favoreceu Francisco Franco, graças à política de “não intervenção” da Inglaterra e da França.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas III.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

01. [C]

02. [E]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO