Pais Fundadores dos Estados Unidos da América

São considerados os Pais Fundadores dos Estados Unidos aqueles líderes políticos que assinaram a Declaração de Independência do país.

Os fundadores dos Estados Unidos iniciam a partir da ideia de colonização por povoamento, em proposta pela Corte Inglesa. A ideia seria, então, povoar o vasto território norte-americano.

Publicidade

Ao contrário do que ocorreu na parte da América colonizada por espanhóis e portugueses, a colonização inglesa no norte do continente não foi feita pelo Estado, mas por empresas privadas.

O processo de ocupação também foi bem diferente: as colônias inglesas na América do Norte receberam, desde o começo do século XVII, enorme fluxo de europeus em busca de oportunidades nas novas terras.

Calcula-se que, durante quase três séculos – de 1509 a 1790 – cerca de 150 mil pessoas deixaram a Espanha em direção à América.

Já da Inglaterra, somente no século XVII saíram aproximadamente 500 mil. Em busca de melhores condições de vida, devido as guerras, políticas econômicas que geravam desemprego em massa na Inglaterra e também a perseguição religiosa dos séculos XVI e XVII.

Na Inglaterra, as principais vítimas dessas perseguições eram os puritanos, que em grande número acabaram se refugiando na América.

Os Pais Fundadores dos Estados Unidos da América

São considerados os Pais Fundadores dos Estados Unidos aqueles líderes políticos que assinaram a Declaração de Independência ou lideraram a Revolução Americana como líderes Patriotas.

Publicidade

Ou que também participaram da redação da Constituição dos Estados Unidos onze anos mais tarde.

fundadores dos Estados Unidos
Reunião entre os futuros fundadores dos Estados Unidos sacramentou a decisão pela Independência da nação. (Imagem: Reprodução)

A construção da identidade norte-americana

A tradição política norte-americana e a historiografia tradicional auxiliaram na criação dos mitos fundadores dos EUA, reforçando os motivos patrióticos que guiam a nação.

Duas importantes personalidades históricas foram fundamentais para a construção da identidade e do patriotismo norte americano: George Washington e Benjamin Franklin.

Publicidade

Os “Pais Fundadores” ou “Pais da Pátria” são um bom exemplo desses mitos patrióticos. George Washington e Benjamin Franklin são os dois homens mais reverenciados, presentes, inclusive nas notas de dólar.

George Washington se destacou como militar durante a guerra de independência. Era um rico fazendeiro da Virgínia e se tornou o chefe das tropas americanas, durante a guerra travada contra a Inglaterra.

Participou dos Congressos da Filadélfia, opinando sobre a construção de um novo regime republicano e elitista. Sua figura reflete o caráter do restritivo da independência, que foi comandada por brancos, homens e membros da elite.

Já Benjamin Franklin foi um importante intelectual do período. Sua imagem esta associada às bibliotecas públicas, corpo de bombeiros e outras instituições que mesmo não tendo sido criadas por ele, foram influenciadas pelo seu pensamento.

Criado em Boston, foi um importante representante da elite urbana e teve uma participação ativa no processo de independência.

Além de Washington e Franklin, também são considerados como Pais Fundadores uma lista extensa de líderes políticos como: John Adams, Carter Braxton, Samuel Chase, William Floyd, John Hart, Thomas Jefferson, Francis Lewis, Robert Morris, John Penn, Roger Sherman, James Smith, Oliver Wolcoltt, entre outros.

Durante a Guerra da Independência, os Pais Fundadores dos Estados Unidos se opuseram aos Lealistas, que apoiavam a monarquia britânica e eram contra a independência, ficando portanto, ao lado dos colonos dessa nova nação que surgia. Era o início dos Estados Unidos da América.

Referências

História – Divalte Garcia Figueira

História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI – Leandro Karnal, Sean Purdy, Luiz E. Fernandes, Marcus Vinicius de Morais

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Pais Fundadores dos Estados Unidos da América. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/fundadores-dos-estados-unidos. Acesso em: 26 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [PUC]: Leia o texto a seguir e extraia a ideia central:

“São verdades incontestáveis para nós: todos os homens nascem iguais; o Criador lhes conferiu certos direitos inalienáveis, entre os quais os de vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade; para assegurar esses direitos se constituíram homens-governo cujos poderes justos emanam do consentimento dos governados; sempre que qualquer forma de governo tenda a destruir esses fins, assiste ao povo o direito de mudá-la ou aboli-la, instituindo um novo governo cujos princípios básicos e organização de poderes obedeçam às normas que lhes pareçam mais próprias para promover a segurança e a felicidade gerais.” (Trecho da “Declaração de Independência dos Estados Unidos da América”, Ministro das Relações Exteriores, EUA.)

A ideia central do texto é:

a) A forma de governo estabelecida pelo povo deve ser preservada a qualquer preço.

b) A realização dos direitos naturais independem da forma, dos princípios e da organização do governo.

c) Cabe ao povo determinar as regras sob as quais será governado.

d) Todos os homens têm direitos e deveres.

e) Cabe aos homens-governo estabelecer as regras para o povo.

 

02. [MACKENZIE]: Os chamados “Pais fundadores dos Estados Unidos” não podem ser confundidos com aqueles chamados de “Pais peregrinos”, haja vista que esses últimos:

a) eram colonos do norte dos EUA que peregrinaram para o oeste no século XVI.

b) eram imigrantes irlandeses católicos que chegaram aos EUA em 1580.

c) eram “pais” apenas das colônias do oeste dos EUA.

d) eram imigrantes ingleses puritanos que chegaram aos EUA em 1620.

e) eram imigrantes italianos que chegaram aos EUA com Américo Vespúcio.

01. [PUC]

Resposta: C

Os “pais fundadores dos Estados Unidos” também foram signatários da Declaração de Independência. Essa declaração estava imbuída dos ideais políticos pensados pelos intelectuais iluministas do século XVIII e divergiam, frontalmente, da perspectiva absolutista que ainda vigorava em vários países europeus. Um dos pontos de divergência estava exatamente na delegação da fonte do poder à soberania popular, e não a um monarca.

 

02. [MACKENZIE]

Resposta: D

Os “pais peregrinos dos Estados Unidos” emigraram da Inglaterra em 1620 em direção às colônias, fugindo da perseguição religiosa anglicana. Esses peregrinos viajaram a bordo do navio “Mayflower” e estabeleceram-se nos EUA a partir de março de 1621. Foram considerados os pioneiros da colonização efetiva.

Compartilhe

TOPO