Estado Islâmico

O Estado Islâmico é um califado popularmente conhecido pela imposição de leis radicais islãs por meio do terrorismo.

O Estado Islâmico do Iraque e Levante, ou apenas EI, destacando as duas primeiras nominações, é definido como um califado. Este califado, por sua vez, é uma forma de organização monárquica islâmica dentro de um específico governo. Ele é a representação de unidade (Califa) e liderança dentro do universo islã.

Publicidade

A atuação do EI está concentrada no controle de regiões como Iraque e Síria. Esta organização caracteriza-se por uma ideologia baseada em interpretações sectárias de princípios islã.

O califado é liderado por uma autoridade religiosa. No Estado Islâmico, essa liderança teve início em 29 de junho de 2014. É um grupo que espalha o terror e o autoritarismo nas regiões que invade e controla. O califado persegue as minorias, organiza ataques terroristas e reivindica ações extremas em países do mundo ocidental. Um exemplo direto são os ataques ocorridos na França e em Barcelona, recentemente.

O símbolo do califado Estado Islâmico. (Imagem: Reprodução)

Como surgiu o Estado Islâmico?

Remetendo ao ano de 2014, o aparecimento do EI está intimamente relacionado à instabilidade que as guerras causam nas nações. À época, o Iraque vivia o ápice da invasão norte-americana instituída em 2003. O cenário de opressão e imperialismo ocidental permitiu instauração de grupos jihadistas no país.

Entre os grupos jihadistas mais famosos está a Al-Qaeda, que emergiu no Iraque um ano após a invasão estadounidense. O início de uma Guerra Civil no país, em 2006, fez com que o antigo líder Abu Musad Al-Zarqawi rompesse com a Al Qaeda. Suas ações concentravam-se tão somente para com o Iraque.

Foi só a partir da Primavera Árabe, e a consequente onda de protestos entre o mundo árabe, que o EI viu a oportunidade para o ataque. Ao instalarem-se na Síria, os califados deram início a uma guerra civil, atuando tanto na Síria quanto no Iraque.

Qual a ideologia seguida pelo EI?

É a principal questão que buscam responder quando o assunto remete ao Estado Islâmico. O atual líder, e autodeclarado clalifa, nomeia-se Abu Bakr al-Baghdadi. Ele impõe a denominada sharia – lei islâmica que não separa justiça e divindade – nos territórios dominados. Além disso, o Estado Islâmico persegue grupos religiosos e ideológicos que divergem dos princípios da sharia.

Publicidade

O grupo tem sua origem ideológica pautada no wahabismo. Essa doutrina, proposta por Al-Wahhab, propõe uma visão literal dos dizeres do Corão, assim como de outros escritos islã.

Como o terrorismo é utilizado pelo Estado Islâmico?

A imposição por meio do terror é uma tática já utilizada desde o início da formação do califado. O uso do medo por meio da violência pesada promove o respeito das demais religiões conflitantes. Através da pauta que estipula a sharia, o EI acaba por impor punições dolorosas e medidas rígidas.

O grupo persegue e pune todo e qualquer tipo de minoria que não segue os preceitos do Corão, como os curdos ou os cristãos. Além disso, grupos étnicos e de gênero também fazem parte das listas jihadistas.

Publicidade

A criação em 2014 fez com vários ataques fossem registrados por parte do grupo e seguidores espalhados pelo globo. O principal objetivo, e também maior motivação do Estado Islâmico, está no controle global e a consequente imposição da sharia.

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Estado Islâmico. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/estado-islamico. Acesso em: 27 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UECE]  Os árabes e os iranianos usam o acrônimo “Daash” ou “Daesh” que em inglês é ISIS “Islamic State in Iraq and Syria”, cuja tradução para o português é ‘Estado Islâmico no Iraque e na Síria’, para identificar um grupo que ocupou parte do leste da Síria e do oeste do Iraque. Esse grupo tem avançado violentamente contra curdos, xiitas e outros grupos étnicos, além de promover ataques terroristas e divulgar, na mídia, cenas de execuções de jornalistas ocidentais. Sobre as razões da origem do Estado Islâmico, é correto afirmar que

a) tem como ponto de partida a invasão do Iraque pelos EUA e o consequente desmantelamento desse Estado.  

b) se originou nos campos de batalha do Afeganistão, com o financiamento do governo francês. 

c) foi criado pelo governo da Arábia Saudita, para manter os preços do petróleo favoráveis a este país.   

d) é um grupo criado como base de apoio do presidente sírio Bashar al-Assad.  

 

02. [UFRGS] Desde 2011, a Síria tem sido palco de uma guerra civil entre o governo de Bashar al-Assad e vários grupos armados de oposição, com motivações ideológicas e políticas diversas.

Entre essas agrupações, uma das principais é o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), cuja meta é

a) a formação de repúblicas democráticas e seculares na Síria e no Iraque.  

b) a instauração de um califado mundial com autoridade sobre todos os muçulmanos.   

c) a unificação do Iraque e da Síria sob um regime socialista e laico.  

d) o auxílio às forças ocidentais no combate ao fundamentalismo islâmico, no Oriente Médio.  

e) o apoio militar e político à ocupação norte-americana do Iraque e da Síria. 

01. [A]

02. [B]

Compartilhe

TOPO