Era Mesozoica

A Era Mesozoica é também conhecida como Idade dos Répteis e durou entre 251 milhões e 199,6 milhões de anos atrás.

A era Mesozoica faz parte da longa história física da Terra. Desde os momentos iniciais de sua formação, até os dias de hoje, ela nos revela muitos episódios repletos de acontecimentos que provocaram grandes transformações no contorno dos continentes, nas formas do relevo bem como na vida animal e vegetal.

Assim, a idade da Terra pode ser dividida em cinco grandes eras, que por sua vez são divididas em períodos e épocas.

As cinco grande eras e suas subdivisões são as seguintes:

  • Primitiva, Pré-Cambriana ou Arqueozoica: 4 bilhões de anos atrás
  • Proterozoica: 2,5 bilhões de anos atrás
  • Paleozoica: 550 a 250 milhões de anos atrás
  • Mesozoica: 251 milhões de anos atrás
  • Cenozoica: 60 milhões a 1 milhão de anos atrás

Era Mesozoica ou Idade dos Répteis

A Era Mesozoica durou mais de 180 milhões de anos, entre 251 milhões e 199,6 milhões de anos atrás.

era mesozoica
Imagem: Reprodução

Os continentes estavam se aproximando de suas formas atuais por meio de uma movimento chamado de “deriva”.

As forças de erosão atuaram intensa e prolongadamente, dando origem a formação sedimentares amplas com a formação de arenitos, calcários, etc.

Erupções vulcânicas e derrame de lavas foram identificados nesse período e ocorreram climas do tipo desértico em várias partes da Terra.

Neste tempo, muitas formas modernas de plantas, invertebrados, e peixes evoluíram.

Em terra, dinossauros eram os animais dominantes, enquanto os oceanos foram povoados por répteis marinhos, e os pterossauros dominavam os ares.

O clima em geral na Terra era quente e tropical, com mares rasos que cobriram muitas massas continentais.

No começo da Era Mesozoica, todos os continentes do mundo estavam unidos no supercontinente Pangeia, o qual se quebrou em Laurásia no norte e Gondwana ao sul.

No final da era a maior parte dos continentes já tinham se separado na forma atual.

Divisões da Era Mesozoica

A Era Mesozoica foi dividida em três períodos:

  • Triássico: Aparecimento de muitos grupos de invertebrados modernos, e em terra os répteis arcossauros substituíram os terapsídeos e répteis mamaliformes. Enquanto isso, nos oceanos, os ictiossauros ficaram tão grandes quanto as baleias.
  • Jurássico : Conhecida como a Idade dos Dinossauros, com gigantes como o Brachiosaurus e o Stegosaurus. Entretanto, os mamíferos eram minúsculos. Plantas como samambaias e coníferas caracterizaram a paisagem.
  • Cretáceo: Surgimento das plantas com flores, pássaros verdadeiros, diversificação dos peixes e o aparecimento de tipos novos de dinossauros. Com o resfriamento do clima e com a quebra do Pangeia os dinossauros puderam então evoluir em continentes diferentes.

Referências

Geologia Geral – Tibério Mendonça

Manual Compacto de Geografia Geral – Equipe Rideel

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Teste seu conhecimento

01. [UNIFESP]: Na última década, várias pesquisas na África e na América do Sul confirmaram a hipótese de que elas formavam um continente no passado. Assinale a alternativa que identifica corretamente a era geológica em que a separação ocorreu e o nome do novo continente que ela gerou.

a) Cenozoica; Pangeia.

b) Mesozoica; Gondwana.

c) Pré-cambriano; Gondwana.

d) Paleozoica; Pangeia.

e) Quaternário; Gondwana.

 

02. [UEM]: Sobre o planeta Terra, sua idade e evolução, assinale o que for correto.

1. (  ) A Terra se originou há, aproximadamente, 9,6 bilhões de anos, juntamente ao início da formação do universo. As primeiras formas de vida na Terra surgiram na Era Mesozoica. Atualmente, encontramo-nos na Era Paleozoica, no período Cretáceo.

2. (  ) O método de datação realizado a partir do carbono quatorze (C14), que é um elemento radioativo absorvido pelos seres vivos, é muito utilizado para a investigação da idade de achados arqueológicos mais recentes, de origem orgânica, pois sua meia-vida é de 5.700 anos.

3. ( ) O tempo geológico é dividido em Éons, Eras, Períodos e Épocas. A sua sistematização cronológica é conhecida como escala de tempo geológico. A partir dessa sistematização, foi possível estabelecer uma sucessão de eventos desde o presente até a formação da Terra.

4. (  ) A deriva dos continentes iniciou-se na Era Cenozoica, por volta de 100 mil anos atrás, quando só existia um único continente chamado de Gondwana. Posteriormente, no Holoceno, esse continente se dividiu em cinco outros continentes, chegando à configuração atual.

01. [UNIFESP]

Resposta: B

A Gondwana foi formada durante a Era Mesozoica e é resultado da separação da Pangeia.

 

02. [UEM]

Resposta: 3

1. Falso – As primeiras formas de vida da Terra, na verdade, surgiram na era Proterozoica. Atualmente nos encontramos no período Quaternário da era Cenozoica.

2. Verdadeiro – A datação pelo carbono quatorze é uma das principais técnicas de mensuração da idade da Terra e dos fenômenos que nela ocorreram.

3. Verdadeiro – Os dois éons (Pré-Cambriano e Fanerozoico dividem-se em seis eras, que se dividem em 11 períodos. Os dois últimos períodos (quaternário e terciário) dividem-se em 7 épocas.

4. Falso – A deriva dos continentes iniciou-se na Era Mesozoica, há cerca de 130 milhões de anos, quando existia apenas um continente, que se chamava Pangeia. A formação dos atuais cinco continentes ocorreu no período terciário da Era Cenozoica.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO