Era Cenozoica

A Era Cenozoica também é conhecida como Idade dos Mamíferos, pois foi durante esta data que fizeram sua aparição.

A Era Cenozoica é conhecida como a idade dos mamíferos. Os cientistas estimam que a Terra tenha aproximadamente 4,5 bilhões de anos.

Entretanto, durante esse período ela passou por diferentes transformações que foram enquadradas em diferentes eras geológicas, que correspondem a grandes intervalos de tempo divididos em períodos.

A mudança de uma era geológica para outra foi estabelecida por meio de alterações significativas na crosta terrestre, sendo, portanto, classificadas em cinco eras distintas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

A Era Cenozoica ou Idade dos Mamíferos

Durante os 65 milhões de anos da Era Cenozoica (Idade dos Mamíferos) a superfície do planeta assumiu sua forma moderna.

idade dos mamíferos
Imagem: Reprodução

Mamíferos, pássaros, protozoários e ainda plantas com flores evoluíram e se desenvolveram durante esta era.

A Era Cenozoica foi dividida em dois períodos: Terciário (que compõe quase todo o Cenozoico) e o Quaternário que corresponde apenas aos os últimos 2 milhões de anos.

Por sua vez e dada a quantidade de dados geológicos obtida, o período Terciário foi dividido em dois sub-períodos: Paleógeno e Neógeno.

Outra divisão é feita a partir desses períodos em épocas menores.

Assim, o Período Paleógeno é dividido em Paleoceno, Eoceno e Oligoceno. Enquanto o Período Neógeno, é subdivido em Mioceno, Plioceno, Pleistoceno e Hologeno.

era cenozoica
Imagem: Reprodução

Período Terciário

o Período Terciário é caracterizado pelo intenso movimento da crosta terrestre, fato que originou os dobramentos modernos, com as mais altas cadeias montanhosas da Terra, como os Andes (América do Sul), os Alpes (Europa) e o Himalaia (Ásia).

Nessa era geológica surgiram aves, várias espécies de mamíferos, além de primatas.

Sub-período Paleógeno

O Paleógeno viu a diversificação de muitos mamíferos e pássaros, enquanto se encontravam em condições tropicais.

Durante o período chamado de Paleógeno Inferior, os continentes estavam isolados através de mares rasos, e linhagens diferentes de mamíferos evoluíram em cada um.

Haviam enormes pássaros carnívoros não voadores, os diatrymideos da Laurásia e o Sul com os Phorusrhacideos.

Todos estes animais viviam em florestas tropicais.

Nos mares apareceram as primeiras baleias dentadas arcaicas e protistas marinhos gigantescos, (foraminíferos) do tamanho de lentilhas
evoluíram.

Enquanto isso, formas transitivas ancestrais de cefalópodes e de coleóides modernos evoluíram.

Equinodermos, corais, briozoários, insetos e esponjas eram basicamente modernos e as formigas eram até mesmo então mais numerosas do que são hoje.

Sub-período Neógeno

Durante o Sub-período conhecido como Neógeno, muitos mamíferos modernos e plantas com flores evoluíram.

Posteriormente, durante o Neógeno Inferior houve a evolução dos gramados. Isto conduziu à evolução de animais adaptados a vida nas savanas e pradarias.

Outro fato importante atribuído ao Sub-Período Neógeno foi o aparecimento dos Hominídeos nas savanas da África, os Australopithecineos.

Os oceanos estavam habitados por baleias modernas que tinham substituído as baleias dentadas arcaicas.

Nesse período, as baleias eram os animais mais inteligentes do tempo.

Assim como também nos mares apareceram os maiores tubarões carnívoros, Charcharodon, um antecessor do Tubarão Branco moderno, porém maior e mais pesado.

Período Quaternário

O Período Quaternário viu a flora e a fauna de insetos ser essencialmente moderna.

Contudo muitos tipos de mamíferos extintos ainda existiam, e geralmente de grande porte, que sobreviveu ate a idade do gelo do Pleistoceno.

Desse modo, as principais ocorrências nesse período foram: grandes glaciações, a atual formação dos continentes e oceanos e, sobretudo, o surgimento do homem.

Entretanto, durante quase todos esses períodos ocorreram extinção em massa, ou seja, um decréscimo bruto da biodiversidade através da extinção de vários grupos ao mesmo tempo.

Apesar de ser um fenômeno comum (se considerarmos a longa escala do tempo geológico), diversos eventos de extinção massiva foram particularmente violentos, acabando com mais da metade das formas de vida.

Referências

Tibério Mendonça – Introdução à Geologia

 

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Era Cenozoica. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/era-cenozoica. Acesso em: 01 de September de 2021.

Teste seu conhecimento

01. [UNIFESP]: Na última década, várias pesquisas na África e na América do Sul confirmaram a hipótese de que elas formavam um continente no passado. Assinale a alternativa que identifica corretamente a era geológica em que a separação ocorreu e o nome do novo continente que ela gerou.

a) Cenozoica; Pangeia.

b) Mesozoica; Gondwana.

c) Pré-cambriano; Gondwana.

d) Paleozoica; Pangeia.

e) Quaternário; Gondwana.

 

02. [UEM]: Sobre o planeta Terra, sua idade e evolução, assinale o que for correto.

1. (  ) A Terra se originou há, aproximadamente, 9,6 bilhões de anos, juntamente ao início da formação do universo. As primeiras formas de vida na Terra surgiram na Era Mesozoica. Atualmente, encontramo-nos na Era Paleozoica, no período Cretáceo.

2. (  ) O método de datação realizado a partir do carbono quatorze (C14), que é um elemento radioativo absorvido pelos seres vivos, é muito utilizado para a investigação da idade de achados arqueológicos mais recentes, de origem orgânica, pois sua meia-vida é de 5.700 anos.

3. ( ) O tempo geológico é dividido em Éons, Eras, Períodos e Épocas. A sua sistematização cronológica é conhecida como escala de tempo geológico. A partir dessa sistematização, foi possível estabelecer uma sucessão de eventos desde o presente até a formação da Terra.

4. (  ) A deriva dos continentes iniciou-se na Era Cenozoica, por volta de 100 mil anos atrás, quando só existia um único continente chamado de Gondwana. Posteriormente, no Holoceno, esse continente se dividiu em cinco outros continentes, chegando à configuração atual.

01. [UNIFESP]

Resposta: B

A Gondwana foi formada durante a Era Mesozoica e é resultado da separação da Pangeia

 

02. [UEM]

Resposta: 2 e 3

1. Falso – As primeiras formas de vida da Terra, na verdade, surgiram na era Proterozoica. Atualmente nos encontramos no período Quaternário da era Cenozoica.

2. Verdadeiro – A datação pelo carbono quatorze é uma das principais técnicas de mensuração da idade da Terra e dos fenômenos que nela ocorreram.

3. Verdadeiro – Os dois éons (Pré-Cambriano e Fanerozoico dividem-se em seis eras, que se dividem em 11 períodos. Os dois últimos períodos (quaternário e terciário) dividem-se em 7 épocas.

4. Falso – A deriva dos continentes iniciou-se na Era Mesozoica, há cerca de 130 milhões de anos, quando existia apenas um continente, que se chamava Pangeia. A formação dos atuais cinco continentes ocorreu no período terciário da Era Cenozoica.

 

Compartilhe

TOPO