Donald Trump

Donald Trump é um economista, empresário e atual presidente da maior potência econômica e política do mundo.

Donald Trump é o atual 45º presidente dos Estados Unidos, com mandato até 2020. Foi eleito no final de 2016, mais especificamente no dia 8 de novembro. Trump assume a Casa Branca em 20 de janeiro do ano posterior, sucedendo o democrata Barack Obama.

O candidato do partido Republicano teve como grande opositora durante as eleições a senadora democrata Hillary Clinton. Esposa do ex-presidente Bill Clinton, Hillary contava com severa rejeição popular. Segundo especialistas, a vitória de Trump se deu muito mais em uma derrota de Hillary para com o povo estadunidense.

Polêmicas permearam toda a campanha do candidato republicano. Trump já causava furor na mídia antes mesmo de dar início à corrida eleitoral. O empresário ficou muito conhecido pelas controversas declarações. Além disso, discurso rígido, uma política nacionalista e, em muitos casos, até mesmo preconceitos eram extraídos de sua fala.

Donald Trump é um empresário de sucesso, tendo herdado muito de seu conhecimento a partir de seu pai. (Imagem: Reprodução)

Em favor de políticas intervencionistas e um discurso anti-imigratório, Trump fez correr suas falas pelo mundo. Virando pauta, assim, antes mesmo de qualquer decisão que as urnas pudessem expor. Sua postura ríspida e inflamatória do ponto de vista nacionalista acabou encontrando seguidores. Parcela da população se identificava com a fala do futuro presidente. Dessa forma, Trump popularizou sua imagem, alcançando o poder máximo dentro da democracia nos Estados Unidos.

Quem foi Donald Trump antes da presidência?

Donald Trump sempre foi um verdadeiro visionário no mundo dos negócios. Formado em economia, Trump aliou o conhecimento adquirido no mundo acadêmico às habilidades herdadas de seu pai. Magnata dos imóveis, ele construiu um império comercial enorme. Publicou livros, participou de filmes e ainda foi apresentador em programas da televisão americana.

Apesar de ter sido candidato pelos Republicanos, Donald Trump já foi filiado aos Democratas. (Imagem: Reprodução)

Não demorou muito até que atingisse o seu primeiro bilhão no ramo empresarial. Mirou então na política, conquistando o primeiro cargo em 2017, exatamente o de presidente do país. Entretanto, Trump sempre esteve próximo da política estadunidense. Filiou-se em diferentes partidos desde o fim dos anos 1980, como segue abaixo:

  • Democrata: 1987;
  • Republicano: 1987 a 1999;
  • Parido da Reforma: 1999 a 2001;
  • Democrata: 2001 a 2009;
  • Republicano: 2009 até hoje;

Os pontos defendidos por Donald Trump como presidente

Não foram só os discursos de Trump que causaram incômodo internacional. As estratégias e ações geopolíticas dos Estados Unidos, bem como a relação direta com as potências mundiais, provocaram forte discussão. Discursos que defendiam a entrada em conflitos, frases de rispidez e ameaças nucleares fizeram parte constantemente da campanha de Trump. Tudo isso acabou levantando questionamentos quanto ao futuro comportamento dos EUA com a eleição do republicano.

Posições de Trump em relação ao cenário político internacional

1) Política nacionalista forte: proteção industrial e econômica dos EUA e geração de empregos para os nativos.

2)  Negociação com os russos: defendeu uma maior parceria de negociações com a Rússia e estreitamento de relações com Vladimir Putin.

3) Contrário a ascensão chinesa: para Trump, a forte parceria com a China prejudica os Estados Unidos. Uma vez que a expansão da economia asiática prejudica a própria expansão econômica dos EUA.

4) Oposição ao acordo nuclear com Irã: um acordo que prevê a retirada das armas nucleares iranianas. Contudo, os EUA se dispuseram a fortalecer a economia iraniana gradualmente conforme o acordo fosse cumprido. Trump desacredita que a economia do país do Oriente Médio mereça tal injeção.

5) Tendência ao isolamento: Trump, em sua fala, rejeita a globalização. Salienta que os demais países devem procurar investimentos para não depender dos EUA.

Além da postura geopolítica adotada, a retirado dos EUA do Acordo de Paris, recentemente, denotam o comportamento do presidente. Apesar de uma avaliação econômica positiva, o governo atual de Donald Trump segue recebendo críticas por seu viés social.

Referências

Trump: A Arte da Negociação, 1987, 197 p.

Revelando Trump. A História de Ambição, Ego e Poder do Empresário que Virou Presidente, 2017, 424 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Compartilhe nas redes sociais

TOPO