Dia do Meio Ambiente

O Dia do Meio Ambiente é o maior evento anual sobre ecologia e sustentabilidade e acontece no dia 5 de junho.

Todos nós sabemos da importância de cuidarmos do nosso planeta, no entanto, na prática, essa importância é diminuída a favor de políticas econômicas que se beneficiam com a exploração ambiental.

Por isso, o Dia do Meio Ambiente, ou Dia Mundial do Meio Ambiente, que surgiu há algumas décadas, é uma espécie de lembrete muito importante para que não nos esqueçamos de defender nosso maior patrimônio: a Terra.

Como surgiu o Dia do Meio Ambiente?

iStock

O Dia do Meio Ambiente surgiu em 1972 na Assembleia Geral das Nações Unidas marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente. A data escolhida foi o dia 5 de junho.

A celebração deste dia é muito importante, pois nos dá a oportunidade de expandir os conhecimentos e refletir sobre uma conduta responsável das pessoas, empresas e comunidades na preservação e melhoria do meio ambiente.

Desde o seu início, essa data cresceu e se tornou uma plataforma global de divulgação pública sobre questões ambientais amplamente divulgada em mais de 100 países.

Assim, desde 1974, o Dia do Meio Ambiente tem uma cidade como anfitriã. Mais de 34 cidades em 25 países diferentes já sediaram a data, incluindo Brasil, Bélgica, Canadá, Cuba, Coreia, China, Espanha, Estados Unidos, Nova Zelândia e Quênia.

Entretanto, ser a cidade anfitriã não significa concentrar todas a comemorações referentes à data, é apenas um meio de colocar uma cidade por ano em evidência, destacando dessa forma que a importância da data é mundial.

Apesar da data oficial ser o dia 5 de junho, geralmente instituições como escolas e órgãos públicos estendem as comemorações durante uma semana, criando a Semana do Meio Ambiente.

Outras datas relacionadas ao meio ambiente

Ao longo do ano, várias outras datas não menos importantes são determinantes para nos lembrar da importância da formação de uma consciência ambiental.

Desse modo, a criação de cada uma dessas datas representa o desejo de uma sociedade mais sustentável que reconhece o valor do planeta em que vivemos.

Confira abaixo o calendário de comemorações ambientais proposto pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

11/01: Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos

Criada em 2005, essa data foi serve para conscientizar a população sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos (também conhecidos como defensivos agrícolas) e seus malefícios para a saúde.

02/02: Dia Mundial das Zonas Úmidas

Desde 1997 essa data é usada para incentivar atividades e ações que promovam a conservação e o uso racional das Zonas Úmidas mundo afora.

16/03: Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

O dia 16 de março tem como principal motivação chamar a atenção dos cidadãos para as mudanças climáticas que estão ocorrendo bem como para realizar ações que combatam essas mudanças.

21/03: Dia Mundial da Floresta

Desde 1972 esse dia é voltado para mobilizar as populações dos mais diferentes países sobre a importância de se preservar as florestas em seus estados naturais, garantindo a continuidade da vida na Terra.

22/03: Dia Mundial da Água

Instituído pela ONU e celebrada desde 1993, o Dia Mundial da Água foi criado para lembrarmos da importância desse recurso tão importante e incentivar o seu uso sustentável.

15/04: Dia da Conservação do Solo

Desde 1989, o Dia da Conservação do Solo é um convite à reflexão sobre como estamos cuidando do nosso solo, tão importante na produção de alimentos.

22/04: Dia da Terra

Comemorado mundialmente em todo o mundo, o Dia da Terra (ou Dia da Mãe Terra) é uma data instituída com a intenção de trazer reflexões sobre o que pode ser feito para preservarmos nosso planeta.

28/04: Dia da Caatinga

Desde 2003, o Dia da Caatinga é uma data importante para se conscientizar a população sobre a preservação desse bioma tipicamente brasileiro.

03/05: Dia do Solo e do Pau-Brasil

Desde 1978, o Dia do Solo e do Pau-Brasil tem por intenção homenagear a árvore que deu nome ao nosso país e que existia em abundância.

Hoje em dia, o Pau-Brasil é protegido por lei que proíbe tanto a sua exploração quanto exportação.

05/05: Dia do Campo

Essa data tem por objetivo além de homenagear, informar os cidadãos sobre a importância das atividades do campo (agricultura sobretudo) para vida em sociedade.

22/05: Dia Internacional da Biodiversidade

Essa data foi criada em 1992 pela ONU com o intuito de ressaltar a importância da biodiversidade no mundo como assim como de sua preservação.

27/05: Dia da Mata Atlântica

Um dos biomas mais explorados do Brasil, essa data criada em 1999 possui a intenção de chamar a atenção para a causa da Mata Atlântica, pois sua preservação exige urgência.

08/06: Dia Mundial dos Oceanos

Data criada durante a Eco-92, o Dia Mundial dos Oceanos foi criado para relembrar a todos da importância dos oceanos para a manutenção da vida em nosso planeta.

17/06: Dia Mundial de Combate à Desertificação

A desertificação dos solos é um problema grave que merece nossa atenção. Assim sendo, o Dia Mundial de Combate à Desertificação foi criado em 1995 visando chamar alertar a população sobre essa questão.

14/08: Dia do Controle da Poluição Industrial

O Dia do Controle da Poluição Industrial foi criado para se repensar o modo como as indústrias vem poluindo o meio ambiente através de emissão de gases poluentes na atmosfera, pesticidas e do descarte de resíduos em rios e nascentes.

05/09: Dia da Amazônia

Essa data foi criada para que a população possa se conscientizar sobre a exploração da Amazônia, rica em biodiversidade e uma das principais florestas do mundo.

11/09: Dia Nacional do Cerrado

O Dia Nacional do Cerrado foi instituído com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que esse bioma vem enfrentando ao longo das últimas décadas, tais como a exploração agrária e suas consequências tanto quanto para o solo como para as espécies nativas do cerrado que estão desaparecendo gradativamente.

16/09: Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio

A conservação da camada de ozônio é uma das prioridades ambientais uma vez que essa camada é responsável por proteger o planeta das radiações ultravioletas do Sol.

Diante disso, o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio é uma importante data criada para que nos conscientizemos sobre o tema.

20/09: Dia Internacional da Limpeza de Praias e Rios

O dia de 20 de setembro foi escolhido pela organização não governamental The Ocean Conservancy, visando estimular ações contra o descarte de lixos de maneira incorreta, tanto nas praias quanto no rios e oceanos.

A data também pretender informar a sociedade sobre os danos da poluição nos recursos hídricos.

21/09: Dia da Árvore

O Dia da Árvore que teve sua data escolhida para coincidir com a chegada da primavera no hemisfério sul, pretende conscientizar sobre a importância de preservação do meio ambiente e também sobre o perigo que é o desmatamento das florestas para o planeta.

22/09: Dia da Defesa da Fauna

O Dia de Defesa da Fauna foi criado no intuito de se promover a preservar da nossa biodiversidade que, embora bastante rica, tem sofrido com problemas ambientais como o desmatamento de seus habitats naturais, caça e até mesmo tráfico de espécies.

12/10: Dia Mundial para a Prevenção de Desastres Naturais e Dia do Mar

Essa data instituída pela ONU visa alertar a população para os desastres naturais bem como criar ações de prevenção e tornar a sociedade capacidade para enfrentá-los.

16/10: Dia Mundial da Alimentação

Também criado pela ONU, o Dia Mundial da Alimentação se propõe a debater sobre temais tais como desperdício de alimentos, fome, desnutrição e os obstáculos que existem para uma alimentação mais saudável.

3 ideias de atividades para o Dia do Meio Ambiente

Abaixo você pode conferir ideias de atividades para por em prática no Dia do Meio Ambiente.

1. Plantio de mudas

iStock

O plantio de mudas (ou sementes) de espécies nativas (de flores, por exemplo) é algo bastante significativo pois trará resultados benéficos para o meio ambiente a médio e longo prazo.

Procure se informar sobre as regiões da sua cidade onde é possível fazer esse plantio ou plante no seu quintal ou até mesmo dentro da sua escola se houver uma área verde.

2. Limpeza de praças, parques, praias e outros locais públicos

iStock

Limpar locais públicos pode ser uma boa maneira de agregar consciência ambiental, não somente àqueles que participarem dessa ação como também em toda a comunidade.

3. Campanhas de coleta de lixo reciclável

iStock

A sustentabilidade é um fator muito importante quando falamos em preservação ambiental, assim, promover campanhas que visem à coleta de lixo reciclável é uma forma de educar a população sobre o tema já que mais de 50% dos lares brasileiros ainda descartam o lixo do modo incorreto. Como começar isso? Atuando na sua própria casa!

Cada um de seu jeito, é possível que o Dia do Meio Ambiente se amplifique. Afinal, todo dia é dia de se importar com nosso lar.

Referências

World Environment Day – worldenvironmentday.global
Datas comemorativas – Ministérios do Meio Ambiente
Dia Mundial do Meio Ambiente – UNESCO

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO