Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças é popularmente comemorado nos Estados Unidos da América, como uma forma de agradecer às graças alcançadas durante o ano.

Você já deve ter visto em algum seriado ou filme os personagens se reunindo para comemorar o Dia de Ação de Graças com grandes refeições e acompanhados de amigos e familiares, mas sabe o que ele significa? Basicamente, o Dia de Ação de Graças é um feriado religioso em que devemos agradecer pelas conquistas e coisas boas que vieram no decorrer daquele ano.

Índice do conteúdo:

Significado do Dia de Ação de Graças

iStock

O Dia de Ação de Graças antecede o Natal, sendo comemorado em datas diferentes em países variados. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Thanksgiving Day, como é conhecida a data por lá, é comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, sendo considerado um feriado nacional.

A data, em suma, remete à gratidão que devemos ter pelas coisas boas que nos ocorrem no decorrer do ano e, originalmente, era comemorada após as colheitas como uma forma de agradecimento pela produção agrícola, os benefícios que traria à população, bem como à fartura. A data, ainda que seja um feriado religioso, de agradecimento, é comemorada em diversos países, independentemente da religião seguida.

História do Dia de Ação de Graças

iStock

A origem do Dia de Ação de Graças se deu, segundo registros históricos, no ano de 1621, quando um grupo de desbravadores ingleses chegaram à região de Plymouth, nos Estados Unidos, tentando escapar de perseguições religiosas que ocorriam na região da Europa. Lá, fundaram uma vila onde passaram a plantar e tentar encontrar formas de se adaptar e viver bem. Os peregrinos criaram a festa para agradecer as boas colheitas e convidaram índios da região, valorizando os aprendizados trazidos por eles com relação ao cultivo de plantas.

Depois disso, anualmente passaram a comemorar em todos os outonos, e no ano de 1863, o presidente dos Estados Unidos instituiu oficialmente o feriado, chamando a festa de Dia Nacional de Ação de Graças, que deveria ser comemorado toda quarta quinta-feira do mês de novembro.

Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos

O Thanksgiving Day é comemorado nos Estados Unidos oficialmente, como um feriado nacional. Tradicionalmente, no país, se comemora a data com refeições muito fartas e, algumas pessoas inclusive, chamam o dia de Turkey Day, tendo em vista a tradição do peru em todas as comemorações dessa data, além de tortas de abóbora, batata doce, entre outros alimentos. Algumas pessoas residentes nos EUA dão prioridade a reunirem-se com suas famílias nesta data, sendo mais significativo, inclusive, que o Natal.

Dia de Ação de Graças no Canadá

No Canadá, a data também é comemorada pela população, mas na segunda-feira da segunda semana de outubro, tendo em vista a variação da data da colheita no país, quando comparada aos Estados Unidos. A cerimônia chegou ao Canadá após a Revolução Americana, ocasião em que exilados norte-americanos levaram seus costumes e tradições. A data foi oficializada no ano de 1879 e lá são enfeitadas igrejas com frutos de colheita. Também ocorrem variações com relação às temáticas, que podem ser relacionadas a acontecimentos importantes e reflexões sobre eles.

No Brasil, por sua vez, ainda que a data não seja feriado nacional, é uma data instituída em calendário, sendo instituída no ano de 1949. Decidiu-se, após o decreto de 1965, que a data seria comemorada no mesmo dia que nos Estados Unidos. Ainda que não seja popularmente comemorada, existem pessoas que aderiram à festividade no Brasil, como uma forma de celebrar as coisas boas que vieram no decorrer do ano.

Comidas e costumes do Dia de Ação de Graças

iStock

Como mencionamos anteriormente, o Dia de Ação de Graças é uma data bastante popular nos Estados Unidos. Lá é bastante comum percebermos movimentações nos dias que antecedem a data comemorativa, isso porque além das refeições fartas, é bastante comum comemorar o feriado com jogos de futebol americano e desfiles. Mas a maior movimentação é para a compra dos alimentos para o famoso jantar de Ação de Graças, no qual amigos e familiares se reúnem como forma de agradecer pelas suas conquistas.

Os alimentos tradicionalmente servidos no Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, entre outras variações, são:

  • Peru;
  • Purê de batatas;
  • Torta de maçã;
  • Abóboras;
  • Molho de cranberry;
  • Torta de abóboras;
  • Recheio do peru à base de milho;
  • Cookies;
  • Molho de carne.

É claro que a alimentação pode variar muito de acordo com os gostos e regiões de comemoração, mas tradicionalmente o peru é um prato sempre presente, estimando-se o consumo de 50 milhões de perus na data, somente nos Estados Unidos.

Além de ser uma festividade tradicional, o Dia de Ação de Graças acarreta uma grande movimentação turística, principalmente nos Estados Unidos. Na sexta-feira após o feriado é quando ocorre a tão esperada Black Friday, mais conhecida do que o feriado aqui no Brasil, onde empresas costumam oferecer grandes descontos em seus produtos.

Referências

Dia de Ação de Graças – Tanha Schmidt
The Making of the Domestic Occasion: The History of Thanksgiving in the United States – Elizabeth Pleck

Por Natália Petrin
Compartilhe nas redes sociais

TOPO