Batalha Naval do Riachuelo

A Batalha do Riachuelo teve um importante papel durante a Guerra do Paraguai, sendo que o Brasil saiu vitorioso neste contexto.

O maior confluto internacional armado que aconteceu na América do Sul no século XIX foi a Guerra do Paraguai, também conhecida como a Guerra da Tríplice Aliança. Essa Guerra durou 6 anos, tendo seu início em 1864 e terminando somente em 1870 com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora. A Guerra do Paraguai foi constituída de diversas batalhas, e uma delas será tratada no presente artigo.

Durante a Guerra do Paraguai, um dos principais eventos militares que ocorreram, foi a Batalha Naval do Riachuelo, que aconteceu no dia 11 de Junho de 1865 nas margens do rio que deu nome à batalha, e é um afluente do Rio Paraguai, em Corrientes, na Argentina.

Contexto Histórico

Imagem: Reprodução

O Paraguai, que não tem conexões com o mar, queria controlar os rios da bacia do Prata, o que significava que teriam uma saída para o Oceano Atlântico, podendo transportar pessoas e mercadorias. Durante a Batalha Naval do Riachuelo, ficaram de um lado os paraguaios, e do outro os brasileiros. Durante a primeira fase da Guerra, já havia acontecido grandes conquistas militares por parte do Paraguai, que conquistou regiões da Argentina, assim como do Brasil (Mato Grosso e Rio Grande do Sul). Caso conseguissem sair vitoriosos dessa batalha, passariam então a controlar os Rios Paraguai e Paraná, sendo este um grande e importante passo para a conquista do Rio Grande do Sul e do Uruguai, permitindo que fizessem comércio com outros países e recebessem armamento por parte dos países Europeus.

Vitória Brasileira

Entretanto, quem saiu vitorioso dessa batalha foi o Brasil, mesmo que a estratégia do Paraguai tenha sido boa. Estes aproveitaram que houve um grande e intenso nevoeiro durante a madrugada para realizar ataques aos navios brasileiros. Chegaram, entretanto, atrasados em decorrência de um dos navios que apresentou defeito, e iniciaram o ataque quando o nevoeiro já havia terminado. As forças navais brasileiras, portanto, com boas condições visuais e climáticas, conseguiram, lideradas por Almirante Barroso, vencer o Paraguai. O Brasil tinha como estratégia realizar, com suas embarcações, bloqueios nos rios Paraguai e Paraná, sendo divididos em três grupos para tal tarefa. O sucesso dos combatentes brasileiros durante esta batalha fez com que os paraguaios fossem impedidos de ocupar a região sul do Brasil. Tratou-se, no caso da Batalha Naval do Riachuelo, da primeira derrota do Paraguai durante a Guerra ado Paraguai.

Essa batalha ficou conhecida, na história do Brasil, como um dos maiores triunfos no que se refere à história das Forças Armadas Brasileiras.

Referências

Maldita Guerra: Nova História da Guerra do Paraguai – Francisco Fernando Monteoliva Doratioto

Por Natália Petrin
Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Batalha Naval do Riachuelo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/batalha-naval-do-riachuelo. Acesso em: 19 de June de 2021.

Teste seu conhecimento

01. [ENEM] O forte e bem treinado exército paraguaio venceu as primeiras batalhas durante a Guerra do Paraguai, impondo baixas e conquistando territórios. Porém, a partir de certo momento, passou a sofrer sérias derrotas, que comprometeram suas defesas. A primeira derrota dos paraguaios que ficou célebre foi a Batalha:

a) de Riachuelo

b) de Uruguaiana.

c) de Tuiuti.

d) Batalha de Humaitá.

 

02. Foram dezenas de batalhas, com milhares de vítimas entre soldados e civis. Em qual batalha foi morto Francisco Solano López, em 1870?

a) A de Cerro Corá
b) A de Riachuelo
c) A de Curupaytí
d) A de Tuiuti
e) A de Lomas Valentinas

01. [A]

02. [A]

Compartilhe

TOPO