Bandeira do Brasil

A bandeira do Brasil é o símbolo máximo de representação do país perante o mundo, e passou por alterações desde o Brasil Imperial.

A bandeira do Brasil como conhecemos hoje é um dos quatro símbolos que representam a República Federativa do Brasil ao lado do selo nacional, do hino nacional e das armas nacionais, conforme artigo 13 § 1º da Constituição Federal do Brasil. É o símbolo máximo de representação do Brasil, e foi instituída no dia 19 de novembro de 1889, poucos dias após a Proclamação da República. Foi feita a partir da bandeira do Império Brasileiro, mas ao invés do escudo imperial português no losango amarelo, temos o círculo azul com as estrelas brancas.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Elementos da Bandeira do Brasil

Em conjunto, os elementos da bandeira do Brasil representam ordem, amor e progresso, além das raízes do país, todos os estados brasileiros e, claro, a Casa real de Portugal. Entretanto, cada elemento da bandeira carrega um significado distinto, conforme explicaremos abaixo.

As cores da bandeira

Originalmente, as cores da bandeira do Brasil representavam de maneira simbólica as casas reais da família de Dom Pedro I, mas com o tempo, o povo brasileiro passou a associar a outros significados mais direcionados ao nosso país. O verde representa, atualmente, as matas extensas de nosso país, enquanto o amarelo representa o ouro e as riquezas, o azul representa o céu e os rios brasileiros, e o branco, presente nas estrelas, representa o desejo pela paz.

As estrelas da bandeira do Brasil

Imagem: Reprodução

Até o ano de 1922, a bandeira possuia apenas 23 estrelas, uma para cada estado brasileiro da época. Mas em maio do ano mencionado, passou a ter 27 estrelas, adicionando os estados do Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins. As outras estrelas, já presentes na primeira versão com 23 estrelas, representavam os estados do Mato Grosso, Município da Corte, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba (anteriormente chamada de Paraíba do Norte), Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. O tamanho das estrelas foi estipulada pela visão do céu do Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1889. O estado do Pará é representado pela única estrela que fica na parte superior do círculo, sendo este o maior território próximo ao eixo equatorial.

Ordem e Progresso

A frase encontrada na faixa branca, cortando o círculo azul no centro da bandeira, carrega a frase “Ordem e Progresso”, que é o lema nacionak desde a formação da bandeira. Escrita por Augusto Comte, a frase é a abreviação da frase “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”, que era a expressão usada como lema político do positivismo.

O dia da Bandeira

Instituído pelo mesmo decreto que determinou seu uso, o dia da bandeira foi uma medida para reconhecimento e reafirmação da república, sendo diretamente relacionada ao sentimento nacionalista, além de patriotismo, que surgiu entre os brasileiros ao fim do período imperial.

O hino à bandeira

HINO À BANDEIRA

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Referências

Nossa Bandeira! – Marcos Vinícius Lúcio

 

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/bandeira_nacional.asp

Por Natália Petrin
Compartilhe nas redes sociais

TOPO