Apollo 11

A Apollo 11 foi a missão espacial americana cujo objetivo era levar a tripulação a um pouso lunar com segurança, a fim de “conquistar” o local.

A Apollo 11 foi a missão espacial tripulada por norte-americanos comandada pela NASA em meio a Corrida Espacial. O pouso na Lua – objetivo final da missão – ocorreu no dia 20 de julho de 1969.

Publicidade

A Lua, bem como os demais objetos celestiais, sempre chamou a atenção dos seres humanos. Chegar até o satélite visto quase todas as noites era um objetivo (e anseio) da humanidade desde a pré-história.

Nicolau Copérnico e Galileu Galilei deram o ponto de partida para apreciação do cosmos. Nos séculos que se sucederam, com o alto progresso tecnológico, o desenvolvimento científico passou a agregar cada vez mais a astronomia.

De fato, a segunda metade do século XX é que acabou impulsionando o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Após a Segunda Guerra Mundial, sobretudo, a disputa entre comunismo e capitalismo entrou até mesmo numa corrida espacial.

A corrida nominada teve como vencedor os Estados Unidos, uma vez que o pouso na Lua com a Apollo 11 culminou na “conquista” da Lua pelos norte-americanos.

apollo 11
(Imagem: Reprodução)

O Contexto histórico da Apollo 11

Ao aterrissar na Lua, a Apollo 11 também conquistou uma vitória simbólica do capitalismo americano sobre o comunismo russo. O mundo vivia a Guerra Fria, uma tensão geopolítica sem qualquer tipo de ação enérgica bélica.

O nome Guerra Fria, inclusive, cai muito bem nestas disputas que envolveram, por exemplo, a “Vostov I e a Apollo 11”. Enquanto a primeira levou Yuri Gargarin a ser o primeiro homem a orbitar a Terra, a Apollo 11 foi ainda mais longe, pousando na Lua.

Publicidade

Dessa forma, o contexto da Guerra Fria representou estas pequenas disputas econômicas, políticas e, claro, tecnológicas.

A disputa: URSS x EUA

Os programas aeroespaciais tiveram maior atenção por parte da URSS, no começo. Tanto pela ambição da conquista, como no investimento a ser realizado.

Em 1957, por exemplo, o país conseguiu orbitar o primeiro satélite na Terra. Já em 1961, Yuri Gargarin, junto da Vostov I, foi o primeiro homem a orbitar o planeta que ele revelou ser azul.

Publicidade

Resposta Americana

Os Estados Unidos não poderiam ficar para trás em meio a estas conquistas russas. A resposta veio com a criação da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA), em 1958.

Consigo, dois programas deram o pontapé de partida para a conquista espacial pelos norte-americanos. O Programa Mercury e o Programa Gemini desenvolveriam naves que almejassem o objetivo final: levar o homem ao espaço além das camadas da atmosfera.

Foi com o programa Apollo, no entanto, que o ponto culminou na criação da Apollo 11. Lançada às 9h32 do dia 16 de julho de 1969, na base 39 do Cabo Kennedy. Ali, a história espacial começava a ser escrita.

No dia 20 de julho de 1969, às 17h17 do horário de Brasília, a NASA recebeu o primeiro contato dos tripulantes. Neil Armstrong e Buzz Aldrin haviam conseguido alcançar o solo lunar.

Armstrong, líder da expedição, deixou a primeira pegada em solo lunar. O pequeno gesto para ele foi descrito em depoimento como um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco para a humanidade.

O custo para o homem alcançar a lua atingiu os 136 bilhões de dólares. Mobilizando mais de 400 mil pessoas, a Apollo 11 não contou apenas com dois tripulantes, mas milhares deles, mesmo que indiretamente.

apollo 11
(Imagem: Reprodução)

Curiosidades sobre a Apollo 11

A missão Apollo 11 teve contratempos e curiosidades em seu pouso na lua. Entre estas curiosidades estão:

  1. A Apollo 11 precisou ser pousada manualmente na Lua, pois o solo era mais rochoso do que se imaginava;
  2. Ao retornar à Terra, os astronautas da missão foram submetidos à quarentena por três semanas;
  3. A missão foi a primeira com o objetivo de pousar na Lua, e apenas a quinta contendo tripulação a bordo;
  4. Neil Armstrong e Buzz Aldrin passaram um total de 21 horas terrestres na Lua;
  5. A missão ainda contou com um terceiro tripulante, Michael Collins, que permaneceu na nave em órbita na Lua;
  6. Por ter apenas um minuto a mais de combustível para pousar em solo lunar, a missão quase foi cancelada por Armstrong;
  7. Estima-se que 600 milhões de pessoas assistiram, ao vivo, a Apollo 11 pousar na Lua pela televisão;
  8. Segundo Aldrin, a Lua possui cheiro de cinzas molhadas em uma lareira;

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Apollo 11. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/apollo-11. Acesso em: 06 de May de 2024.

Compartilhe

TOPO