Abraham Lincoln

Abraham Lincoln foi presidente dos Estados Unidos e construiu fama por suas ações durante sua trajetória política.

Nascido em Hodgenville, Kentucky, nos Estados Unidos no dia 12 de fevereiro de 1809, Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos, começando seu mandato em 1861 e terminando somente quando do seu assassinato quatro anos depois.

Publicidade

Biografia

Imagem: Reprodução

Abraham Lincoln era filho de um pioneiro e se mostrou autodidata desde cedo. Passou por traumas ainda novo, tendo perdido seu pai aos 8 anos de idade e sua mãe aos 10. Sua infância, portanto, foi marcada de dificuldades para dominar uma educação formal e se desenvolver profissionalmente. Quando atingiu a maioridade, Lincoln operava um armazém em New Salem, em Illinois, vindo a se tornar um advogado sem treinamento formal, conhecido na época como “country lawyer”, tendo como atuação, normalmente, as áreas rurais.

Lincoln participou como capitão da guerra contra os nativos Black Hawk e, em seguida, deu início à sua carreira política como parlamentar em Illinois. Permaneceu no posto durante oito anos, tendo durante este período, ainda, se tornado líder do Whig Party, que deu origem, com grande parte dos seus membros, tendo ele próprio participado, ao Partido Republicano.

Casou-se com Mary Todd, tendo quatro filhos com ela. Somente um deles, entretanto, viveu até a idade adulta. No ano de 1858, perde o senado para Stephen A. Douglas, mas conquista grande reputação no país, levando-o à nomeação republicana para competir para o cargo de presidente dois anos depois. Atuando como presidente dos Estados Unidos, Lincoln tornou o Partido Republicano uma grande organização nacional, além de ter conduzido o conflito com os Estados Confederados do Sul durante a Guerra Civil Norte-Americana de forma exemplar, marcando a sua carreira por ter unido as correntes políticas distintas do norte e por ter contido os avanços militares dos estados do sul. Além disso, aboliu a escravidão e impediu que o país fosse dividido em dois.

No dia 1º de Janeiro de 1863, Lincoln emitiu a Proclamação da Emancipação, que acabou com a escravidão no país. No ano seguinte, foi reeleito, sendo um dos principais motivos a sua atuação e triunfo militar durante a guerra. No dia 14 de abril de 1865, um ano após ser reeleito, Lincoln foi assassinado por John Wilkes Booth, um ator que simpatizava com a causa dos Estados Confederados, no Teatro Ford, em Washington.

Referências

Lincoln – Doris Kearns Goodwin

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Abraham Lincoln. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/abraham-lincoln. Acesso em: 14 de May de 2024.

Compartilhe

TOPO