7 maravilhas do mundo moderno e antigo

As 7 maravilhas do mundo são cosnstruções arquitetônicas que desafiaram civilizações há milhares de anos atrás com sua beleza e grandiosidade.

As 7 maravilhas do mundo são o grande fascínio do planeta Terra. Elas são a representação máxima da capacidade humana em conseguir embelezar ainda mais o planeta.

São modelos arquitetônicos e artísticos que caracterizam a sociedade como um todo. Seja a que construiu, seja a que emergiu logo depois. As 7 maravilhas do mundo são a história do passado em meio ao presente a ser contada no futuro.

As 7 maravilhas do mundo moderno são uma revisão das maravilhas do mundo antigo. Divididas em duas diferentes classes, a sua real semelhança está na beleza e no significado cultural que cada uma possui.

Confira as 7 maravilhas do mundo antigo

Primeiramente é preciso dar voz ao passado. As 7 maravilhas do mundo antigo representam, inclusive, monumentos que já não existem mais. Contudo, ainda permanecem presentes em relatos e evidências passadas.

1) As pirâmides do Egito

7 maravilhas do mundo antigo
(Imagem: Reprodução)

As pirâmides do planalto de Gizé foram construídas a mais de 4 mil anos. Queóps, Quéfren e Miquerinos apresentam variadas curiosidades. Dentre as principais é o questionamento de quem realmente teria as construído.

2) Jardins Suspensos da Babilônia

(Imagem: Reprodução)

Um monumento que já não existe mais. Com escassos relatos sobre o mesmo, acredita-se que tal tenha sido construído sob ostentação. Segundo contam as lendas, o rei babilônio teria construído os jardins para presentear sua esposa.

3) A estátua de Zeus

(Imagem: Reprodução)

Erguida no século V a.C., a belíssima estátua era inteiramente feita de ouro e marfim. Além disso, também possuía decoração com pedras preciosas.

4) O Templo Ártemis

(Imagem: Reprodução)

Em homenagem à deusa grega Ártemis, o belo templo foi erguido na cidade de Efeso, na atual Turquia. Sua construção foi finalizada por volta do ano de 550 a.C.

5) O Mausoléu de Halicarnasso

(Imagem: Reprodução)

A construção gigantesca teve participação de importantes artistas, arquitetos e engenheiros da época. A ideia da concepção foi o desejo da rainha da época, Artemísia II, em sobrepor-se aos restos mortais de seu ex-marido.

6) Colosso de Rodes

(Imagem: Reprodução)

A gigante estátua/farol de 30 metros de altura, com 70 toneladas e inteiramente de bronze. Um símbolo de grandeza que acabou no fundo do mar em 225 a.C. devido a um terremoto.

7) Farol de Alexandria

(Imagem: Reprodução)

O gigante farol tinha a característica de propagar uma luz de chamas por meio de espelhos por até 50 km de distância. A pedido de Ptolomeu, foi construído em 280 a.C., na ilha de Faros.

7 maravilhas do mundo moderno

Através de votação aberta pela internet, coordenada pela New Open World Corporation, foram decididas as 7 maravilhas do mundo moderno. Uma revisão informal que não descarta as anteriores.

1) Coliseu (Itália)

7 maravilhas do mundo moderno
(Imagem: Reprodução)

Símbolo romano, o Coliseu também pode ser chamado de Anfiteatro Flaviano. Palco de várias lutas no passado, é considerado como a grande construção do Império Romano.

2) Chizén Itzá (México)

(Imagem: Reprodução)

Chizén (ou Chichén) Itzá localiza-se na província de Lucatã. É um antigo templo Maia, que, atualmente, forma um grande complexo arqueológico.

3) Machu Picchu (Peru)

(Imagem: Reprodução)

Machu Picchu é uma antiga cidade perdida dos Incas. No idioma quíchua, Machu Picchu significa velha montanha. Localizada no topo de uma montanha nos Andes, encontra-se a incríveis 2400 metros de altitude.

4) Cristo Redentor (Brasil)

(Imagem: Reprodução)

Construído no morro do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor é o maior símbolo nacional. Ponto turístico da cidade maravilhosa, a construção foi terminada em 1931.

5) Muralha da China (China)

(Imagem: Reprodução)

A Grande Muralha da China é uma fortaleza, literalmente. Era utilizada para conter o avanço dos hunos contra o império chinês.

6) Taj Mahal (Índia)

(Imagem: Reprodução)

Como um grande mausoléu, o Taj Mahal ganhou fama por sua bela arquitetura. Localizada em Angra, a construção foi ordenada por Shan Jahan. O imperador queria homenagear sua falecida esposa de alguma forma. A construção do grande templo é considerada a maior prova de amor de todos os tempos.

7) Ruínas de Petra (Jordânia)

(Imagem: Reprodução)

Apesar de resistir às invasões do Império Bizantino e Império Romano, a cidade, à época, não resistiu aos terremotos. Os abalos seguidos acabaram transformando a região em ruínas, mais especificamente no ano de 551 d.C.

Referências

Mateus Bunde
Prof. Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Compartilhe nas redes sociais

TOPO