Vulcanismo

O vulcanismo é um processo geológico resultante das características de pressão e temperatura do subsolo e envolve derramamento de magma e outros materiais.

Denomina-se vulcanismo o fenômeno geológico no qual ocorre o extravasamento do magma em forma de lava, gases, fumaça e outros materiais (piroclastos), proveniente do interior da Terra para a superfície.

O termo vulcanismo é utilizado para indicar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos. Pode ser classificado em vulcanismo primário e vulcanismo secundário: o primeiro faz referência ao evento vulcânico principal, associado aos vulcões; já o vulcanismo secundário refere-se às outras manifestações vulcânicas, tais como gêiseres, nascentes termais e outros.

O processo de vulcanismo

Ilustração: E-geo
Ilustração: E-geo

O vulcanismo é um processo resultante das características de pressão e temperatura do subsolo. Diretamente abaixo da crosta está localizado o manto, camada da estrutura da Terra ainda quente, devido à formação do planeta há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.

Quando as pedras do manto se derretem, se transformam em magma, que, por sua vez, alcança a superfície terrestre e libera os gases contidos. Os vulcões entram em erupção quando a pressão é muito forte, fazendo com que as rochas rachem e o magma escape pela superfície.

As erupções são frequentes quando a quantidade de magma que sai da terra é relativamente constante; mas, em alguns vulcões, o magma sobe em um intervalo de 100 ou até 1000 anos.

Os vulcões

Os vulcões são as aberturas da crosta terrestre por onde ocorre o extravasamento de lava, cinzas, vapor de água e outros gases provenientes do interior do planeta. Estas aberturas são as responsáveis pela liberação de magmas acima da superfície da Terra e são formadas pelo edifício principal (ou cone vulcânico), cratera e chaminé.

Quando os vulcões estão adormecidos ou a sua atividade vulcânica é extinta, é comum a formação de lagoas (denominadas caldeiras) nas suas crateras, com o auxílio das águas das chuvas.
A distribuição dos vulcões no planeta não se dá ao acaso: no geral, eles se estabelecem em áreas que limitam placas tectônicas.

O poder de destruição dos vulcões varia bastante: alguns explodem de maneira violenta, destruindo tudo ao redor; enquanto outros derretam lava bem devagar. O caráter mais ou menos explosivo de um episódio vulcânico depende principalmente da composição do magma.

Um magma muito viscoso (viscosidade é a capacidade de resistir ao fluxo) dá origem a um vulcanismo explosivo, devido à grande quantidade de gases retidos que aumentam a sua pressão. Por outro lado, se o magma possui uma viscosidade mais baixa (se for mais fluido), as bolhas de gás escaparão mais facilmente e a lava sairá de maneira mais calma.

Os riscos do vulcanismo

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Quando entram em atividade, os vulcões representam um grande risco para a população que vive nas proximidades das erupções. Além dos efeitos físicos, as erupções vulcânicas trazem consequências ambientais, sociais, econômicas e culturais.

O poder destrutivo das erupções dos vulcões podem levar ao desaparecimento de povoados e infraestruturas. Dentre os fatores de perigo estão a sismicidade associada aos eventos vulcânicos; o grau de violência e a imprevisão das erupções; a poluição atmosférica e chuvas ácidas; degelo inesperado de glaciares; tsunamis e nuvens ardentes.

Dentre algumas grandes erupções da história estão a de Vesúvio, Taupo, Tambora, Krakatoa, Monte Santa Helena, Nevado del Ruiz, Pinabuto e Etna.

Prever a ocorrência de uma erupção vulcânica não é fácil, no entanto, alguns procedimentos podem minimizar as suas consequências. É necessário realizar o monitoramento do vulcão por meio da instalação de sismógrafos e realizar uma série de estudos para verificar as variações da altura do edifício vulcânico, aumento da temperatura das águas e do solo nas proximidades do vulcão.

Referências

Vulcanismo. http://www.lneg.pt/CienciaParaTodos/dossiers/planeta_terra/vulcanismo
Vulcanismo e Vulcões. http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=282

Por Débora Silva
Teste seu conhecimento

1. [FUVEST] O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcânicas trazem novos materiais para locais próximos à superfície terrestre.
A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo

a) é um dos poucos processos de liberação de energia interna que continuará ocorrendo indefinidamente na história evolutiva da Terra.
b) é um fenômeno tipicamente terrestre, sem paralelo em outros planetas, pelo que se conhece atualmente.
c) traz para a atmosfera materiais nos estados líquido e gasoso, tendo em vista originarem-se de todas as camadas internas da Terra.
d) ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e mudanças em seus estados físicos.
e) é o processo responsável pelo movimento das placas tectônicas, causando seu rompimento e o lançamento de materiais fluidos.

2. [UFPE] A atividade vulcânica compreende todos os fenômenos associados com o derrame sobre a superfície terrestre dos materiais magmáticos procedentes do interior da Terra. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que:

a) o vulcanismo é um fenômeno endógeno exclusivo de áreas de colisão de placas litosféricas, em face da ação das correntes de convecção do manto.
b) além da erupção de gases aquecidos e lavas fundidas, procedem dos vulcões vastas quantidades de materiais fragmentados que são produzidos pela expansão de gases.
c) o magma, ao se solidificar nas fissuras rochosas preexistentes, origina diques mais ou menos espessos.
d) as erupções variam muito de caráter, de acordo com a pressão e a quantidade de gás e a natureza da lava posta em liberdade.
e) no Estado de Pernambuco, há evidências de atividades vulcânicas, ocorridas em épocas pretéritas, na Zona da Mata; os solos dessas áreas vulcânicas são, em geral, bons para a agricultura.

1. [D]
2. [A]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO