Vegetação do Brasil

A vegetação do Brasil compreende 10% de toda as espécies do mundo, porém é uma das mais visada quando o assunto é desmatamento

No Brasil, há uma grande variedade de formações vegetais, especialmente por causa de sua grande extensão. Muitos estudiosos calculam que 10% de todas as espécies vegetais do planeta encontram-se em nosso território.

Publicidade

Os biomas

Para compreendermos sobre a vegetação do Brasil, precisamos entendê-la em seu todo, ou seja, em seus biomas que nada mais são do que conjuntos de ecossistemas terrestres caracterizado por determinados tipos de formações vegetais. Principais biomas da vegetação brasileira: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Campos, Pantanal e ambientes costeiros (mangues, dunas).

Conhecendo os biomas do Brasil

1. Amazônia

Imagem: Reprodução
  • É o maior ecossistema do Brasil.
  • Bioma correspondente à Floresta Equatorial.
  • Clima equatorial.
  • Possui uma imensa floresta amazônica e a maior bacia hidrográfica do mundo.
  • Apresenta tipos de mata: igapó (parte do solo inundado); várzea (periodicamente inundada); terra firme (nas partes mais elevadas do relevo, livre de inundações).
  • As espécies que habitam a região representam cerca de 50% do total de espécies do planeta.
  • Essa riqueza toda tem sido vítima devido ao rápido e o incontrolável crescimento da agropecuária, da mineração e da extração de madeira: Desmatamento.

2. Caatinga

Imagem: Reprodução
  • Clima tropical semiárido e solo raso pedregoso.
  • Pontilhada por “ilhas de umidade”, de solo extremamente fértil.
  • Vegetação: plantas xerófilas, adaptadas a clima seco e a pouca quantidade de água. Algumas armazenam água outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de chuva. Há as que contam com recursos para diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas.
  • A vegetação é formada por três estratos: o arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros de altura; o arbustivo, com vegetação de 2 a 5 metros; e o herbáceo, abaixo de 2 metros.
  • Maiores problemas enfrentados: salinização do solo e a desertificação de áreas.
  • Estima-se que, no decorrer dos tempos, a caatinga se transformará em deserto. O responsável por isso seria a exploração do vegetal para formação de lenha e carvão, contaminação dos solos por agrotóxicos e o emprego de técnicas de irrigação inadequada para o solo existente.

3. Cerrado

Imagem: Reprodução
  • Segundo maior bioma do Brasil.
  • Coberto pela vegetação savana.
  • Clima tropical típico: verão chuvoso e inverno seco.
  • Vegetação: galhos retorcidos, por apresentar solos ácidos devido à ação da lixiviação durante o verão, vegetação arbustiva e herbácea, raízes profundas, permitindo a absorção das águas subterrâneas.
  • Bioma dividido em: cerradão (predomínio de árvores), cerrado (árvores esparsas com porte médio) e o campo cerrado, campo sujo e campo limpo (domínio da biomassa arbustiva e herbácea).
  • Com tal riqueza e biodiversidade, o cerrado é, ao mesmo tempo, uma das regiões mais ameaçadas do globo. Ele possui o ecossistema degradado devido à ação do desmatamento provocado pela agropecuária, construção de cidades e abertura de estradas.

4. Mata atlântica

Imagem: Reprodução
  • Clima tropical litorâneo úmido, tropical de altitude e subtropical.
  • Nas áreas planálticas do sudeste recebe a denominação de mares de morro, devido ao formato adquirido pela ação das chuvas.
  • Vegetação densa, latifoliada, higrófita, perene, heterogênea, arbórea, predominantemente em terra firme.
  • Foi o bioma que mais sofreu com a urbanização do país, as cidades da região concentram cerca de 70% da população brasileira. Devido à sua devastação, a Mata Atlântica possui áreas de preservação delimitadas legalmente (Unidades de Conservação).

5. Pampa (campos sulinos)

Imagem: Reprodução
  • Clima subtropical
  • São vastas regiões de campos limpos, de solo coberto por gramíneas e pontilhado de arbustos de pequeno porte, onde proliferam milhares de espécies de plantas, mamíferos e aves, entre outras.
  • Apresenta vegetação herbácea, formada por gramíneas, com a prática da pecuária extensiva e cultivo de cereais.
  • A ocupação humana acelerada e o emprego de técnicas não sustentáveis de cultivo e criação, resultaram na arenização (retirada da cobertura vegetal) de algumas áreas, sobretudo no Rio Grande do Sul.

6. Pantanal

Imagem: Reprodução
  • Clima tropical típico: verão chuvoso e inverno seco.
  • É o menor bioma brasileiro com a maior área de água doce do mundo. Mais de 80% da região permanece intocada, e por isso, o Pantanal é considerado um viveiro, na qual proliferam milhares de espécies.
  • Vegetação podem ser identificadas de 3 áreas: as alagadas (desenvolvem gramíneas no inverno que servem de alimento para o gado), as periodicamente alagadas (vegetação rasteira, arbustos e palmeiras) e as que não sofrem inundação (predomina o cerrado e espécies arbóreas).
  • A degradação ambiental agravou-se nas últimas décadas, porem, é o bioma mais preservado do Brasil.
  • Foi nomeado pela UNESCO de “Reserva Mundial da Biosfera”.

7. Mata de Araucária

Imagem: Reprodução
  • Clima subtropical e tropical de altitude.
  • Vegetação: arbórea, aberta e espaçada, coníferas com pouca diversidade de espécies.
  • Principais atividades econômicas: extrativismo, produção de papel e a atividade agropecuária. Toda essas atividades são responsáveis pela grande devastação da Mata de Araucária.

Referências

João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene – Geografia Geral e do Brasil: Volume único.

Niap – Vegetação do Brasil.

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Vegetação do Brasil. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/vegetacao-do-brasil. Acesso em: 27 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [PUC-SP]: O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?
“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.

a) Floresta tropical

b) Caatinga

c) Formação do Pantanal

d) Mata semiúmida

e) Cerrado

02. [UFSC]: Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição (ões) correta(s).

a) O Cerrado é uma formação fitogeográfica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do território brasileiro, ocorrendo na Região Norte.

b) A Caatinga é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada.

c) O Mangue ocorre desde o Amapá até Santa Catarina e desenvolve-se em estuários, sendo utilizados por vários animais marinhos para reprodução.

d) O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.

e) A Floresta Amazônica está localizada nos estados do Maranhão e do Piauí e as árvores típicas dessa formação são as palmeiras e os pinheiros.

f) O Pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, caracterizando-se como uma região plana que é alagada nos meses de cheias dos rios.

g) A Mata Atlântica é uma formação que se estende de São Paulo ao Sul do país, onde predominam árvores como o babaçu e a carnaúba, e está muito bem preservada.

01. [PUC-SP]

Resposta: E

O cerrado é o bioma típico do Planalto Central, suas árvores são tortuosas e possuem cascas espessas. A região onde predomina esse tipo de vegetação é mercada por duas estações bem definidas: chuvosa (outubro a março) e seca (abril a setembro).

 

01. [UFSC]

Resposta: F – F – V – F – F – V – F

a) Falso – O cerrado não é uma floresta tropical. Apesar da ocorrência desse tipo de vegetação em várias regiões brasileiras, o cerrado é predominante no Centro-Oeste.

b) Falso – A caatinga é um bioma típico do sertão nordestino, onde prevalece uma vegetação característica de regiões semiáridas.

c) Verdadeiro – Os mangues estão presentes em vários pontos da costa brasileira, abrangendo áreas que vão do Amapá até Santa Catarina. O manguezal é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental, pois esse ecossistema apresenta grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para as espécies marinhas, onde vários peixes, moluscos e crustáceos realizam a reprodução.

d) Falso – O pampa é o tipo de cobertura vegetal predominante no Rio Grande do Sul. Na Região Centro-Oeste, prevalece o bioma cerrado.

e) Falso – A Floresta Amazônica cobre toda a região Norte do Brasil. As palmeiras e os pinheiros não são árvores típicas desse bioma.

f) Verdadeiro – O Pantanal está localizado no sudoeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul. Esse bioma é uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Durante os períodos chuvosos (outubro a abril), o nível dos rios na bacia do Paraguai aumenta e inunda a planície, cobrindo até dois terços da área pantaneira.

g) Falso – A Mata Atlântica está presente na porção leste do território nacional, estendendo-se do Piauí ao Rio Grande do Sul. O babaçu e a carnaúba são árvores típicas do bioma Mata dos Cocais. A Mata Atlântica é o bioma mais devastado do Brasil.

Compartilhe

TOPO