Tundra

A tundra é uma formação vegetal que se desenvolve em regiões muito frias da Terra

1. Localização da tundra no mundo

A tundra localiza-se ao longo de uma faixa ao norte do continente europeu, bem como da Ásia e da América. Portanto, é uma constituição vegetativa própria do Hemisfério Norte, especialmente na região do ártico.

Publicidade

2. Clima

Nas elevadas latitudes, ou seja, acima dos 60º, especificamente no Hemisfério Norte, ocorre o clima polar, no qual são características as temperaturas baixíssimas.

“Neste tipo de clima, predominante no Alasca, no norte do Canadá e na Groenlândia, as médias anuais de temperatura estão sempre abaixo de 0º, e as precipitações médias anuais são inferiores a 250 milímetros, sendo quase sempre na forma de neve.” (LUCCI, 2012, p. 158)

A tundra é o bioma mais seco e também o mais frio do mundo. Devido às condições climáticas rigorosas, o solo deste bioma é caracterizado por uma camada quase permanente de gelo na superfície. O solo da tundra é chamado de permafrost. Este tipo de solo é formado pela aglomeração de rochas, terra e gelo, e sua profundidade é variável, podendo alcançar até mais de 1 metro de profundidade. No verão, ocorre o derretimento de parte do gelo, possibilitando o desenvolvimento de alguns tipos de plantas adaptadas.

3. Vegetação

A vegetação da tundra é bastante limitada, uma vez que o solo congelado não permite que as raízes se desenvolvam em profundidade. São plantas características deste bioma: líquens, musgos e também gramíneas. A vegetação se desenvolve durante o período do verão, quando as temperaturas se tornam um pouco menos rigorosas. O próprio nome “tundra” deriva da palavra finlandesa tunturia, que significa planície sem árvores.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

4. Tundra ártica e tundra alpina

Existem dois tipos de tundra: ártica, que se desenvolve nas regiões de gelos polares do Ártico, entre os 60º e os 75º de latitude Norte, estendendo-se pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Canadá, além da Groelândia. E também a tundra alpina, encontrada em diversos países, e situada nos topos das montanhas. Nesta, além do clima frio, os ventos são fortes, e os solos não são congelados como os da tundra ártica.

5. Vida na tundra

As formas de vida que se desenvolvem na tundra são adaptadas aos fatores climáticos extremos. Os animais precisam adaptar-se para garantir sua sobrevivência. Para conhecer mais sobre as condições de vida neste bioma, assista abaixo ao documentário “Vida Selvagem – A Tundra Ártica”.

Publicidade

Alguns grupos de pessoas que vivem na tundra são nômades ou seminômades, ou seja, migram conforme as condições de sobrevivência. Dentre as atividades exercidas estão a criação de renas. Além disso, povos árticos, como no caso dos esquimós, buscam sua sobrevivência na caça e na pesca, podendo juntar a comida necessária para estocagem, e consumo nos meses em que as condições climáticas se tornam ainda mais rigorosas.

Atividades exploratórias, como no caso da extração de petróleo, tem colocado em risco o bioma da tundra, interferindo no equilíbrio biológico de plantas e animais, por conta dos impactos ambientais causados. Além disso, o aquecimento global tem causado o derretimento dos solos congelados da tundra, causando modificações na constituição vegetal, motivando desequilíbrio naquele bioma.

Publicidade

As pessoas que vivem na tundra precisam adaptar seu modo de vida aos fatores climáticos e ao tipo de alimentação disponível. Como os vegetais são escassos naquele bioma, os alimentos mais consumidos são as carnes, assim como o leite. As roupas grossas, para aguentar o clima rigoroso, são feitas a partir de peles de animais. As moradias também são elaboradas de modo a manter o seu interior mais aquecido.

Referências

LUCCI, Elian Alabi (Org.). Geografia: homem e espaço. 8º ano. 25ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
SILVA, Angela Corrêa da (Org.). Geografia: contextos e redes. São Paulo: Moderna, 2013.
SILVA, Edilson Adão Cândido da (Org.). Geografia em rede. 1º ano. São Paulo: FTD, 2013.

Luana Caroline
Por Luana Caroline

Mestre em Geografia (UNIOESTE); Licenciada em Geografia (UNIOESTE), Especialista em Neuropedagogia (ALFA-UMUARAMA) e Educação Profissional e Tecnológica (FACULDADE SÃO BRAZ).

Como referenciar este conteúdo

Künast Polon, Luana Caroline. Tundra. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/tundra. Acesso em: 14 de May de 2024.

Teste seu conhecimento

1. [UEM/2011] Sobre os grandes biomas do mundo, assinale o que for correto.

01) As pradarias são compostas, basicamente, por gramíneas e são encontradas, principalmente, em regiões de clima temperado. Esse bioma recebe o nome de pradaria, na América do Norte, e de pampa, na América do Sul. Um dos solos mais férteis do mundo, denominado tchernozion, é encontrado sob as pradarias da Rússia e da Ucrânia.
02) A floresta boreal ou taiga ocorre apenas nas altas latitudes do hemisfério norte, em regiões de clima temperado continental, como Canadá, Suécia, Finlândia e Rússia. É um bioma que apresenta uma formação homogênea, na qual predominam coníferas do tipo pinheiro, resistentes ao frio.
04) Os desertos são biomas cujas espécies estão adaptadas à escassez de água em regiões com índice pluviométrico muito baixo. Os solos são sempre muito pedregosos ou arenosos. Nessas áreas, são encontradas plantas xerófitas e em lugares onde a água aflora à superfície surgem os oásis.
08) Nas regiões de montanhas, há uma grande variação da altitude. À medida que aumenta a altitude e diminui a temperatura, os solos ficam mais rasos e aparecem as plantas orófilas, que são plantas adaptadas a grandes altitudes.
16) A tundra é um bioma seco e frio, com dois estratos de vegetação: um mais alto, formado por árvores e outro, mais baixo, composto por gramíneas. A tundra é encontrada, geralmente, na faixa de transição entre os desertos e as florestas. Grandes extensões da tundra são encontradas na África, na América do Sul e no México.

2. [15]

A afirmativa 16, sobre a tundra, não apresenta informações corretas, uma vez que neste bioma não se desenvolvem árvores, mas apenas vegetações rasteiras, como musgos, líquens e gramíneas. A localização do bioma também está errada, pois a tundra se desenvolve apenas em regiões extremamente frias, como nos polos.

Compartilhe

TOPO