Tipos de Poluição

A poluição pode afetar solo, água e ar e traz inúmeros prejuízos ao meio ambiente e aos seres vivos.

Os seres humanos, a partir do momento que passaram a viver no planeta, começaram a gerar impactos ambientais. Com o passar do tempo, esse impacto aumentou, assim como as consequências dele.

O desmatamento, a utilização de maquinários, o descarte de materiais orgânicos e recicláveis de forma incorreta e até mesmo a utilização de veículos automotivos podem trazer consequências bastante sérias aos ecossistemas.

Tipos de Poluição

iStock

Quando você pensa em poluição, o que vem à mente? Poluição dos mares, lixos jogados nas ruas e a poluição das águas são as mais comumente debatidas, mas, além dessas, existem diversos outros tipos de poluição que precisam ser observados e combatidos.

Poluição atmosférica

Quando falamos em poluição atmosférica, nos referimos à poluição do ar que é causada pela emissão de gás carbônico pelos escapamentos dos veículos ou pelos poluentes que são liberados diariamente pelas fábricas espalhadas ao redor do mundo. De uma forma geral, os efeitos deste tipo de poluição são diversos, mas o principal é o efeito estufa, que vem sendo intensificado em decorrência do aumento da concentração de gases, gerando problemas ambientais como as Ilhas de Calor e a Inversão Térmica.

Poluição da água

Com a instalação das grandes cidades e das indústrias, aumentou o derramamento indevido de esgotos e a poluição das bacias hidrográficas pela condução do lixo até o curso da água durante as chuvas. Ademais, nos mares, não é raro ouvirmos falar de situações em que houve derramamento de petróleo e de outras substâncias tóxicas que podem causar a morte de peixes e a contaminação permanente da água da região.

Poluição do solo

Este tipo de poluição ocorre pelo armazenamento de lixo em aterros sanitários através do chorume, líquido produzido pela degradação dos alimentos, por exemplo, que acabam penetrando no subsolo, podendo, ainda, chegar aos lençóis freáticos. Ademais, quando os agricultores tentam combater as pragas em suas plantações, acabam trazendo danos bastante sérios ao solo, que pode, inclusive, acabar infértil.

Poluição sonora

A poluição sonora é um problema mais comum em grandes cidades, locais com uma grande concentração de pessoas e trânsito intenso, por exemplo, que gera ruídos bastante intensos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o volume máximo de sons a que deveríamos ser expostos é de 65 decibéis, o que é ultrapassado facilmente por maquinários de construções, por exemplo. Os principais problemas relacionados a esse tipo de poluição, são causados, portanto, à nossa própria saúde.

Poluição visual

Também bastante comum em grandes centros urbanos, a poluição visual é caracterizada pela grande quantidade de placas, propagandas, cores e imagens, que ainda que pareçam inofensivos, podem gerar estresse na população em geral.

Poluição radioativa

A poluição radioativa é gerada pela radiação e é a mais perigosa para o planeta. Isso porque pode trazer consequências bastante sérias para a saúde dos seres vivos, podendo gerar o desenvolvimento de deficiências e até mesmo causar mutações gênicas. Além disso, é claro, contaminam o meio ambiente, fauna e flora, de forma definitiva, já que ainda não existem formas de acabar com essa contaminação

É claro que existem, ainda, outros tipos de poluição, sendo tratados aqui os principais. Os danos causados por todos os tipos de poluição são bastante significativos, e já percebemos nos dias atuais problemas causados pela contaminação do meio ambiente.

Entenda mais sobre o assunto

É preciso aumentar a conscientização no que tange à poluição, não apenas pensando em nossa saúde e bem-estar, mas também no meio ambiente, sua conservação, a vida dos animais e as gerações que ainda virão.

Quais os tipos de poluição que existem?

O vídeo trata da poluição e de suas consequências de uma forma geral, tratando da poluição do ar, poluição da água, poluição do solo, poluição radioativa ou nuclear, poluição visual e poluição sonora.

Ilha das Flores – curta-metragem

O curta metragem Ilha das Flores trata da rotina do ser humano e sua influência no meio ambiente, partindo da plantação para o trajeto do alimento produzido e o descarte, narrando a capacidade do ser humano de realizar feitos e a inconsequência das atividades diárias.

Documentário – Poluição Ambiental

O documentário trata do consumo indiscriminado dos recursos naturais, bem como das consequências para a sociedade e para o meio ambiente, ainda passando pelos tipos de poluição ambiental.

Referências

Introdução aos problemas da poluição ambiental – Gunter Fellemberg
Poluição Urbana – Fabio Schiavartche

Por Natália Petrin
Compartilhe nas redes sociais

TOPO