Terra Plana

A Teoria da Terra Plana ainda está presente atualmente, o que a ciência considera um verdadeiro absurdo.

A Teoria da Terra Plana apresenta contradições ao Planeta Terra como um globo. Antes do heliocentrismo vigorar no campo científico, havia a crença popular de que a Terra era o grande corpo celeste. Durante mais de 1500 anos a população tinha como verdade a Terra como o grande centro do Universo. Mas não apenas isso, ainda havia a ponderação de que o planeta seria um plano. O modelo Geocêntrico permaneceu por muito tempo como verdade para a astronomia. No entanto, o modelo plano como ciência só vingaria poucos anos antes da Idade Média.

Publicidade

O geocentrismo começou a ser espalhado por Aristóteles. Contudo, foi o também filósofo Pitolomeu que refinou a teoria. Assim, a Terra seria o centro do Universo, ao menos até que Nicolau Copérnico surgisse com sua teoria heliocêntrica. Neste pequeno intervalo, sobretudo no período das Grandes Navegações, havia-se a crença de que a Terra seria plana. Apesar de não ser uma verdade popular, muitas pessoas apresentavam essa crença. Mesmo após variados experimentos científicos refutando-a, a Teoria da Terra Plana voltou a ganhar força. Na segunda década do século XXI ela volta à tona. A seguinte questão, então, perdura: Por quê?

terra plana
(Imagem: Reprodução)

A velha história da Terra Plana

A Terra Plana começou a ganhar força durante o período da Idade Média. Este mesmo período, conhecido como Idade das Trevas, teve a igreja como centro dos conhecimentos científicos. No entanto, essa teoria apresenta séculos de existência. Astrônomos de renome em sociedades antigas, tal como Grécia e China, já defendiam a Terra como achatada. Era um padrão seguido. Inclusive, Pitágoras, em 6 a.C. defendia a Terra como redonda. No entanto, jamais foi muito ouvido sobre o assunto. O Teorema de Pitágoras era mais importante do que sua visão astronômica.

Por muito tempo a Terra Plana era o padrão. Na Idade Média, como ressaltado, era o principal. Ganhou força, sobretudo, quando as Grandes Navegações entraram em vigor. No entanto, o sumir dos barcos no horizonte era o principal argumento para acabar com essa teoria terraplanista. No entanto, foram Copérnico e Galileu que deram início a falar as verdades e também a uma série de descobertas. As estrelas na Via Láctea e a visão dos anéis de Saturno foram um deles. Assim, houve um reforço ao heliocentrismo, que mais tarde vigoraria. Ambos tiveram atritos com a igreja. Esta, por sua vez, não tolerava que a Terra não fosse o grande centro e plana como retratada no Gênesis.

Refutações sobre a Terra Plana

Apesar de a crença ter ganhado força, ainda é uma parcela pequena da população que crê na Terra Plana. No entanto, para o campo científico, essa pequena parcela ainda se trata de um número considerável. Afinal, como crer que a Terra seja uma superfície plana com um domo? Aqui estão dez explicações rápidas que refutam qualquer indício de Terra Plana:

  1. Os eclipses revelam que a sombra da Terra na lua é redonda;
  2. A medida que alguém que viaja nota as estrelas, percebe que elas se configuram de formas diferentes. Ou seja, ao sair do sul e ir para o norte será percebida as diferentes alturas atingidas em relação ao horizonte;
  3. O sumir gradual dos barcos no horizonte ao afastarem-se;
  4. Não existiriam fusos horários e todos os habitantes veriam o sol se pôr ao mesmo tempo;
  5. Tempo de sol em variados locais seria igual, o que não acontece. No Brasil, em um determinado local dura x, enquanto na Islândia dura y;
  6. Visão dos diferentes Polos ao observar as estrelas;
  7. A circum-navegação do globo não existiria;
  8. A gravidade seria inerte, uma vez que ela, na realidade, atrai os objetos da superfície para o centro da terra;
  9. A menor distância entre dois pontos seria uma linha reta, enquanto que, para um globo, é um arco circular. Dessa forma, as viagens aéreas seriam mais curtas se pautadas na teoria da Terra Plana;
  10. Há ao menos quatro gerações de astronautas (desde Yuri Gargarin) que garantem que a terra é uma esfera;

Publicidade

Referências

Civilização Um: O mundo não é como você pensava, Christopher Knight.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Terra Plana. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/terra-plana. Acesso em: 03 de May de 2024.

Compartilhe

TOPO