Solstício e equinócio

O solstício se caracteriza pela máxima incidência de raios solares sobre um determinado hemisfério e o equinócio pela igualdade de duração dos períodos diurno e noturno em todo o globo.

Solstício e equinócio são referências diretas ao movimento da terra. Os solstícios são os dias mais longos e curtos do planeta do ano. O dia mais longo geralmente marca o início do verão e é chamado de solstício de verão.

Publicidade

A palavra solstício vem do do latim sol + sistere, que não se mexe. O solstício de inverno marca o dia mais curto e a maior noite do ano. Ou seja, os dias começam a ser mais longos e as noites são mais curtas.

O dia mais curto geralmente marca o início do inverno e é assim chamado de solstício de inverno. O solstício de verão do hemisfério norte acontece em junho, quando o Pólo Norte é inclinado mais diretamente em direção ao sol.

Esta inclinação significa que o solstício de verão tem a maioria das horas de luz solar, e é o dia mais brilhante do ano.

Solstício e equinócio: dos conceitos aos exemplos

Antes de delimitar os conceitos de solstício e equinócio, é necessário compreender que eles são divididos em tipos previamente observados. Assim, teremos, por exemplo, o solstício de verão e de inverno, por exemplo, no primeiro caso. No segundo caso, os equinócios de outono e primavera.

O solstício de inverno do hemisfério norte acontece em dezembro, quando o Pólo Norte está inclinado mais longe do sol. Por isso, o solstício de inverno tem o menor número de horas de luz solar e é o dia mais sombrio do ano. No hemisfério sul, onde as estações estão viradas, a situação é revertida.

As datas exatas do solstício podem variar ano a ano em calendários, então os meteorologistas não os usam para marcar as estações.

Publicidade

Solstício e equinócio exemplos
Imagem: Reprodução

Isso significa que o dia do solstício de inverno pode nem sempre corresponder com o primeiro dia do inverno. Tanto os solstícios de verão como os de inverno, juntamente com os equinócios outonais e vernais, ajudam a demarcar as mudanças de todas as quatro estações.

Equinócio

Um equinócio é um período na órbita de um planeta no qual a órbita e a posição do planeta fazem com que o Sol passe diretamente sobre o equador.

A palavra “Equinócio” vem do latim aequus e nox‚ que significa “noite igual”. É teoricamente o dia do ano, quando todos os pontos da superfície da Terra experimentam os mesmos comprimentos da luz do dia e da escuridão – 12 horas de cada um. O equinócio de outono no hemisfério norte (é o equinócio da primavera para o hemisfério sul) cai sempre em 22, 23 ou 24 de setembro.

Publicidade

Solstício e equinócio diferenças
Imagem: Reprodução

Na Terra, os equinócios aparecem em torno de 22 de setembro e 20 de março de cada ano. Quando o equinócio ocorre, o Sol está diretamente sobre o Equador. Isso significa que a metade do planeta está totalmente iluminada, e que o dia e a noite têm uma duração aproximadamente igual.

Tipos de equinócio

Existem apenas dois tipos de equinócios. Os equinócios de março e setembro possuem nomes próprios. No hemisfério norte, o equinócio de março é chamado de Equinócio de primavera, enquanto em setembro, é chamado de Equinócio de Outono.

Ou seja, o outono e o Equinócio de Outono ocorrem no hemisfério sul em março, quando é primavera no hemisfério norte.

Referências

National Geographic

Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização – Eustáquio de Sene

 

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Solstício e equinócio. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/solsticio-e-equinocio. Acesso em: 19 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UTFPR]: A relação Sol-Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere à influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra.

a) É o movimento de rotação que determina os ciclos da produção agrícola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar.

b) Se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face iluminada seria tórrida e a face escura, gelada, sendo impossível a vida no planeta.

c) O movimento de translação é que determina a duração do fotoperíodo diário, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o verão.

d) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera os dias e noites.

02. [UDESC]:

No dia 21 de junho, tivemos o solstício de inverno no hemisfério sul. A NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration, órgão governamental dos EUA) publicou neste mês algumas mudanças climáticas percebidas em comparação a outros anos. Entre elas, a média global de temperatura neste mês foi 0,8ºC acima da média do século 20, a Europa teve seu segundo ano mais quente, já registrado em 108 anos, e é junto com a África o continente mais quente.

Sobre solstícios e equinócios, analise as proposições, e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Durante o solstício de inverno no hemisfério sul, o sol estará incidindo perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio.
( ) Durante o solstício de verão no hemisfério sul, a região polar que não recebe sol é o Círculo Polar Ártico.
( ) Durante os equinócios, dias e noites têm duração iguais.
( ) O equinócio marca as estações de outono e primavera no Brasil, sendo as datas no mês de março e setembro, respectivamente.
( ) O início do solstício de inverno marca a noite mais longa do ano.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

a) F – V – V – V – V

b) F – F – V – F – V

c) V – F – F – V – V

d) V – V – V – V – F

e) F – V – F – F – V

01. [UTFPR]

Resposta: A

a) Incorreta – o movimento de rotação indica a sucessão dos dias e das noites e não se relaciona a ciclos produtivos anuais.

b) Correta – o movimento de rotação permite que a terra recebe os dias e as noites alternadamente em todos os seus “lados”.

c) Correta – no hemisfério sul, no dia 22 de dezembro, ocorre o solstício, o período em que a Terra encontra-se com diferenças entre as durações dos dias e das noites.

d) Correta – graças à rotação terrestre, o sol ilumina todos os pontos da Terra, o que impede que algumas áreas esquentem demais e outras esfriem muito.

02. [UDESC]

Resposta: A

Durante o solstício de inverno no hemisfério sul, o sol estará incidindo perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer e não sobre o Trópico de Capricórnio.

Compartilhe

TOPO