Solstício de Verão

Os Solstícios são momentos de transição para o verão ou para o inverno, marcando o início dessas estações do ano.

Chamamos de Solstício de Verão a data e hora marcadas para começar o verão. Trata-se, portanto, de um momento, com mês, dia, hora e segundos bem determinados a partir de cálculos astronômicos, e não se trata de um período sendo, portanto, incorreta a frase comum “entramos no solstício”. É um momento de entrada para o verão, e deve-se falar, portanto, que passamos pelo solstício de verão e entramos no verão.

Publicidade

Como são definidas as datas pela astronomia?

Ilustração: Todo Estudo

A data exata, assim como o horário de passagem pelo solstício, é determinada pelos astrônomos a partir de cálculos, mesmo que com muitos anos de antecedência. Não é determinado, por exemplo, pelos meteorologistas, que trabalham apenas com as mudanças do tempo de dias para dias, de semanas para semanas, ou ainda com as variações sofridas pelo clima na mudança das estações do ano. As mudanças meteorológicas são feitas a partir de outras informações, não sendo determinadas por meio dos cálculos astronômicos. As estações do ano são presentes em todo o mundo em decorrência da inclinação do eixo central da Terra, que faz um ângulo de 23,5° com relação à linha do plano do sol.

Características dos Solstícios e as Estações do Ano

Nos dias próximos aos Solstícios, de verão e de inverno, há as mudanças na duração das horas de sol, denominada insolação. Durante os dias próximos ao solstício de verão, os dias ficam mais longos, ou seja, apresentam maior quantidade de horas com sol durante o dia. A diferença é mais percebida em regiões do Centro-Sul brasileiro, mas é pouco percebida nos estados do Norte e do Nordeste, isso em decorrência da latitude (ou seja, da distância em relação à linha do Equador terrestre).

É durante os dias 21 ou 22 de dezembro que, normalmente, os raios solares acabam incidindo de forma vertical sobre o Trópico de Capricórnio, e isso desencadeia o Solstício de Verão no Hemisfério Sul, assim como o Solstício de inverno no Hemisfério Norte. Já nos dias 21 ou 22 de junho, há a incidência vertical dos raios solares sobre o Trópico de Câncer, que traz o efeito contrário: Solstício de Verão no Hemisfério Norte e Solstício de Inverno no Hemisfério Sul.

Referências

http://www.observatorio.ufmg.br

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Solstício de Verão. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/solsticio-de-verao. Acesso em: 25 de April de 2024.

Compartilhe

TOPO