Savanas

Esse tipo de vegetação está presente especialmente América do Sul, África, Ásia e Austrália.

As savanas são formações que ocorrem em algumas regiões da Terra, possuindo condições físicas de similaridade, como o clima e a vegetação. Assim, constituem-se como mais um dos biomas terrestres. Veja abaixo a localização das savanas no mundo:

Ilustração: Reprodução
Ilustração: Reprodução

Embora as savanas mais conhecidas sejam as africanas, no Brasil também há a presença deste bioma, mas aqui ele é conhecido por “cerrado”.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

1. Vegetação

A vegetação característica do cerrado é marcada pela presença de gramíneas, ervas e algumas árvores. Nas savanas africanas, vê-se longas extensões sem a presença de árvores, apenas compostas por gramíneas resistentes ao calor (e até ao fogo). O clima nas savanas é marcado por duas estações bem definidas, uma seca (inverno) e uma chuvosa (verão). Portanto, a vegetação que se desenvolve neste bioma é adaptada às condições climáticas. As plantas nas savanas possuem folhas duras e ásperas, e algumas árvores são espinhentas. Na estação seca, as folhas das plantas mudam de coloração, adquirindo tons amarelados e marrons. Já na estação chuvosa, as folhas ficam verdes e crescem de forma rápida. Apesar de ser considerado um bioma único, existem diferenças entre as vegetações das savanas ao longo do mundo, variando de acordo com a localização geográfica.

2. Fauna

As savanas são ambientes de rica biodiversidade, abrigando várias espécies animais. Nas savanas australianas, há a massiva presença de herbívoros de grande porte, como os búfalos, elefantes, as zebras, girafas, canguru, dentre outros. Há também a presença de animais carnívoros, que se alimentam dos herbívoros, sendo eles os leões, leopardos, tigres, etc. As savanas são ricas em espécies de pássaros, lagartos, cobras e insetos. Nas savanas da América do Sul, destacam-se as aves, capivaras, tamanduás e lobos. A fotografia abaixo mostra a savana africana, com aves e antílopes:

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

3. Riscos Ambientais

Assim como os demais biomas terrestres, as savanas também sofrem com a interferência humana. Vastas porções deste bioma são utilizadas para o desenvolvimento de pastagens e a agricultura. Por ser uma vegetação que se desenvolve em regiões de climas secos, as queimadas são comuns neste bioma, representando um dos principais riscos ambientais e também para a população.

Devido às condições climáticas, os solos são considerados pouco férteis. Assim, há um intenso uso de agrotóxicos e fertilizantes para tornar os solos mais produtivos. O uso destes recursos prejudica a qualidade das águas.

“Aproximadamente 20% da superfície terrestre é coberta por savanas. A maior parte se encontra na África, embora também se desenvolvam, com características peculiares, na Austrália e na América do Sul.” (SILVA, 2013, p. 203)

Os solos ácidos são corrigidos normalmente com calcário, permitindo que continuem sendo aproveitados para produção. Assim, as condições de vida neste bioma são possíveis e adaptadas às condições climáticas, especialmente aos períodos intensos de chuvas e de estiagem.

Assim como os demais biomas, as savanas também apresentam particularidades relacionadas com a localização geográfica em que se desenvolvem. Tem-se, por exemplo, uma divisão entre: savanas tropicais e subtropicais (situadas em regiões de latitudes tropicais e subtropicais nos continentes); savanas temperadas (ocorrem em regiões de médias latitudes); savanas mediterrâneas (localizadas em médias latitudes, nas regiões de climas mediterrâneos); savanas montanhosas (ocorrem em latitudes elevadas) e savanas pantanosas (regiões tropicais e subtropicais passíveis de inundações). A localização geográfica influencia na incidência da luz solar, nos índices de precipitações, no tipo vegetativo, etc.

Referências

SILVA, Edilson Adão Cândido da (Org.). Geografia em rede. 1º ano. São Paulo: FTD, 2013.

Luana Caroline
Por Luana Caroline

Mestre em Geografia (UNIOESTE); Licenciada em Geografia (UNIOESTE), Especialista em Neuropedagogia (ALFA-UMUARAMA) e Educação Profissional e Tecnológica (FACULDADE SÃO BRAZ).

Como referenciar este conteúdo

Künast Polon, Luana Caroline. Savanas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/savanas. Acesso em: 26 de August de 2021.

Teste seu conhecimento

1. [UDESC/2013] Numere as colunas relacionando a vegetação à sua característica.
(1) Floresta de Coníferas
(2) Vegetação Mediterrânea
(3) Tundra
(4) Pradaria
(5) Savana
(6) Estepe

( ) Vegetação rasteira de ciclo vegetativo curto. Exemplo: musgos e liquens.
( ) Vegetação herbácea, esparsa e ressecada. Surge em climas semiáridos, na faixa de transição de climas úmidos para desertos.
( ) Formação florestal típica da zona temperada. É conhecida como Taiga e predominam os pinheiros.
( ) Vegetação esparsa que possui três estratos. Um arbóreo, um arbustivo e um herbáceo. Predomina em regiões de clima mediterrâneo.
( ) Formação herbácea, composta por capim, que aparece em regiões de clima temperado continental.
( )Vegetação complexa que surge por influência do clima tropical, alternadamente úmido e seco. Ocorre na África e abriga animais de grande porte como leões, elefantes e girafas.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) 2 – 1 – 6 – 4 – 5 – 3
b) 1 – 2 – 3 – 6 – 5 – 4
c) 3 – 6 – 1 – 2 – 4 – 5
d) 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1
e) 4 – 3 – 2 – 5 – 1 – 6

2.[UDESC/2008] Assinale a alternativa incorreta, quanto aos biomas terrestres.

a) A taiga se localiza em regiões de clima frio, com invernos rigorosos; nela as coníferas predominam.
b) Nos desertos predominam as savanas, cujos solos áridos permitem a rápida decomposição da matéria orgânica.
c) Nos campos, devido à quantidade de chuvas intermediária entre o deserto e a floresta, a vegetação que predomina é constituída por gramíneas.
d) As florestas tropicais são caracterizadas por uma vegetação que cresce o ano todo, devido à luminosidade, temperatura elevada e chuvas frequentes.
e) A tundra se desenvolve no hemisfério Norte; é caracterizada por plantas herbáceas, como o capim, musgos e líquens.

1. [C]

As savanas são compreendidas como: “vegetação complexa que surge por influência do clima tropical, alternadamente úmido e seco. Ocorre na África e abriga animais de grande porte como leões, elefantes e girafas”. Embora seja necessário saber sobre todos os biomas, ao se reconhecer as características da savana, já se sabe que a resposta correta é a alternativa C, pois o número 5 (representa a savana na primeira coluna) aparece na última posição.

2. [B]

Desertos e Savanas são biomas diferentes, como características particulares, inclusive de solos.

Compartilhe

TOPO