Rochas metamórficas

As rochas metamórficas se formam a partir da transformação de rochas magmáticas ou sedimentares, originando rochas completamente novas.

Recebem o nome de rochas metamórficas aquelas que são derivadas da metamorfose, ou seja, transformação, de rochas magmáticas ou sedimentares, que acabam sofrendo modificações em sua composição atômica em decorrência da influência de fatores diferentes relacionados ao ambiente em que estão inseridas quando comparados aos locais de formação original. Trata-se, portanto, da formação de uma nova rocha que possui novas propriedades e composições minerais diferentes da original.

Publicidade

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Como se formam as rochas metamórficas?

Na maioria das vezes, essas rochas são formadas a partir de outras que, ao serem submetidas a pressões intensas e elevadas temperaturas, acabam sofrendo transformações químicas e físicas. O processo acontece de forma natural, com o movimento constante e intenso do núcleo terrestre, o que acaba provocando o movimento periódico da crosta do planeta que, por sua vez, acaba dando início a ação de rearranjo nas rochas que estão localizadas na parte superior. Assim, as rochas magmáticas e sedimentares acabam sendo empurradas para níveis inferiores, o que gera o processo de formação das rochas metamórficas. Esse fenômeno é conhecido como metamorfismo, e pode acontecer em diversos ambientes da crosta, variando, portanto, em extensão, profundidade e grau de modificação.

Quais os fatores determinantes para o metamorfismo?

São fatores determinantes para a ocorrência do fenômeno do metamorfismo, os tipos de rochas metamórficas a serem formadas, a localização e extensão da crosta terrestre, os parâmetros físicos envolvidos e o mecanismo determinante para a conjunção destes parâmetros.

Existem três cenários de ocorrência do fenômeno metamórfico, entre eles o regional ou dinamotermal, que acontece em regiões de grande extensão ou grande profundidade na crosta. As transformações, neste caso, estão diretamente relacionadas à combinação que há na ação da temperatura, pressão litosférica e pressão dirigida, sendo estas aplicadas no decorrer de milhões de anos. As rochas passam por falhas e dobras, além da recristalização, que fazem com que apresente estrutura foliada. Como exemplo podemos citar ardósias, xistos, anfibolitos e gnaisses.

Temos ainda o metamorfismo de contato, ou termal, que é resultado somente da temperatura por meio do calor que é cedido na intrusão magmática, que acaba realizando cortes por meio dos quais se dá o fenômeno. As rochas formadas neste grupo são denominadas “hornfels”. O metamorfismo dinâmico ou cataclástico, tem como fator determinante e exclusivo o atrito, onde há pressões de grande intensidade que causam movimentações e rupturas na crosta.

Além destes, entretanto, foram reconhecidos ainda três tipos de metamorfismo que podem ser confundidos com os apresentados anteriormente, mesmo que hajam características diferenciais. Trata-se do metamorfismo de soterramento, que é resultante de espessas camadas de rochas sedimentares e vulcânicas a grandes profundidades; o metamorfismo hidrotermal que é resultado da infiltração de águas quentes por meio de fraturas e grânulos da rocha. Nesse caso, os minerais são cristalizados em temperaturas de 100 a 370°C; e por fim o metamorfismo de impacto, que acontece em regiões limitadas da crosta, com regiões em que há impacto grande de meteoritos. Nesse caso, a energia do impacto se dissipa na forma das ondas de choque, que acaba deslocando as rochas e formando a cratera de impacto e de calor, havendo, por fim, a vaporização do meteorito e a fundição das rochas.

Publicidade

Referências

Evolução dasrochas metamórficas do Rio Grande do Sul – LA Hartmann, CC Porcher, MDV Remus

Rochas metamórficas – MP Ferreira

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Rochas metamórficas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/rochas-metamorficas. Acesso em: 19 de May de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UEM] Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.

a) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o magma.

b) As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra.

c) As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas.

d) O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.

e) O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.

02. [UFV] Observe a figura abaixo:

No decorrer do tempo geológico, as rochas passam por diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.
b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).
c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.
d) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.
e) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, submetidas à pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.

01. [B]

02. [B]

Compartilhe

TOPO