Problemas sociais do Brasil

Os principais problemas sociais do Brasil são o desemprego, a educação, a violência, a poluição, a saúde e a falta de habitação.

Os Problemas Sociais do Brasil se intensificaram com o êxodo rural. Apesar do avanço notável pós-regime militar, a democracia ainda não consertou tudo o que é necessário. Nota-se, no entanto, evoluções, mesmo que sutis, do ponto de vista social do país. Afinal, o Brasil, apesar da instabilidade, vive uma era áurea, se comparado com trinta ou quarenta anos no passado.

Contudo, os problemas sociais não cessaram. Ainda há inúmeros que afetam a evolução do país como nação consolidada no ponto de vista mundial. Sequer mencionam-se os fatores políticos, que têm se mostrado deveras catastróficos. Afinal de contas, o país ainda vive reflexos de acontecimentos recentes no passado. A abolição da escravatura que marginalizou os negros, os golpes de estado sucessivos e, claro, a Ditadura Militar.

Quais os principais problemas sociais do Brasil?

Todos os problemas sociais do Brasil observados apresentam uma decorrência findada em causas pontuais. Supracitadas anteriormente, a abolição, os golpes e a ditadura – bem como o êxodo rural – contribuíram para aumento progressivo dos problemas.

problemas sociais do brasil
(Imagem: Reprodução)

Desemprego

Apesar do impulsionamento da economia, muitos brasileiros estão ausentes do mercado de trabalho. Seja pela falta de qualificação exigida, seja pela falta de ofertas. A verdade é que uma grande parcela está fora do mercado, e isso preocupa. Afinal, a opção pela informalidade que muitos acabam tendo retira qualquer direito trabalhista de suas mãos. Mesmo que a economia tenha crescido nos últimos anos, ela não foi o suficiente para abrir novos postos de trabalho no país.

Violência Urbana

A violência urbana é nítida. O Brasil é o país com taxas assustadoras de crimes hediondos, seja homicídio doloso ou culposo, sobretudo doloso. É o país dono da polícia que mais morre e também da que mais mata. Superando os números norte-americanos, o Brasil ainda é o país que mais provoca assassinato impulsivo, sobretudo com arma de fogo.

Poluição

Tanto do ar como de águas. O Desastre de Mariana é um caso recente, por exemplo. Contaminando o rio que abastecia a cidade, a poluição praticamente extinguiu espécies. Não indo muito longe, a Baía de Guanabara, o Rio Tietê, as zonas industriais e o descontrolado abuso dos agrotóxicos. Enfim, o Brasil é um país altamente poluído nas mais variadas esferas naturais.

Saúde

A saúde pública é um verdadeiro caos. Isso fez com que muitas pessoas, até de classes mais baixas, buscassem os auxílios de planos de saúde. Pessoas com maior poderio financeiro e possibilidade de investimento estão amparadas, mas e as mais pobres?

problemas sociais do brasil educação
(Imagem: Reprodução)

Educação

Uma educação defasada com alguns fios de esperança. Um dos Problemas Sociais do Brasil que desencadeia outros tantos. A falta de oportunidade para estudo, escolas sem infraestrutura mínima e um descaso do poder público com a mesma. Entre tantos problemas, a educação talvez seja a situação mais preocupante.

Desigualdade Social

Um país com poucos muito ricos e muitos muito pobres. A realidade brasileira é de uma desigualdade social que marginaliza pessoas e ocasiona outros problemas sociais do Brasil. A violência, por exemplo, é uma delas, sobretudo potencializada por esta marginalização.

Habitação

Um país onde imóveis desabitados e abandonados são realidade, e a especulação imobiliária coordena um caro aluguel. Muitas pessoas não conseguem suportar os altos valores cobrados, e sequer conseguem uma casa para viver. A realidade? Um dos problemas sociais do Brasil que apenas cresce muito pela falta de vontade de fiscalizar imóveis desabitados. Aqueles que não cumprem função social, tal como garante a Constituição.

Referências

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Mateus Bunde
Prof. Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Teste seu conhecimento

01. [ENEM]

O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.

BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas em Maceió. São Paulo: EdUSP, 2005.

O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre

a) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados.

b) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.

c) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios.

d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.

e) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.

01. [D]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO