População Economicamente Ativa (PEA)

A População Economicamente Ativa (PEA) representa a parcela populacional que pode ser empregada em setores produtivos da sociedade.

A População Economicamente Ativa (PEA) é a parcela da população que já contribui ou está apta a contribuir com força de trabalho empregada no setor produtivo. Dentro da sociedade brasileira, ela compreende pessoas que estão entre os 15 e os 65 anos de idade.

Legalmente, enquanto as atividades entre 15 e 18 anos só são permitidas nos moldes de aprendiz, a idade de 65 é o limite da aposentadoria.

Dessa maneira, a População Economicamente Ativa está adequada nesta faixa etária, classificada entre ocupada e desocupada. Por exemplo, o trabalhador de férias, com licença médica ou desempregado, continua integrando a PEA.

população economicamente ativa
‘Operários’, de Tarsila do Amaral

Quem faz parte da PEA?

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) apresenta uma classificação que abrange os trabalhadores ocupados. De acordo com o Instituto, os integrantes da PEA podem ser classificados em:

  • Empregados: abrangem pessoas que trabalham para um específico empregador. Há a estipulação de uma jornada de trabalho pela qual recebem remuneração correspondente. No Brasil, estes trabalhadores também podem ser denominados como celetistas, uma vez que atuam sob o regime da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).
  • Empregadores: são os responsáveis pelo exercício da atividade econômica. Além disso, eles empregam os empregados.
  • Autônomos: trabalham por conta própria. No entanto, depositam os valores referentes e débitos respectivos ao governo, garantindo direitos similares aos celetistas.
  • Trabalhadores não remunerados: atuam por mais de 15 horas/semana em ações voluntárias, que compreendem instituições de caridade, hospitais e instituições beneficentes.

População economicamente inativa

É observado que estas quatro diferentes classes exercem uma determinada atividade, seja ela remunerada ou não. De modo que, paralelamente, há a população economicamente inativa.

Essa classificação abrange as crianças (menores que 15 anos) e idosos (acima de 65 anos). Enquanto as crianças ainda não se enquadram nos parâmetros trabalhistas, os idosos já atuaram no mercado de trabalho durante e vida toda e/ou podem encontrar-se invalidados por problemas de saúde.

Qual é a população economicamente ativa do Brasil?

Os integrantes da PEA, dessa maneira, ocuparão determinados cargos dentro dos setores da economia. O grau de desenvolvimento econômico de um país está diretamente relacionado aos setores econômicos expostos.

Distribuição por setores

  • Setor Primário: tem relação direta com a exploração dos recursos naturais da região. É o setor primário que oferecerá a matéria-prima para o setor secundário. Entre as atividades deste setor estão a agricultura, a pecuária, a mineração e outros.
  • Setor Secundário: aqui, a PEA transformará a matéria-prima em produtos (roupas, automóveis e alimentos industrializados). Países com grau do setor secundário alto costumam ter um desenvolvimento superior aos ocupação predominante no setor primário.
  • Setor Terciário: setor que oferece serviços não relacionados ao material, mas sim prestação de atividades tecnológica para satisfazer necessidades, como educação, saúde, telecomunicações, turismo, transporte e informática.

O processo de globalização potencializou o setor terciário, mas é evidente que todos os três setores devem trabalhar unidos para que uma economia cresça.

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. História Volume Único. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Exercícios resolvidos

1. [UFRRJ]

O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha.

Isso ocorre em função do:

a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.

b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.

c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.

d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.

e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

Resposta: A

Combinando-se a queda da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida de uma população em virtude de uma melhor qualidade de vida, inicia-se, portanto, o envelhecimento da população como um todo.

2. [UNESP]

A charge ironiza uma das variáveis que compõem o cálculo do índice de Desenvolvimento Humano proposto pela organização das Nações Unidas, a saber,

a) a renda, pela referência ao dia em que as personagens almoçaram.

b) a expectativa de vida, pela alusão ao condicionamento físico da personagem que move o carrinho.

c) a renda, pela referência aos objetos de alto valor agregado que as personagens carregam.

d) a escolaridade, pela alusão à lingua portuguesa empregada em sua forma padrão pelas personagens.

e) a mobilidade, pela referência ao meio de transporte utilizado pelas personagens.

Resposta: A

Compartilhe nas redes sociais

TOPO