Petróleo

O Petróleo é bastante usado nos dias de hoje não apenas como forma de fonte de energia, mas também na produção de diversos materiais.

Petróleo é uma palavra derivada do latim, petroleum, sendo que petrus, vem de pedra e oleum vem de óleo, significando, em conjunto, pedra de óleo. Existem muitas teorias que giram em torno do surgimento do petróleo, mas a teoria mais aceita envolve os restos orgânicos de animais e vegetais que ficaram depositados ao fundo de lagos e mares durante milhares de anos, passando, durante este período, por transformações químicas. A substância resultante é inflamável e apresenta-se em estado físico oleoso, com densidade menor do que a da água. Sua composição química envolve moléculas de carbono e de hidrogênio combinadas, que são denominadas hidrocarbonetos.

Apesar de o uso mais comum ser a gasolina, combustível usado para diversos tipos de automóveis ao redor do mundo. Além disso, pode ser usado também para produção de seus derivados, que são a naftalina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

O primeiro poço encontrado no mundo, foi na Pensilvânia, nos Estados Unidos, no ano de 1859, em uma região de baixa profundidade, com apenas 21 metros de profundidade, sendo completamente diferente das encontradas nos dias de hoje, que já ultrapassam os 6 mil metros.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Tipos de Petróleo

Apesar de muitos não saberem, existem tipos de petróleo, como o petróleo brent, que é aquele produzido na região do Mar do Norte, e é encontrado em sua forma bruta; o petróleo light, que é aquele que já passou pelas formas de refino, e portanto está livre de impurezas; o petróleo naftênico, que é aquele com grandes quantidades de hidrocarbonetos naftênicos; o petróleo parafínico, que conta com grandes concentrações de hidrocarbonetos parafínicos; e, por fim, o petróleo aromático, que conta com grandes concentrações de hidrocarbonetos aromáticos.

Quais são os maiores produtores de petróleo?

Os países com o maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, sendo, portanto, os maiores exportadores Mundiais também. Os maiores produtores mundiais, entretanto, são Emirados Árabes, China, Cazaquistão, Canadá, Nigéria, Iraque, Líbia, Kuwait, Venezuela, Arábia Saudita, Irã, Rússia e Estados Unidos da América.

Brasil e o petróleo

No Brasil, a primeira sondagem do petróleo aconteceu entre os anos de 1892 e 1896 em São Paulo, quando Eugênio Ferreira de Camargo fez a primeira perfuração com uma profundidade de 488 metros. O poço, entretanto, somente jorrou água sulforosa, e foi apenas quatro décadas depois, em 1939, que o petróleo foi encontrado no Brasil, em Lobato, na Bahia.

No ano de 1954 foi criada a Petrobrás, objetivando monopolizar, no Brasil, a exploração do Petróleo, e a partir de então vários poços passaram a ser perfurados, o que fez com que a Petrobrás se tornasse, nos dias atuais, uma das maiores empresas petrolíferas do mundo inteiro, sendo que, no Brasil, o petróleo é uma das principais commodities minerais produzidas.

Riscos ao meio ambiente

O petróleo é um produto que apresenta altos riscos de contaminação, provocando, portanto, graves danos ao meio ambiente quando acontecem acidentes e entra em contato com a água de oceanos e mares, ou ainda entra em contato com a superfície do solo. Muitos foram os acidentes ambientais relatados em decorrência de problemas com plataformas ou navios cargueiros nas últimas décadas. Nos oceanos, as consequências são bastante drásticas, já que afeta os ecossistemas litorâneos, trazendo a morte de inúmeras espécies de peixes e animais marítimos.

Referências

Conheça o petróleo e outras fontes de energia – J Neiva

Petróleo do poço ao posto – LC Cardoso

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [PUC-RJ] Petróleo mais caro preocupa EUA, União Europeia e Japão.
Em 2004, os preços do petróleo no mercado internacional tiveram sucessivas altas, lançando dúvidas sobre o crescimento econômico mundial. A elevação do preço do petróleo é consequência de uma série de fatores e tem graves repercussões em alguns países.
A alternativa que NÃO apresenta corretamente uma dessas situações é:
a) a alta do preço do petróleo interfere na economia japonesa que depende do petróleo importado.
b) o preço do petróleo depende das cotas de petróleo estabelecidas pelos países da OPEP.
c) o preço do petróleo aumenta devido aos estoques acumulados pelos Estados Unidos.
d) o preço do petróleo oscila devido à situação de insegurança existente no Oriente Médio.

02. [UFRN] O chamado éter de petróleo é constituído principalmente de:
a) éter etílico
b) hidrocarbonetos aromáticos
c) pentanos e hexanos
d) álcoois e fenóis
e) metano e etano

01. [C]
02. [C]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO