O Período Pré-cambriano é a Era mais antiga e mais longa de todas, se estendendo a partir do surgimento da terra até aproximadamente 570 milhões de anos atrás. No estudo da geologia, inclusive, denomina-se o pré-cambriano como “éon”, que é a unidade de divisão de tempo constituído em eras.
Publicidade
O termo pré-cambriano, inclusive, vem caindo em desuso, tendo em vista que são considerados, oficialmente, apenas quatro éons, a saber: Hadeano, Arqueano, Proterozóico e Fanerozóico.
O Período Pré-Cambriano
Conforme a antiga concepção, o período Pré-Cambriano abrangeria ao Éon Hadeano, Arqueano e Proterozóico juntos, sendo correspondente, portanto, a 80% do tempo geológico do planeta.

Em decorrência disso, vamos explanar os acontecimentos falando sobre os Éons oficiais que o compõe.
Éon Hadeano
Durante o Éon Hadeano, teve início o planeta Terra, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos. O planeta, no início, era uma massa incandescente com rios de rochas dissolvidas, além de grandes quantidades de enxofre e vulcões em erupção.
À época, a atmosfera era formada por nitrogênio, hidrogênio, metano, amônia, monóxido de carbono e vapor de água, que eram expelidos pelos vulcões, sem haver oxigênio.
Éon Arqueano
A grande maioria das rochas da superfície, há 700 milhões de anos, já havia sido resfriada, bem assim havia uma grande quantidade de água que teria se condensado formando um oceano no planeta, mas as erupções dos vulcões ainda eram bastante constante e comuns.
Publicidade
Estas acabaram originando ilhas que, em decorrência da movimentação do manto, eram empurradas em direção uma das outras. Foi durante este período que começaram a surgir os primeiros seres vivos, unicelulares, no oceano, como as algas primitivas e as bactérias que transformam o dióxido de carbono presente na atmosfera em oxigênio.
Foi com o surgimento destas que, lentamente, a composição da atmosfera passou a sofrer alterações.
Éon Proterozóico
Por fim, o Éon Proterozóico, foi o mais longo de todos os Éons, tendo duração de aproximadamente 2 bilhões de anos. Nesse período, é possível observar dois continentes distintos e relativamente estáveis.
Publicidade
Os seres vivos, entretanto, passaram praticamente inalterados durante todo o período, apresentando mudanças significativas somente nos últimos 30 milhões de anos do Proterozóico.
A partir daí, aparecem as primeiras criaturas pluricelulares, havendo a extinção, inclusive, de praticamente todas as bactérias anaeróbias, tendo em vista a quantidade de oxigênio que era liberada. O planeta, à época, apresentava temperaturas muito frias e com gelo, inclusive em regiões equatoriais.
Referências
Geografia – Demétrio Magnoli

Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Período Pré-Cambriano. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/periodo-pre-cambriano. Acesso em: 05 de May de 2025.
01. [UEM] Sobre o planeta Terra, sua idade e evolução, assinale o que for correto.
1. ( ) A Terra se originou há, aproximadamente, 9,6 bilhões de anos, juntamente ao início da formação do universo. As primeiras formas de vida na Terra surgiram na Era Mesozoica. Atualmente, encontramo-nos na Era Paleozoica, no período Cretáceo.
2. ( ) O método de datação realizado a partir do carbono quatorze (C14), que é um elemento radioativo absorvido pelos seres vivos, é muito utilizado para a investigação da idade de achados arqueológicos mais recentes, de origem orgânica, pois sua meia-vida é de 5.700 anos.
3. ( ) O tempo geológico é dividido em Éons, Eras, Períodos e Épocas. A sua sistematização cronológica é conhecida como escala de tempo geológico. A partir dessa sistematização, foi possível estabelecer uma sucessão de eventos desde o presente até a formação da Terra.
4. ( ) A deriva dos continentes iniciou-se na Era Cenozoica, por volta de 100 mil anos atrás, quando só existia um único continente chamado de Gondwana. Posteriormente, no Holoceno, esse continente se dividiu em cinco outros continentes, chegando à configuração atual.
01. [ F – V – V – F]