Península Itálica

A Península Itálica é uma das três Penínsulas localizadas ao Sul da Europa, apresentando cadeias montanhosas e atividade vulcânica.

Penínsulas, do latim “quase ilha”, são porções de terra que possuem uma determinada extensão, sendo cercadas por água de todos os lados, exceto um, que faz conexão com uma porção maior de terra. Essa porção de terra que faz a conexão é denominada istmo. São várias as penínsulas encontradas no globo, porém algumas são mais enfatizadas por sua importância e contexto histórico. A península itálica é uma delas, a que se refere, inclusive, o presente artigo.

Península Itálica

Imagem: Reprodução

O sul da Europa conta com três penínsulas, e uma delas é a Península Itálica, também conhecida como Península Apenina. Está localizada entre a Península Balcânica e a Península Ibérica, e 93% de seu território pertence à Itália, sendo o restante de quatro estados independentes, a saber Cidade do Vaticano, Principado do Mônaco, República de Malta e República de San Marino.

Localizada no Mar Mediterrâneo, ao sudoeste da Europa, a Península Itálica tem o formato de uma bota e é limitada ao norte pelos Alpes, ao sul pelo Mar Jônico, ao leste pelo Mar Adriático e à oeste pelo Tirreno. Seu relevo apresenta duas cadeias montanhosas, sendo que ao norte estão os Alpes. Marcada por mares, lagos, rios, montanhas e planícies, a península conta com duas ilhas consideradas as maiores do mar Mediterrâneo, que são Sicília e Sardenha. Somente uma porcentagem aproximada de 20% é planície, sendo, portanto, predominantemente montanhosa, mas também há porções vulcânicas.

Justamente por ser rica em montanhas, a Península conta com rios mais curtos, sendo que o mais longo deles conta com aproximadamente 650 km, desaguando no Mar Adriático, assim como Adige, o segundo mais longo, que tem 410 km de extensão. Há uma presença muito forte de lados, sendo, pelo menos, mil deles, cuja origem é glacial, vulcânica ou costeira.

A Península Itálica encontra-se sobre a divisão entre duas placas tectônicas, a Placa da Eurásia e a Placa Africana, sendo, portanto, muito propensa a terremotos e atividades vulcânicas. Na região encontram-se muitos vulcões, sendo que o mais famoso é o Vesúvio, seguido do Etna, este ainda em atividade.

A região passou por diversos fatores históricos que influenciaram seu desenvolvimento aos dias atuais. Nessa trajetória, diversos estados foram formados na península itálica, sendo que os que mais exerceram controle ou tiveram maior duração, foram A República Romana, O Império Romano, O Reino Ostrogótico, O Reino Lombardo, O Reino Itálico Medieval, O Reino de Itália e A República Italiana. Durante esse percurso, os habitantes da região eram todos cidadãos romanos. Diversos povos habitaram a região da Península Itálica, como os italiotas, etruscos, gregos, gauleses, sabinos e até mesmo os latinos.

Referências

Geografia para o Ensino Médio – Roberto Filizola

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [UTFPR] A Itália foi uma nação que se unificou tardiamente, na segunda metade do século XIX. Levando em conta os fatores históricos desse processo, é INCORRETO afirmar que:

a) as determinações do Congresso de Viena (1814 – 1815) assinalaram a divisão da Itália em sete Estados submetidos parcialmente à ocupação austríaca.

b) o norte da Península Itálica era industrializado, com investimentos nos setores mecânicos e ferroviários, na instalação de companhias de créditos e no estabelecimento de bancos e redes comerciais.

c) após a unificação, a burguesia do sul da Península Itálica promoveu um desenvolvimento capitalista a partir de um intenso surto de industrialização.

d) interessava à burguesia do norte da Península Itálica superar todos os obstáculos que emperravam o crescimento capitalista. A Península Itálica, dividida em vários reinos, apresentava diversas leis e impostos que retardavam a livre circulação das mercadorias.

e) no norte da Península Itálica se evidenciou a formação de uma burguesia industrial interessada em fortalecer os empreendimentos capitalistas, combatendo o domínio das forças conservadoras.

 

02. Roma foi influenciada em sua formação por uma variedade de povos que habitavam a Península Itálica. Dentre as alternativas que seguem, quais dos povos listados abaixo não influenciaram a formação de Roma.

a) Etruscos

b) Gregos

c) Sabinos

d) Persas

e) Latinos

01. [C]

02. [D]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO