Pampa

O pampa também é conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos.

No Brasil, o Pampa está presente do estado do Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho e também territórios da Argentina e Uruguai.

Publicidade

A denominação “pampa”, é um termo de origem indígena para “região plana”.

pampa
Imagem: Reprodução

Características do pampa

Ecologicamente, o pampa é um bioma caracterizado por uma vegetação composta por gramíneas, plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos.

Suas formações florestais restringem-se as margens dos rios e o relevo aplanado possui entre 500 metros e 800 metros de altitude.

Clima

O clima na região é o subtropical úmido com frequentes frentes polares. A temperatura média é 18º C porém, as altas temperaturas do verão chegam a a 35ºC.

O inverno na região é marcado com geadas e até mesmo neve em algumas regiões. A precipitação anual varia entre 1.000mm – 1.300mm.

Solo

Apesar do solo do pampa ser fértil em geral, também é bastante suscetível à erosão.

Publicidade

As áreas mais férteis da região são aquelas com solo do tipo “terra roxa”.

Por isso, estes campos são normalmente procurados para desenvolvimento de atividades agrícolas que tem trazido desequilíbrio ambiental a região uma vez que essas atividades são responsáveis pela diminuição de algumas espécies e aumento de outras.

A pressão do pastoreio e os incêndios não permitem o estabelecimento da vegetação arbustiva, como podemos verificar em vários trechos da área de distribuição dos Campos do Sul.

Publicidade

Biodiversidade

Esse bioma Apresenta flora e fauna próprias e uma grande biodiversidade, que ainda não foi completamente descrita pela ciência.

São mais de 3.000 espécies de plantas vasculares (entre elas plantas raras ou ameaçadas de extinção), 385 espécies de aves e 90 espécies de mamíferos, entre outros.

Aquífero Guarani

O Pampa também é responsável por guardar a maior parte do acesso ao aquífero Guarani, conhecido como uma das maiores reservas de água doce subterrânea do mundo.

Problemas ambientais

As atividades agrícolas existente na região transforma a região em um uma área de grande exploração econômica seja na expansão das monoculturas ou das pastagens.

Desse modo, essa exploração ambiental tem como consequências a degradação rápida e descaracterização das paisagens naturais, a erosão do solo, salinização e acidificação do solo da água como também a extinção de espécies tanto da flora quanto da fauna presentes no local.

Proteção

No Brasil, o pampa é um bioma ameaçado. Diante disso, em 1992 foi criada a Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã.

Porém, trata-se da única unidade de conservação federal localizada na região. Muito embora o Ministério do Meio Ambiente recomende a preservação de 10% de cada bioma, o pampa possui menos de 0,5% de sua superfície destinada à conservação.

Biomas relativos

Biomas relativo ao pampa são normalmente encontrados muitas vezes nos vales de grandes cadeias de montanhas do mundo.

No entanto, também aparece, às vezes, em zonas de transição vegetativa e climática entre a área de savana e o deserto.

Dessa forma, nos EUA e Canadá este bioma é denominado Pradaria, enquanto que na Mongólia, na Sibéria e na China é chamado de Estepe.

Referências

Bioma: Pampas –  UFPR

Ibflorestas.org.br

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Pampa. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/pampa. Acesso em: 25 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UNESP]: Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado. O texto refere-se ao bioma:

a) Cerrado.

b) Mata Atlântica.

c) Pampa.

d) Caatinga.

e) Amazônico.

 

02. [UEPG]: Com relação aos grandes biomas do mundo, suas localizações e características gerais, assinale o que for correto.

01. A tundra, que é encontrada em regiões polares e alpinas, não tem representatividade em território brasileiro.

02. Savanas tropicais são conjuntos de formações abertas com domínio de uma vegetação de gramíneas dispersas e tufos de ervas baixas. Ocorrem na América do Norte, Eurásia, África e nos pampas da América do Sul.

04. Os desertos, que ocorrem nos centros de altas pressões da América do Norte, África, Eurásia e Austrália, não têm representatividade na América do Sul.

08. As florestas tropicais recebem uma precipitação elevada e bem distribuída durante o ano todo. Concentradas na faixa intertropical, constituem um dos ecossistemas com maior biomassa terrestre.

16. As taigas são as matas de coníferas que ocorrem em latitudes acima de 45º. No inverno, elas são muito úmidas e frias.

01. [UNESP]

Resposta: E

O bioma amazônico é composto por vários ecossistemas distintos, como a Mata de terra firme, Mata de Várzea e o Igapó. A Mata de terra firme ocorre em regiões que não são alagadas com a cheia dos rios e abriga árvores de médio e grande porte e uma vegetação densa. A Mata de Várzea ocorre em áreas que permanecem alagadas durante as cheias dos rios e abriga árvores menores (com cerca de 20 metros de altura). O ecossistema de Igapó está presente em áreas da Floresta Amazônica que permanecem alagadas durante todo o ano e apresenta diversas espécies de plantas higrófilas (adaptadas à umidade), pequenos arbustos e árvores de pequeno porte.

 

02. [UEPG]

Resposta: 25 (1 + 8+ 16)

01) Verdadeira – Como o Brasil está localizado em uma área tropical e a Tundra ocorre em regiões polares, o Brasil não possui esse exemplar de bioma.

02) Falsa – A vegetação das savanas é constituída por gramíneas, arbustos e árvores de médio e pequeno porte com raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos, e não por apenas gramíneas como afirmado no enunciado.

04) Falsa – A América do Sul possui diversos exemplares de desertos, tais como o Deserto do Atacama e o Deserto da Patagônia.

08) Verdadeira – As florestas tropicais são bastante úmidas e possuem uma grande biodiversidade de animais e plantas.

16) Verdadeira – A Taiga está localizada ao sul da Tundra e é composta principalmente por coníferas.

 

Compartilhe

TOPO