Paisagens naturais e humanizadas

As paisagens naturais e humanizadas são todo o tipo de paisagem, tendo interferência ou não do homem em seu meio de habitação.

As paisagens naturais e humanizadas referem-se aos tipos de paisagens estabelecidas. Para viés de conceito, paisagem é tudo aquilo que os próprios olhos podem enxergar.

Publicidade

As paisagens naturais são aquelas que não sofreram qualquer tipo de ação do ser humano. Já as paisagens humanizadas receberam a interferência do ser humano para sua composição.

As paisagens naturais e humanizadas estão interligadas ao conceito de paisagem. De complexa definição, devido ao amplo significado, o termo dificulta até mesmo os geógrafos em defini-la.

paisagens naturais e humanizadas
(Imagem: Reprodução)

Por ser um conceito polissêmico, ela se apresenta com variados sentidos e significados. Enquanto alguns geógrafos acreditam ser a “expressão dos gêneros da vida”, outros garantem ser a “generalização da consciência humana”.

Seja para Vidal de la Blache ou Carl Sauer, respectivamente, o conceito de paisagem acaba tendo suas dificuldades. Isso se deve muito ao fato de que envolvem muito mais do que apenas os gêneros da vida ou a consciência humana.

Por esse dado motivo de conflito e abrangência, dividiu-se a paisagem em dois conceitos que englobariam parte do todo. As paisagens naturais e humanizadas chegam para por um conceito, mesmo que sutilmente limitado, para diferenciação.

As paisagens naturais e humanizadas

Se a dificuldade em representação e delimitação de paisagem chega para complicar, inevitavelmente uma organização didática há de intervir.

Publicidade

Assim, com o intuito de organizar os estudos geográficos, divide-se o conceito de paisagem em paisagens naturais e humanizadas.

Dessa forma, a paisagem natural é correspondente a todos os elementos naturais que compõem um dado espaço. Estes, por sua vez, sofrem intervenção do tempo, jamais do homem.

paisagens naturais
Exemplo de paisagem natural. (Imagem: Reprodução)

Uma paisagem natural, assim, só abrange o que é de natural do ambiente, como montanhas, florestas e mares. Tudo aquilo que não se relacionar à naturalidade do ambiente deixa de caracterizar a paisagem natural.

Publicidade

Por outro lado, as paisagens humanizadas sofrem as interferências do homem em sua composição. Assim, elas podem ser também chamadas de paisagens urbanas ou culturais. As populares “selvas de pedra”.

Dessa maneira, a paisagem humanizada pode ser definida como paisagens transformadas pelo homem. Seja em pequena escala ou grande escala, uma paisagem com interferência humana é caracterizada como humanizada.

paisagens humanizadas
Exemplo de paisagem humanizada. (Imagem: Reprodução)

Por esse motivo, tanto aldeias, como as cidades, tratam de paisagens humanizadas. Sendo ainda mais radicais, uma paisagem natural pode ser transformada em paisagem humanizada com a sutil construção de um prédio.

Distinguindo as paisagens naturais e humanizadas

De qualquer forma, hoje em dia a definição do que é paisagem apresenta grande variável. Apesar de ser tudo aquilo que possa ser captado pelos cinco sentidos humanos, vale lembrar que isso se alinha muito mais, portanto, à Geografia Cultural.

Diferentemente da Geografia que estuda espaços físicos, esta pondera muito mais a aparência e as sensações de um dado espaço.

É válido ressaltar, porém, que as paisagens naturais e humanizadas podem coexistir. Quando uma vegetação original do local é preservada ou em áreas de reserva natural, bem como parques, ela poderá ser considerada igualmente.

A análise de paisagem cabe muito mais ao âmbito social e contexto. Um conceito muito mais percebido e apreendido pela compreensão e percepção humana do que por dada teoria.

Referências

Decifrando a Terra – W. Teixeira, M. Toledo

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Paisagens naturais e humanizadas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/paisagens-naturais-e-humanizadas. Acesso em: 16 de June de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UEPB]

A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual”.

(SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 84).

A partir da afirmativa do autor acima citado, é correto afirmar:

a) Espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural.

b) Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.

c) A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente.

d) A paisagem tem significado apenas panorâmico, pois é destituída de conteúdo social, o que nos permite contemplar as formas, mas jamais analisar a sua essência.

e) A paisagem assim como o território são delimitados pelo alcance visual de quem os observa; são, portanto, espaços delimitados pelas relações de poder, cuja escala varia conforme a posição do observador.

01. [B]

Compartilhe

TOPO