ONU

Essa organização, que visa garantir a paz mundial, é formada por 5 países permanentes e outros 10 não permanentes.

1. O que é a ONU?

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional que tem como função facilitar as relações entre os países. Existem diversas medidas e objetivos traçados pela ONU em favor do desenvolvimento mundial, e estas estão registradas na Carta das Nações Unidas.

Bandeira da ONU. Foto: Getty Images
Bandeira da ONU. Foto: Getty Images

A Carta das Nações Unidas foi assinada no ano de 1945, em São Francisco, quando do término da Conferência das Nações Unidas. Ela entrou em vigor naquele mesmo ano. A carta foi assinada em um ano estratégico, logo ao término da Segunda Guerra Mundial, em substituição à “Liga das Nações”. A ONU possui uma bandeira própria, conforme mostra a imagem:

2. Como a ONU funciona?

Para discutir questões relativas à paz e segurança no mundo, existe o Conselho de Segurança, o qual é formado por cinco países permanentes (Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França e China), e outros dez membros não permanentes, eleitos pela Assembleia Geral a cada dois anos. O Conselho possui poder decisório, e os demais membros devem acatar as decisões tomadas. Além deste, existem outros órgãos vinculados, cada qual cuidando de um aspecto em específico. Atualmente 193 países são membros da ONU, dentre eles também o Brasil.

Como já dito, a ONU surge em um contexto bastante particular, com o fim da Segunda Guerra Mundial, quando havia uma necessidade de se evitar novos conflitos daquelas proporções. Além das muitas mortes no contexto da guerra, as economias nacionais estavam destruídas, e necessitando de reestruturação.

“A função inicial da ONU era resolver problemas diplomáticos, evitando conflitos que levassem à morte de inocentes e ao empobrecimento de nações.” (TAMDJIAN, 2012, p. 78)

Com a transformação da ordem global e o surgimento da “Nova Ordem Mundial”, a ONU também tem passado por modificações constantemente, com a finalidade de se adequar aos novos debates possíveis. Dentre as propostas para a ONU está a ampliação do número de países membros do Conselho de Segurança. Alguns pesquisadores afirmam que a ONU perdeu forças diante das transformações na organização global mais recente.

“As decisões de outros organismos internacionais – como a OMC, o G8 e o Fórum Econômico Mundial – têm alcançado repercussões maiores que as resoluções da ONU.” (TAMDJIAN, 2012, p. 79)

A organização interna da ONU conta com três órgãos principais, que são eles: Assembleia Geral, a qual se reúne todos os anos e é composta por representantes de todos os países membros; Conselho de Segurança, já abordado e o Secretariado Geral, o qual é exercido por um secretário elencado pela Assembleia. Em muitas causas a ONU obteve êxito em suas decisões, evitando conflitos e solucionando problemas, mas muitos outros casos não foram resolvidos pela intervenção da ONU, mostrando que ainda existem fragilidades nesta organização.

Ilustração: Reprodução
Posição dos países na ONU em 2013. Ilustração: Reprodução

A estrutura da ONU é bastante questionada, pois no contexto de sua criação, países como Japão e Alemanha não eram consideradas como potências. Já hoje, são países de grande representatividade, e mesmo assim não possuem representação permanente no Conselho de Segurança. Existem também problemas quanto ao suposto uso da organização pelos Estados Unidos para vantagens próprias. Embora existam diversos problemas que envolvem a ONU, ela continua sendo um importante meio de contenção dos conflitos mundiais.

Referências

LUCCI, Elian Alabi (Org.). Território e Sociedade no mundo globalizado: Geografia. Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2010.
LUCCI, Elian Alabi (Org.). Geografia: homem e espaço. 9º ano. 25ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
TAMDJIAN, James Onnig (Org.). Geografia: estudos para a compreensão do espaço – o espaço do mundo. 8º ano. São Paulo: FTD, 2012.

Luana Caroline
Por Luana Caroline

Graduada em Geografia (UNIOESTE), Especialista em Neuropedagogia (FAU) e Mestre em Geografia (UNIOESTE)

Teste seu conhecimento

1. [PUC-RJ/2003] Em junho de 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada por cinquenta países com o propósito, entre outros, de zelar pela segurança internacional e evitar novos conflitos. Com relação à estrutura e funções da ONU, É CORRETO afirmar que:
I – O Conselho de Segurança, órgão mais importante da ONU, funciona como um poder executivo, pelo qual passam todas as decisões, sendo constituído por cinco membros permanentes com direito a veto e dez membros eleitos com mandato de dois anos e sem direito a veto.
II – A ONU pode mobilizar tropas, constituir exércitos e realizar intervenções militares para preservar os interesses de seus membros. O exemplo mais recente foi o ataque contra o Iraque para depor o governo de Saddam Hussein.
III – A ONU mantém uma Assembleia Geral com representantes de todos os países membros. Este é um fórum de discussão para os principais problemas políticos, econômicos e humanitários que afetam a segurança mundial.
IV – A ONU mantém uma série de órgãos especializados, subordinados ao Conselho de Segurança, dentre os quais se destaca o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Assinale:

(A) Se somente I e II estão corretas.
(B) Se somente I e III estão corretas.
(C) Se somente I, III e IV estão corretas.
(D) Se somente II e III estão corretas.
(E) Se todas as afirmativas estão corretas.

2. [UNIR-RO/2010] Sobre a Organização das Nações Unidas (ONU) e seu símbolo, analise as afirmativas.

I – Surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial e sua sede fica em Nova Iorque.
II – Tem por objetivo preservar a paz e a segurança mundial.
III – Possui várias agências que atuam em vários setores como o PNUD, a FAO entre outros.
IV – O símbolo da ONU é uma projeção conforme que distorce a forma, mas mantém o tamanho real dos países.
Estão corretas as afirmativas:

A – I, II, III e IV.
B – I e IV, apenas.
C – I, II e III, apenas.
D – II, III e IV, apenas.
E – III e IV, apenas.

1. [B]

Apenas os itens I e III estão corretos. Ou seja, o Conselho de Segurança é o órgão mais importante da ONU, tendo poderes executivos, sendo constituído por 5 países membros permanentes e outros 10 que mudam a cada dois anos. A Assembleia Geral da ONU também é importante, uma vez que reúne representantes dos países membros para debates anuais.

2. [C]

O surgimento da ONU deriva do período após a Segunda Guerra Mundial, e sua sede está em Nova Iorque. Dentre as atribuições da ONU está a de preservar a paz entre as nações, e também a segurança mundial. Existem subdivisões que atuam em temas específicos.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO