Oceanos e Mares do Mundo

A porção salgada de água na superfície terrestre está divida em oceanos e mares. O que os difere é a proximidade com um continente.

As águas dos oceanos e mares podem ser estudadas de acordo com as diferenças físicas, químicas ou biológicas que apresentam.

Publicidade

Entre as características físicas há a densidade, a temperatura, os movimentos e a coloração que também podem ser atribuídas às características biológicas ou químicas.

Entre as características químicas destacam-se a composição da água e os sedimentos que estão em suspensão.

Do ponto de vista biológico, interessam os microrganismos, animais e vegetais, conhecidos como plânctons, indiretamente responsáveis pela vida animal nos mares.

Oceanos e Mares: conceito

Oceanos e Mares têm diferenças sutis. O oceano é uma grande massa líquida salgada que circunda e separa os continentes, cobrindo grande parte da superfície terrestre.

oceanos e mares
Imagem: Reprodução

Embora a massa líquida oceânica seja única, foi dividida em partes para atender às necessidades dos seres humanos, formando assim cinco oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico.

Cada oceano possui trechos em que sua delimitação é precisa, nítida, porém em alguns lugares as águas se encontram e não há uma referência exata da passagem de um oceano para outro.

Publicidade

Mares

Por sua conformação, os oceanos podem apresentar trechos encravados no interior dos continentes ou apertados entre terras e ilhas.

Quando destacados, recebem a denominação de mares. Esses mares apresentam menor profundidade que os oceanos, maior variedade de salinidade, ou seja, quantidade de sal, de temperatura, de transparência das águas e sofrem influência direta dos continentes.

Como exemplo, temos a porção do oceano Atlântico que se coloca entre a América do Norte, América Central e a do Sul, repleta de ilhas, e que se denomina mar das Antilhas ou mar do Caribe.

Publicidade

Tipos de mares

Existem três tipos de mares.

  • Mares costeiros ou mares abertos: são localizados nas costas dos continentes, ou que ficam muito próximos das costas e que se comunicam com o oceano por meio de largas passagens. O mar da China é um exemplo de mar aberto.
Imagem: Reprodução
  • Mares continentais ou mares interiores: no interior dos continentes, porções de água, salgada ou não, podem ser chamadas de mar, como por exemplo, o mar Negro.
    Esse mares apesar de contidos dentro de um continente, possuem pequena saída para o oceano. O mar Mediterrâneo que se comunica com o oceano Atlântico por meio do estreito de Gibraltar é um exemplo de mar interior também.
Imagem: Reprodução
  • Mares fechados ou isolados: entre oceanos e mares, estes são os que não apresentam nenhuma comunicação com o oceano ou outros mares. o mar Cáspio é um exemplo de mar fechado.
Imagem: Reprodução

Referências

O Conhecimento Científico do Mar – Ricardo Serrão Santos

Geografia Geral – Equipe Rideel

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Oceanos e Mares do Mundo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/oceanos-e-mares-do-mundo. Acesso em: 17 de June de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [PUC]: O ciclo hidrológico é a circulação contínua da água entre a terra, o mar e a atmosfera. Nesse ciclo, inclui-se a água potável, essencial à vida. Entre os condicionantes e as interferências da existência de água potável no planeta, é incorreto afirmar que:

a) A água potável é cada vez mais escassa no globo, em razão do uso crescente para irrigação, atividade industrial e abastecimento urbano;

b) As águas subterrâneas constituem os lençóis que alimentam os cursos d’água, impedindo o escoamento superficial;

c) A contaminação da água por substâncias tóxicas, como resíduos industriais ou agrotóxicos, agrava o quadro de escassez de água continental na superfície;

d) A emissão de resíduos poluentes é prejudicial à capacidade de regeneração da água, interferindo no controle de qualidade ambiental.

02. [UNITAU]: A Geografia dos Oceanos e Mares: Quando o mar, no seu trabalho de sedimentação, une uma ilha ao continente, formando um pequeno istmo, passa a chamar-se de:

a) cordão litorâneo

b) plataforma de acumulação

c) dunas

d) penédia

e) tômbolos

01. [PUC]

Resposta: B

a) Correta – a água em sua forma própria para consumo está cada vez mais indisponível em virtude do seu mau uso e conservação.

b) Incorreta – a dinâmica das águas subterrâneas não impede o escoamento superficial, haja vista que nem toda a água que está na superfície infiltra totalmente no solo.

c) Correta – a poluição hídrica é um dos principais fatores para a escassez de água, pois torna os recursos hídricos próprios para consumo como inutilizáveis.

d) Correta – a disseminação de elementos tóxicos prejudica a qualidade das águas, o que resulta em graves consequências ambientais.

02. [UNITAU]

Resposta: E

Um tômbolo (do latim tumulus – túmulo) é um acidente geográfico que faz com que uma ilha seja unida ao continente por uma estreita faixa (barra) resultante da acumulação de sedimentos (areia ou terra).

Compartilhe

TOPO