Lago Baikal

É um dos mais importantes símbolos naturais da Rússia. Possui aproximadamente 635 quilômetros de comprimento, 80 quilômetros de largura no ponto mais largo e mais de 1.600 m de profundidade. Contém um quinto de toda água doce do planeta.

Localizado ao sul da Sibéria, na Rússia, o Lago Baikal é o maior lago de água doce da Ásia e o maior do mundo em volume de água. É também o mais profundo e mais antigo lago do mundo, com idade estimada em cerca de 25 milhões de anos e concentra 20% de toda água doce do planeta.

Em russo, seu nome significa “lago rico”. Cerca de 60% dos animais que compõem a fauna do lago são espécies endêmicas, ou seja, só existem lá. Desde 1996, o lago Baikal é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Lago Baikal. Imagem: Wikimedia Commons.
Lago Baikal. Imagem: Wikimedia Commons.

Vários nomes

Ao longo de seus estimados 25 milhões de anos, o lago Baikal foi chamado por diversos nomes pelos povos que já habitaram seu entorno. Os chineses o chamam de “Beihai”, que significa “o Mar do Norte”. Os buryats-mongóis chamaram-no de “Baygaal-Lama” (grande lago). Já o povo Evenki o chamou como “Lamu” (mar), nome que foi usado pelos primeiros exploradores russos da Sibéria. No século XVII os russos começaram a usar o nome “Baygaal”, pronunciado como Baikal.

Geografia

“Os lagos formados a partir de falhas se originaram principalmente no Tercíário (12 milhões de anos), constituindo-se dessa maneira, nos lagos mais antigos do globo. Estes lagos localizam-se nas chamadas fossas tectónicas (“graben, em alemão ou, “rift valley”, em inglês). Os lagos de “graben” caracterizam-se pela grande profundidade, como é o caso do lago Baical (URSS). Neste lago, grande número de espécies vegetais e animais são endêmicas (de ocorrência restrita a um determinado ambiente).”(ESTEVES, 1998, pg. 13).

O local onde o lago Baikal está é envolvido por uma cadeia montanhosa. As montanhas localizadas ao norte do lago são as Montanhas Baikal. O bioma existente na região é a floresta de coníferas conhecida como taiga.

O lago ainda possui um conjunto de 27 ilhas, sendo Olkhona maior das ilhas com 730 km2 de área. Essa ilha é habitada por cerca de 1.500 pessoas, a maioria da etnia buryats que é o povo nativo da região.

Com 636 km de comprimento e 80 km de largura, o Lago Baikal abriga um quinto de toda a água doce disponível no planeta. Imagem: Wikimedia Commons.
Com 636 km de comprimento e 80 km de largura, o Lago Baikal abriga um quinto de toda a água doce disponível no planeta. Imagem: Wikimedia Commons.

Você sabia?

Uma fábrica de celulose instalada as margens do lago e a atividade turística são apontadas como responsáveis pela situação atual do Lago Baikal, com alto nível de resíduos acumulados todos os anos. Por essa razão, o índice de risco do estado de conservação do lago Baikal divulgado pela Unesco está em seu nível máximo.

Instalada nos anos 1950, a fábrica de celulose chegou a ficar desativada de 2008 a 2010, numa tentativa de recuperar a região do lago. No entanto, retomou suas atividades por ordem do então primeiro-ministro russo Vladimir Putin.

Referências

UNESCO.  Lake Baikal. Disponível em: http://whc.unesco.org/en/list/754

ESTEVES, F. A. Fundamentos de Limnologia. 2 Edição. Rio de Janeiro: Interciência. 1998.

Por Carlos Ferreira
Como referenciar este conteúdo

Ferreira, Carlos. Lago Baikal. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/lago-baikal. Acesso em: 21 de October de 2020.

Teste seu conhecimento

1. (UEPG/2014) Alguns descendentes de imigrantes saíram do Brasil para visitar os países de seus pais ou avós em 2013:

– Bashir disse que havia muita insegurança no país em que esteve, pois tropas rebeldes lutavam contra as tropas do governo ditatorial. Esse regime político já vigorava há muitos anos e, mesmo na capital Damasco, onde esteve, não se sentiu seguro.

– Caio esteve numa cidade ao norte da capital do país de seus avós. Ali ocorrera um terremoto seguido de tsunami, que provocou um acidente nuclear numa usina da região.

Esse país era a segunda maior economia mundial, mas perdeu a posição para outro país da região, cujo povo também está incluído entre os povos amarelos.

– Igor visitou uma imensa região caracterizada pelos invernos muito frios e onde se localiza o lago de maior volume de água doce do mundo. Seus avós nasceram na capital

desse extenso país.

– Jamal esteve em um país que faz parte dos BRICS. Seus avós já estavam no Brasil antes da independência desse país, que pertenceu ao Império Britânico, e que tem, em Agra, uma importante atração turística. Ele visitou a cidade natal dos avós, que tem mais de 12.000.000 de habitantes na sua área urbana, e é a maior do país.

– Theodorus visitou a região dos pôlderes, abaixo do nível do mar, no país de seus avós. Antes, tinha visitado a cidade de Amsterdã e uma plantação de tulipas.

Sobre o texto acima, assinale o que for correto.

01) Bashir é descendente de sírios e esteve em Damasco, a capital da Síria.

02) Igor, descendente de russos, esteve na Sibéria, na Rússia asiática, onde está o lago Baikal, o maior em volume de água doce do mundo. Seus avós nasceram em Moscou, na Rússia europeia.

04) Jamal esteve em Mumbai (Bombaim), a maior cidade da Índia, e cidade natal de seus avós. O Taj Mahal, grande atração turística da Índia, está em Agra.

08) Caio, sansei, esteve numa província ao norte de Tókio, próximo de onde ocorreu o acidente nuclear de Fukushima após terremoto e tsunami na região. O Japão perdeu para a China a posição de segunda maior economia do mundo.

16) Theodorus, descendente de gregos, esteve na região da Península do Peloponeso, na Grécia, que é um grande produtor de flores da Europa.

 

2. (UEPG/2015) Assinale o que for correto quanto a países, cidades, rios, atrações turísticas ou outros elementos quaisquer que se situam apenas no continente asiático ou que lá tiveram a sua origem e se espalharam pelo mundo.

01) Nepal, Síria, Muralhas da China, Rio Ganges, religião Budista, Tóquio e Lago Baikal.

02) Taiwan, Líbano, religião Muçulmana, cidade de Petra, Cabul, Monte Everest e Rio Amarelo (Huang Ho).

04) Rio Indo, Cristianismo, Hungria, cordilheira do Himalaia, taiga Siberiana, Jerusalém e Rio Reno.

08) Paquistão, Golfo Pérsico, deserto de Gobi, Letônia, Rio Tibre, Budapeste e Judaísmo.

16) Religião Hinduísta, Confucionismo, Rio Níger, Quênia, Seul, Mar Morto e Belize.

1. Somatória= 15 (alternativas 1, 2, 4 e 8 estão corretas).

Comentário: Theodorus visitou a região conhecida como Países Baixos, da qual a Grécia não faz parte. A Holanda, onde se localiza a cidade de Amsterdã é um grande produtos de flores, principalmente tulipas.

 

2. Somatória = 3 (alternativas 1 e 2 estão corretas).

Comentários:

04) Rio Reno fica na Europa.

08) Letônia é uma nação europeia.

16) Quênia é um país da África.

Compartilhe

TOPO