Granizo

Granizo é um tipo de precipitação caracterizada pela presença de pedras de gelo ao invés da água em sua forma líquida.

Você com certeza já ouviu falar em chuva de granizo, não é mesmo? Mas você sabe do que se trata e como o granizo se forma para, então, cair do céu?

Publicidade

Foto: Reprodução

Chamamos de granizo o tipo de precipitação que cai do céu não na forma líquida, como as chuvas que comumente vemos, mas na forma de gelo sólido em pedaços que, normalmente, têm mais de 5 mm de diâmetro, mas existem alguns tamanhos bem maiores do que este, com certeza.

Como se dá a formação do granizo?

A formação do granizo se dá por meio de uma nuvem específica, que é conhecida pelo nome de cumulonimbus, comum em regiões tropicais e quentes, que tem como característica ser mais esticada horizontalmente, tendo, entre sua base e o seu ponto mais alto, uma altura de, aproximadamente, 1600 metros.

Essa nuvem se forma na atmosfera quando há uma queda nas temperaturas, fazendo com que a precipitação, ou ainda apenas uma fração dela, se dê por meio de pequenos pedaços de gelo, que recebem o nome de granizo.

O impacto das chuvas de granizo pode causar muitos estragos em casas, plantações, carros, entre outros, mas pode ser extremamente perigoso para quem está andando quando está chovendo granizo. Há registros, inclusive, de pessoas que foram mortas pelo impacto das pedras que foram formadas nessas chuvas, mas isso não é comum. Foram raras situações em que, inclusive, as pedras eram grandes.

A grande preocupação é, portanto, com relação aos danos materiais causados, mas sempre que houver precipitações em forma de granizo, o ideal é encontrar locais seguros para abrigar-se.

Climatologia

As chuvas de granizo são mais comuns nas regiões do interior continental das latitudes médias, sendo menos comum nas regiões dos trópicos, mesmo que nelas as tempestades sejam mais frequentes. O granizo também é bastante comum ao longo de cadeias montanhosas, já que estas forçam os ventos para cima de forma que acabam intensificando as correntes de ar para dentro das tempestades. O Norte montanhoso da Índia, inclusive, é uma das regiões em que há mais registros de chuvas de granizo e, inclusive, onde houve uma tempestade, no ano de 1888, com a maior quantidade de mortes.

Publicidade

Referências

Geografia para ensino médio – Demetrio Magnoli

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Granizo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/granizo. Acesso em: 07 de May de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UNIOESTE – adaptada]

Sobre o clima mundial, os fatores e os processos que o condicionam, considere as afirmativas a seguir:

I. A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas.

II. A pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.

III. O planeta Terra é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (anos), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente.

IV. Dependendo das condições locais, a precipitação pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve e está relacionada, principalmente, à umidade atmosférica.

V. A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica.

Sobre as considerações acima, podemos dizer que:

a) Estão incorretas as afirmativas I, III e V.

b) Estão incorretas as afirmativas I e IV.

c) Estão incorretas as alternativas I, IV e V.

d) Apenas a afirmativa III está incorreta.

e) Todas as afirmativas estão incorretas.

02. [PUC] O granizo é a precipitação sólida de grânulos de gelo, transparentes ou translúcidos, de forma esférica ou irregular, raramente cônica, de diâmetro igual ou superior a 5 mm.        

O granizo é formado nas nuvens do tipo “cumulonimbus”, as quais se desenvolvem verticalmente, podendo atingir alturas de até 1.600 m. Em seu interior ocorrem intensas correntes ascendentes e descendentes. As gotas de chuva provenientes do vapor condensado no interior dessas nuvens, ao ascenderem sob o efeito das correntes verticais, congelam-se assim que atingem as regiões mais elevadas.

O granizo causa grandes prejuízos à agricultura. No Brasil, as culturas de frutas de clima temperado, como uva, maçã, pera, pêssego, kiwi, são as mais vulneráveis ao granizo, quando ocorre o desfolhamento total das plantas com ferimentos severos nos frutos.

Dentre os danos materiais provocados pela chuva de granizo está a destruição de telhados, especialmente quando construídos com telhas de amianto.

As cooperativas de fruticultores podem realizar parcerias com as instituições de meteorologia e adquirir foguetes para bombardearem as nuvens de granizo com substâncias higroscópicas (iodeto de prata), com o objetivo de provocar a precipitação da chuva e evitar a formação de granizo.

Com base no texto, assinale a alternativa CORRETA.

a) A formação de nuvens cumulonimbus ocorre como consequência da corrente de convecção, quando a ascensão de ar frio determina o seu resfriamento e as consequentes condensações e precipitações. 

b) O granizo, em seu processo de formação, envolve a sublimação, pelo resfriamento, do excesso de H2O em estado líquido. 

c) O granizo é um tipo de precipitação atmosférica na qual as gotas de água evaporam, quando levadas para camadas mais frias e mais altas, e crescem gradativamente até atingir tamanho e peso capazes de romper a força de empuxo. Essa ação pode causar grandes danos econômicos e sociais. 

d) O iodeto de prata é uma substância higroscópica (absorve umidade) que acaba provocando no granizo vaporização. 

e) Ocorre um instante em que a resultante das forças no granizo é diferente de zero e em direção e sentido à terra, iniciando o movimento de queda. 

01. [D]

02. [E]

Compartilhe

TOPO