Geologia

Geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, processos internos e externos e de sua evolução.

O termo Geologia, vem do grego “geo” que significa Terra e “logia” que significa ciência.

Publicidade

Logo, a Geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, processos internos e externos e de sua evolução.

Consequentemente, o campo de atividade da Geologia é a porção da Terra constituída de rochas. A formação das rochas decorre de um conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos.

geologia
Imagem: Reprodução

A geologia tem sobretudo, como objetivo maior, estudar história geral da Terra (desde o momento de sua formação até o presente momento).

Assim, os objetivos da geologia podem ser sintetizados desta forma:

  • Estudo das características do interior e da superfície da Terra, em várias escalas;
  • Compreensão dos processos físicos, químicos e físico-químicos que levaram o planeta a ser tal como o observamos;
  • Definição da maneira adequada (não destrutiva) de utilizar os materiais e fenômenos geológicos como fonte de matéria prima e energia para melhoria da qualidade de vida da sociedade;
  • Resolução de problemas ambientais causados anteriormente e estabelecimento de critérios para evitar danos futuros ao meio ambiente, nas várias atividades humanas;
  • Valorização da relação entre o ser humano e a Natureza.

A Geologia como ciência

Até meados dos século XVIII persistiu um “obscurantismo” com relação ao interesse pelos fenômenos geológicos naturais.

Provavelmente esse desinteresse tenha sido influenciado pelas idéias dominantes na época provenientes de uma observância do livro do Gênesis, presente na Bíblia.

Publicidade

isto é, todo o tempo geológico não ultrapassava alguns poucos milhares de anos, conforme descrito no Genêsis.

Segundo essas ideias, as rochas sedimentares tiveram origem na ação do dilúvio bíblico e os fósseis eram interpretados como evidência de seres de invenções diabólicas afogados pelo dilúvio.

Portanto, não havia até então estímulos à especulação pela crosta terrestre, exceto na busca de minerais úteis.

Publicidade

Entretanto, foi somente na segunda metade do século XVIII, que as observações de cientistas como Steno, na Itália, e Hooke, na Inglaterra, puderam produzir interpretações corretas do significado cronológico da sucessão de rochas estratificadas.

A partir da publicação da obra Princípios de Geologia, de Charles Lyell, em 1830, o autor expôs com clareza os conhecimentos científicos da época com apoio na doutrina de que “o presente é a chave do passado”.

Dessa forma, as unidades geológicas foram dispostas em ordem cronológica por “grupos” e estes foram subdivididos em “períodos”.

É importante ressaltar que a obra de Lyell teve muita influência sobre as ideias de Charles Darwin desenvolvidas no século XIX a respeito da evolução dos seres vivos.

Da mesma forma, o primeiro trabalho científico realizado no Brasil (publicado em 1792) foi da autoria de José Bonifácio de Andrada e Silva e seu irmão Martin Francisco Ribeiro de Andrada sobre os diamantes no Brasil.

Posteriormente, com a fundação da Escola de Minas de Ouro Preto, a partir de 1876, se iniciou no Brasil a formação de geólogos que viriam a trazer grande impulso à pesquisa e ao ensino de Geologia nos país.

Referências

Tibério Mendonça  – Geologia Geral

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Geologia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/geologia. Acesso em: 25 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UEM]: Sobre o planeta Terra, sua idade e evolução, assinale o que for correto.

1. (  ) A Terra se originou há, aproximadamente, 9,6 bilhões de anos, juntamente ao início da formação do universo. As primeiras formas de vida na Terra surgiram na Era Mesozoica. Atualmente, encontramo-nos na Era Paleozoica, no período Cretáceo.

2. (  ) O método de datação realizado a partir do carbono quatorze (C14), que é um elemento radioativo absorvido pelos seres vivos, é muito utilizado para a investigação da idade de achados arqueológicos mais recentes, de origem orgânica, pois sua meia-vida é de 5.700 anos.

3. ( ) O tempo geológico é dividido em Éons, Eras, Períodos e Épocas. A sua sistematização cronológica é conhecida como escala de tempo geológico. A partir dessa sistematização, foi possível estabelecer uma sucessão de eventos desde o presente até a formação da Terra.

4. (  ) A deriva dos continentes iniciou-se na Era Cenozoica, por volta de 100 mil anos atrás, quando só existia um único continente chamado de Gondwana. Posteriormente, no Holoceno, esse continente se dividiu em cinco outros continentes, chegando à configuração atual.

 

02. [PUC]: Leia o texto abaixo e assinale o que for correto.

Já em 1620, o inglês Sir Francis Bacon registrava a similaridade entre o contorno litorâneo da África ocidental e o do leste da América do Sul. Mas apenas em 1912, o geólogo alemão Alfred Wegener formulou a hipótese da deriva continental, baseando-se em algumas evidências fósseis e semelhanças entre as estruturas de relevo.

(MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.30.)

O texto refere-se à hipótese, mais tarde comprovada, da deriva continental, que consiste:

a) na transformação dos continentes a partir da ação erosiva das águas dos mares e dos oceanos.

b) na teoria de que um dia os continentes formaram um único conjunto de terras emersas, denominado “Pangeia”.

c) na teoria de que a Terra é um sistema estático e que a posição atual dos continentes evidencia esse fato.

d) no postulado de que as placas tectônicas encontram-se em constante movimento, que será responsável por unir todos os continentes daqui a alguns milhões de anos.

e) na junção de ilhas oceânicas que, após milhões de anos, deu origem aos continentes.

01. [UEM]

Resposta: 2 e 3

1. Falso – As primeiras formas de vida da Terra, na verdade, surgiram na era Proterozoica. Atualmente nos encontramos no período Quaternário da era Cenozoica.

2. Verdadeiro – A datação pelo carbono quatorze é uma das principais técnicas de mensuração da idade da Terra e dos fenômenos que nela ocorreram.

3. Verdadeiro – Os dois éons (Pré-Cambriano e Fanerozoico dividem-se em seis eras, que se dividem em 11 períodos. Os dois últimos períodos (quaternário e terciário) dividem-se em 7 épocas.

4. Falso – A deriva dos continentes iniciou-se na Era Mesozoica, há cerca de 130 milhões de anos, quando existia apenas um continente, que se chamava Pangeia. A formação dos atuais cinco continentes ocorreu no período terciário da Era Cenozoica.

 

02. [PUC]

Resposta: B

A teoria da deriva continental preconiza que, durante as eras Mesozoica e Cenozoica, as terras emersas, que até então se encontravam unidas em um só continente – Pangeia, dividiram-se em outros continentes. Primeiramente, foram formadas a Laurásia e a Gondwana, que também se fragmentaram.

Compartilhe

TOPO