Floresta Equatorial

A Floresta Equatorial se localiza nas regiões equatoriais, na Zona intertropical, próximas à Linha do Equador.

A floresta equatorial, em seu conjunto, pode ser encontrada numa faixa que se estende até cerca de 10° de latitude acima e abaixo da Linha do Equador, em locais como a Bacia Amazônica, região do Congo, Madagascar, ilhas do sudeste asiático, Nova Guiné e nordeste da Austrália.

Publicidade

O clima na Floresta Equatorial

Nas florestas equatoriais, as temperaturas são relativamente constantes mas não excessivas: a temperatura média anual se situa entre 25° e 27°.

Dessa maneira, a diferença entre o mês mais frio e o mês mais quente, não chega a 2°. As precipitações superiores a 2 mil milímetros por ano, dão origem a uma umidade ambiental constante.

floresta equatorial
Imagem: Reprodução

Solo e vegetação

Devido à intensa precipitação, os solos tendem a ser mais profundos, recobertos por uma camada de matéria orgânica em constante decomposição e incorporação, isto é, processos recorrentes da ação de fungos, insetos, vermes, etc.

Normalmente, os solos das florestas equatoriais são pobres em nutrientes, fato que ocorre em razão de sua composição ser de uma estreita camada composta por uma enorme quantidade de matéria orgânica denominada húmus, que são formados a partir da decomposição de folhas e animais, favorecida pela elevada umidade.

Nas florestas equatoriais, as árvores são altas muitas vezes ultrapassando os 50 metros de altura. Algumas delas apresentam raízes tabulares, que auxiliam na sustentação, pois seu enraizamento é superficial e apresenta a maior biodiversidade do mundo.

Suas árvores são de grande porte, com folhas largas e grandes, além de muito próximas umas das outras. Os chamados “sub-bosques” são constituídos por árvores menores, adaptadas à sombra.

Publicidade

Com frequência, enroscada nos ramos das árvores, encontramos as lianas (cipós e trepadeiras) e as epífitas (isto é, plantas que crescem sobre outras sem lhe causar prejuízo), como as orquídeas e as bromélias.

Muitas árvores da floresta equatorial fornecem madeira, como por exemplo o ébano, o jacarandá e o mogno, entre outras. Também delas provém muitos produtos úteis ao ser humano, como a borracha (da seringueira) e o cacau.

Fauna

Devido à intensa variedade florística, encontramos nas florestas equatoriais uma grande riqueza de fauna com uma diversidade surpreendente.

Publicidade

Na copa das árvores, onde há mais luz, a fauna alcança seu esplendor quanto à abundância e à diversificação.

Araras, papagaios, tucanos, gaviões e macacos, cutias, pacas, antas constituem exemplos de animais típicos da Floresta Amazônica, e portanto, Equatorial.

Na Floresta Equatorial há também uma incrível variedade de insetos, anfíbios e répteis além de predadores com a onça, por exemplo.

Referências

Enciclopédia do Estudante – O Estado de São Paulo

Geografia: o mundo em transição  – José William Vesentini

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Floresta Equatorial. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/floresta-equatorial. Acesso em: 19 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UEPG]: Com relação aos grandes biomas do mundo, suas localizações e características gerais, assinale o que for correto.

01. A tundra, que é encontrada em regiões polares e alpinas, não tem representatividade em território brasileiro.

02. Savanas tropicais são conjuntos de formações abertas com domínio de uma vegetação de gramíneas dispersas e tufos de ervas baixas. Ocorrem na América do Norte, Eurásia, África e nos pampas da América do Sul.

04. Os desertos, que ocorrem nos centros de altas pressões da América do Norte, África, Eurásia e Austrália, não têm representatividade na América do Sul.

08. As florestas tropicais recebem uma precipitação elevada e bem distribuída durante o ano todo. Concentradas na faixa intertropical, constituem um dos ecossistemas com maior biomassa terrestre.

16. As taigas são as matas de coníferas que ocorrem em latitudes acima de 45º. No inverno, elas são muito úmidas e frias.

02. [UNESP]: Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado. O texto refere-se ao bioma:

a) Cerrado.

b) Mata Atlântica.

c) Pampa.

d) Caatinga.

e) Amazônico.

01. [UEPG]

Resposta: 25  (1, 8, 16)

01) Verdadeira – Como o Brasil está localizado em uma área tropical e a Tundra ocorre em regiões polares, o Brasil não possui esse exemplar de bioma.

02) Falsa – A vegetação das savanas é constituída por gramíneas, arbustos e árvores de médio e pequeno porte com raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos, e não por apenas gramíneas como afirmado no enunciado.

04) Falsa – A América do Sul possui diversos exemplares de desertos, tais como o Deserto do Atacama e o Deserto da Patagônia.

08) Verdadeira – As florestas tropicais são bastante úmidas e possuem uma grande biodiversidade de animais e plantas.

16) Verdadeira – A Taiga está localizada ao sul da Tundra e é composta principalmente por coníferas.

02. [UNESP]

Resposta: E

O bioma amazônico é composto por vários ecossistemas distintos, como a Mata de terra firme, Mata de Várzea e o Igapó. A Mata de terra firme ocorre em regiões que não são alagadas com a cheia dos rios e abriga árvores de médio e grande porte e uma vegetação densa.

A Mata de Várzea ocorre em áreas que permanecem alagadas durante as cheias dos rios e abriga árvores menores (com cerca de 20 metros de altura). O ecossistema de Igapó está presente em áreas da Floresta Amazônica que permanecem alagadas durante todo o ano e apresenta diversas espécies de plantas higrófilas (adaptadas à umidade), pequenos arbustos e árvores de pequeno porte.

Compartilhe

TOPO