Energia Geotérmica

Energia geotérmica é a energia proveniente do calor da Terra.

A energia geotérmica tem, etimologicamente, origem da palavra ‘geotermia’, que deriva do grego “geo” (Terra) e “termia” (calor). Portanto, a energia geotérmica é a energia vinda do calor da terra.

Publicidade

Como sabemos, o interior da Terra é muito quente, por vezes esse calor vem até a superfície e podemos utilizar desse calor de diversas formas.

Assim como sabemos também, a Terra é formada por camadas, no centro há o núcleo que possui ferro e níquel, e a sua volta existe uma camada líquida de ferro e rocha.

A camada seguinte, o manto, é uma mistura de magma e rocha e a crosta, parte exterior da Terra, com os oceanos e montanhas.

Em alguns locais, o magma chega perto da superfície terrestre e aquece as águas subterrâneas. Podemos usar esta água quente e para isso basta abrir poços e bombear a água quente e o vapor para o exterior da Terra.

energia geotérmica
Imagem: Reprodução

A energia geotérmica é renovável?

Essa água subterrânea utilizada, é reposta pela chuva, desse modo, o calor no interior da Terra continua pois, esta produção é permanente sendo portanto, uma energia renovável.

Onde energia geotérmica?

A energia geotérmica está presente em todo o subsolo, porém, na maioria das vezes, é difícil atingi-la pois, na maior parte dos locais, a crosta terrestre possui quilômetros de espessura.

Publicidade

Por esse motivo, o magma só está presente em alguns locais. A atividade sísmica e os vulcões são um sinal de que que o magma está perto da superfície.

Desde quando usamos a energia geotérmica?

Usamos a energia geotérmica há milhares de anos.
Em alguns locais do planeta, há lagos de águas sempre quente que são aquecidos por fontes termais subterrâneas.

Essas águas são frequentemente usadas para fins terapêuticos pois, muitas pessoas creem que tem fins curativos. Na Islândia, por exemplo, muitas casas são aquecidas com as águas das fontes termais que exitem em grandes quantidades.

Publicidade

Já na ilha dos Açores, Portugal, se produz energia elétrica.

O vapor geotérmico pode produzir eletricidade?

As centrais termoelétricas utilizam o vapor que se retira dos poços geotérmicos para produzir eletricidades.

Dessa forma, o vapor faz girar as turbinas e estas por sua vez, produzem eletricidade.

As centrais termoelétricas são construídas perto dos poços geotérmicos e o seu vapor é bombeado diretamente dos poços para a central.

A energia geotérmica é uma energia limpa?

Sim. Não há queima de combustíveis e por isso, há poluição. Nesse modelo, o vapor é transformado em água que é devolvida à Terra.

Outra questão importante é o seu custo. A energia geotérmica é barata. Pois, as novas centrais geotérmicas produzem eletricidade pelo mesmo custo que as centrais de carvão.

Referências

Energias alternativas: Vantagens e desvantagens e viabilidades técnicas no Brasil –  Diego Lawandovski, Juliana de Almeida, Rodrigo Fraga

Energia sob nossos pés – J. T. Alves

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Energia Geotérmica. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/energia-geotermica. Acesso em: 06 de May de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UNB]:

A produção de combustíveis oriundos da biomassa faz parte das políticas de governo de vários países, entre os quais se inclui o Brasil. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.

1. O aumento da produção de etanol no Brasil tem reduzido a concentração da posse de terras e incentivado a diversificação agrícola.

2. No setor de transportes, o uso de biocombustíveis tem sido considerado uma solução para a redução de gases de efeito estufa, o que atende aos propósitos do Protocolo de Quioto.

3. Atualmente, a agroindústria açucareira, tal como ocorreu no período colonial, fornece matéria-prima energética e promove a interiorização da população brasileira.

 

02. [ENEM]:

Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas.

MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação no Brasil. Revista Ciência Hoje. V. 45, n.° 265, 2009 (adaptado).

No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte:

a) limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos desse fenômeno.

b) eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados.

c) limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.

d) poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.

e) alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.

01. [UNB]

Resposta:

1. Falso – A produção de etano vem contribuindo para aumentar as áreas de latifúndio de cana-de-açúcar no Brasil, contribuindo para elevar a concentração fundiária.

2. Verdadeiro – Umas das propostas do Protocolo de Quioto era diminuir a emissão de poluentes na atmosfera. Essa redução é uma das características do uso de biocombustíveis.

3. Falso – A agroindústria açucareira, no período colonial, não fornecia matéria-prima de caráter energético, além de destinar para a exportação a sua produção. Não ocorreu também uma interiorização da população brasileira, uma vez que essas áreas eram predominantes no litoral do Nordeste do país.

 

02. [ENEM]

Resposta: D

O texto revela que é falsa a concepção de que as hidrelétricas sejam uma fonte limpa de energia, pois a vegetação submersa transforma-se em matéria orgânica e emite elevados índices de gás metano (CH4). Portanto, trata-se de uma fonte poluidora.

Compartilhe

TOPO