Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado como uma forma de conscientizar e educar as pessoas com relação à importância de sua conservação e de seu uso consciente.

Imagem: Reprodução

Anualmente, o Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março, desde o ano de 1993. No ano anterior ao início da comemoração, foi sugerida essa data na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Com a determinação de um dia específico para a água, objetiva-se gerar uma conscientização sobre a importância que a água tem para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo a nós, humanos.

Publicidade

O uso sustentável, portanto, se faz essencial para a conservação desse bem cuja importância é imensurável, sendo a data usada ainda para atentarmos à urgência da necessidade da conservação dos ambientes aquáticos, evitando e combatendo a contaminação e a poluição. Ano após ano, a ONU, Organização das Nações Unidas, escolhe um tema que deve ser debatido neste dia tão importante, tendo alguns deles, em destaque, sido “Lidando com a Escassez da Água”, de 2007, “Saneamento”, de 2009, “Água Limpa para um Mundo Saudável”, de 2010, “Água para as Cidades: Respondendo ao Desafio Urbano”, de 2011, “Água e Segurança Alimentar”, de 2012, “Ano Internacional de Cooperação pela Água”, de 2013, “Água e Desenvolvimento Sustentável”, de 2015, e “Água e Empregos: Investir em água é Investir em Empregos”, de 2016.

Alguns dados sobre a água

Imagem: Reprodução

Como estudamos na escola, o planeta Terra tem sua superfície coberta em cerca de 70%, mas 97,5% de toda a água presente no mundo, é salgada, não sendo própria para o consumo humano. Diariamente, as pessoas usam, em média, 40 litros de água para atividades habituais, como tomar banho, consumir e cozinhar. Estima-se que, ao redor do mundo, 2,5 milhões de pessoas não tem acesso ao saneamento básico e 768 milhões de pessoas não possuem acesso à água tratada. Além disso, diante desses dados, mais de 5 milhões de pessoas morrem, anualmente, em decorrência de doenças que estão diretamente ligadas justamente à falta de saneamento básico e água potável.

Declaração Universal dos Direitos da Água

A ONU divulgou, na data comemorativa de 1992, um documento que ficou conhecido pelo nome de Declaração Universal dos Direitos da Água, objetivando apresentar ao público importantes pontos sobre o recurso hídrico, tendo como destaque a sua importância, assim como de sua conservação. Os principais pontos falam sobre a água ser patrimônio do planeta e a sua seiva, sendo, portanto, condição essencial de vida dos animais e vegetais. Além disso, reiteram que os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos e limitados, enfatizando a necessidade de sua conservação e preservação. Reafirmam que não deve ser desperdiçada, poluída ou envenenada, e que é não só uma herança que recebemos de nossos predecessores, mas também um empréstimo aos nossos sucessores. Afirmam, ainda, neste documento, que “O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra”. São vários os pontos marcados nesse documento, cuja leitura é bastante interessante e esclarecedora.

Referências

A Água – José Galizia Tundisi, Takako Matsumura Tundisi

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Dia Mundial da Água. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/dia-mundial-da-agua. Acesso em: 18 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [Enem] Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.

Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

a) desenvolver processos de reutilização da água.

b) explorar leitos de água subterrânea.

c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.

d) captar águas pluviais.

e) importar água doce de outros estados.

 

02. [Enem] A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.

A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:

Contaminação de lençóis freáticos.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.

Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:

a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização
de córregos e rios.

b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.

c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.

d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

 

01. [A]

02. [C]

Compartilhe

TOPO