Continentes

Atualmente a constituição dos continentes nos separa em seis, com características completamente distintas.

Você sabe o que são os continentes? Já ouviu falar em Pangeia? Nos primórdios, antes de existirem os continentes, que serão explicados a seguir, existia uma única porção de terra no planeta, denominada massa continental, mas que também é chamada por alguns autores como o supercontinente. Segundo Alfred Wegener, meteorologista alemão, cerca de 200 milhões de anos, os continentes ainda não apresentavam a configuração que conhecemos atualmente, não sendo, portanto, separados em América, África, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. O nome dessa massa continental é Pangeia, que vem do grego e significa “Toda a Terra”, e era cercada pelo Oceano de Pantalassa, único na época.

Imagem: Reprodução

A separação para a configuração que conhecemos hoje foi decorrente de milhões de anos, mas antes o supercontinente se dividiu em dois, sendo estes denominados Laurásia e Gondwana para, enfim, chegar a configuração atual. Wegener se baseou no formado do contorno da costa americana com a da África, possuindo, visualmente, um encaixe. Houve ainda uma descoberta que ajudou a fundamentar essa ideia, que foi a comparação dos fósseis que foram encontrados no Brasil e na África, sendo os animais incapazes de atravessar o Oceano, o que fez com que acreditassem que viveram no mesmo ambiente, milhões de anos atrás. Ainda assim, a teoria não foi aceita, sendo confirmada somente nos anos 1960, depois da morte de seu autor.

Imagem: Reprodução

O que são continentes?

Continentes são porções de terra emersas que são limitadas por oceanos, mares e montanhas, e correspondem a, aproximadamente, 29% da superfície do planeta Terra. As porções terrestres denominadas continentes apresentam muitas diferenças não apenas com relação a área e clima, mas também com relação à população que os habita, a cultura e a economia, por exemplo.

Imagem: Reprodução

África

A África apresenta uma extensão territorial de cerca de 30.198.835 quilômetros quadrados, abrigando em torno de 1,1 bilhão de habitantes que residem em 53 países diferentes. O mais populoso é a Nigéria, com algo em torno de 158,2 milhões de pessoas. O crescimento demográfico do continente é o maior do mundo, de 2,3% ao ano, e a densidade demográfica é de 34 habitantes por quilômetro quadrado.

É comum que, em países da África, haja uma grande quantidade de problemas socioeconômicos, sendo a malária e a AIDS responsáveis por muitas mortes. Além disso, a taxa de mortalidade infantil gira em torno de 79 óbitos a cada mil crianças nascidas vivas. Grande parte da população vive com um valor aproximado de 1,25 dólar por dia, estando, portanto, abaixo da linha da pobreza. O continente, entretanto, apresenta a maior diversidade cultural.

América

A área do continente americano é superior a 42 milhões de quilômetros quadrados, e é dividido em subcontinentes: América do Norte, com 23,4 milhões de quilômetros quadrados; América central com 735,6 mil quilômetros quadrados; e a América do Sul, com 17,8 milhões de quilômetros quadrados. O continente conta com uma população de em torno de 934,3 milhões de habitantes espalhados por 35 países que a compõe. A maioria dos países da América Central e do Sul, assim como o México, apresentam diversos problemas de ordem socioeconômica, mas dois países da América do Norte – Estados Unidos e Canadá – apresentam elevados IDH (Índices de Desenvolvimento Humano).

Ásia

A Ásia é o continente com maior extensão e maior número de pessoas de todo o planeta. A área é de 44,9 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo, com este território, a 30% das áreas emersas do planeta. O continente conta com 60% da população mundial, equivalente a aproximadamente 4,1 bilhões de habitantes, divididos em 45 países, sendo que destes, a China é o mais populoso, com cerca de 1,3 bilhão de habitantes, e o maior, com 9.596.961 quilômetros quadrados.

Europa

A Europa conta com aproximadamente 749,6 milhões de habitantes espalhados na área de10,3 milhões de quilômetros quadrados. São 49 países que apresentam o menor crescimento populacional, calculado em aproximadamente 0,1% ao ano. Trata-se do continente com melhores indicadores socioeconômicos de todos.

Oceania

A Oceania é o menor continente do mundo, contando com apenas 8,5 milhões de quilômetros quadrados. São 14 países com 37,1 milhões de habitantes. Os países, no geral, com exceção somente da Austrália e da Nova Zelândia, apresentam muitos problemas econômicos.

Antártica

Por fim, a Antártica, cuja extensão é de 13,2 milhões de quilômetros, conta com 90% das geleiras de todos os continentes. Um dado interessante a respeito da Antártida é que, apesar de sua extensão ser a mencionada anteriormente, no inverno pode chegar a até 26 milhões de quilômetros quadrados. São 27 nações habitadas essencialmente por pesquisadores.

Referências

Geografia para o Ensino Médio – Demétrio Magnoli

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. O planeta Terra possui seis continentes, que apresentam 149.440.850 quilômetros quadrados, ocupando aproximadamente 29,3% da superfície terrestre. Marque a alternativa que indica o maior continente da Terra.

a) Ásia

b) África

c) América

d) Europa

e) Oceania

02. Pesquisadores afirmam que há cerca de 300 milhões de anos as terras do planeta estavam reunidas, formando, portanto, apenas um continente. Marque a alternativa que corresponde ao nome desse grande continente.

a) Eurásia

b) Pangeia

c) Laurásia

d) Gondwana

e) Pantalassa

 

 

01. [A]

02. [B]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO