Commodities

As commodities são matérias-primas que apresentam preço estipulado segundo a bolsa de valores.

As commodities (ou commodity, ao tratar no singular) é uma expressão bastante característica. De origem inglesa, ela se difundiu com o intuito de referenciar e abranger terminologias do mundo econômico. Uma commodity é definida como determinado bem ou produto em que sua origem é primária. Dessa forma, sendo comercializada nas bolsas de valores (mercadorias) ao redor do mundo. Possuindo grande valor de comércio e também de estratégia, sua importância reflete diretamente nos comércios locais a internacionais.

Publicidade

commodities petróleo
O petróleo está entre as commodities mais valiosas. (Imagem: Reprodução)

Comumente, as commodities abrangem alguns pontuais produtos, tais como:

  • Produtos vegetais e agrícolas;
  • Recursos minerais;
  • Petróleo;
  • Carvão;
  • Cana-de-açúcar;
  • Soja;

Tais produtos influenciam, em muitas das vezes, variados setores econômicos – ou até mesmo diretamente a economia. Isso determina que oscilações em seus preços possam causar instabilidades econômicas. Influenciando diretamente outras atividades, um país que depende diretamente das mesmas pode se ver afetado com as variações no preço.

O setor industrial, como o comércio, por exemplo, dependerão diretamente dos preços para estipular o valor final de produção. A matéria-prima mais cara a utilizar colocará um preço mais alto no produto final. Uma vez que o custo aumenta, o valor final se elevará igualmente nas produções e consequentes comercializações.

Exemplo direto dessa oscilação foi o preço que o petróleo atingiu nos anos 1970. Com a instabilidade causada no Oriente Médio, as razões políticas acabaram afetando o preço do barril. Uma profunda crise no sistema capitalista foi instaurado, fechando o mercado de compra da matéria-prima da gasolina.

Entendendo o funcionamento dos valores das commodities

Uma determinada matéria-prima, ao virar commodity, passa a receber alterações na gestão de seu valor. Ela deixa de ter o preço regido pela produção, e passa a ter o valor definido pela cotação. Isso acontece muito de acordo com as grandes bolsas de valores existentes, como a Bovespa ou a Exchange.

Por exemplo. um caso em que o preço da soja se eleve no mercado exterior. Digamos que devido à escassez de produção no mundo todo, o Brasil se verá beneficiado. Mesmo que o país esteja em grande produção, os preços se manterão elevados, sobretudo para importação. Em contrapartida, o mercado interno estará afetado, mas não pela alta produção. O problema será a preferência do produtor em exportar, enfraquecendo a movimentação interna.

Publicidade

Por meio desses trâmites de importação e exportação, muitas das vezes alterações em produtos são notadas. Contudo, não há compreensão do consumidor. Isso em virtude de que a motivação tenha sido devido à economia de cunho global refletindo na interna.

Importância das commodities

A grande importância que circunda as commodities é sua relação direta com o desempenho econômico de uma nação. Em alguns países, principalmente os subdesenvolvidos, há a dependência direta da cotação das commodities. Isso se deve a necessidade constante de exportação destas matérias-primas.

A crise de 2008, por exemplo, abrangeu uma conjuntura estrutural que prejudicou muito os países do primeiro mundo. O disparo das commodities ocasionou queda nas importações por estes países. Com o passar dos anos, a crise que havia afetado as economias dos desenvolvidos, chegou até o mundo subdesenvolvido.

Publicidade

O Brasil, que é um país que importa e exporta muitas commodities, sentem vigorosamente as oscilações. A necessidade de abastecimento e investimento dependem diretamente dos valores nas bolsas. A venda para o mercado externo, sobretudo, sustenta o desenvolvimento do setor primário nacional.

Referências

Cultura da Conexão – Henry Jenkins

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Commodities. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/commodities. Acesso em: 20 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

02. [UFMG] Analise a ilustração

De acordo com o gráfico da oscilação da balança comercial brasileira, é CORRETO concluir que

a) a balança comercial brasileira está em situação crítica, pois os dados apontam estimativas de deficit.

b) a exportação de commodities é superior à importação destas, o que evita um desequilíbrio na balança comercial brasileira.

c) o setor do petróleo e derivados apresenta um recuo nos índices de importação, em relação aos índices de exportação do ano passado, no mesmo período.

d) a diferença entre as importações e as exportações de commodities é a principal responsável pela taxa de desemprego atual.

01. [A]

Compartilhe

TOPO