Arquipélagos

Arquipélagos são grupos de pequenas ilhas, que podem ser continentais, coralíneas ou vulcânicas, variando de acordo com a sua origem.

Arquipélago é uma palavra derivada do Italiano, “Arcipelago”, que significa “mar chefe”,sendo usada para representar o Mar Egeu. Essa palavra italiana, por sua vez, deriva de “arkhi”, que significa chefe, e “pelagos”, que significa mar, oriundas do grego. Essa designação, entretanto, passou a ser usada como forma de referência quanto às Ilhas Egeias, e atualmente tem outra definição.

Publicidade

Um arquipélago nada mais é do que um grupo de ilhas que se encontram relativamente umas próximas das outras, ou ainda que possam, de alguma forma, serem consideradas unidas. Em seu território, os arquipélagos, de uma forma geral, no Brasil e no mundo, apresentam impressionante formação e, além disso, contêm uma grande biodiversidade. De uma forma geral, os arquipélagos apresentam as mesmas origens, com estrutura geológica bastante idênticas, podendo esta ser continental, coralínea ou vulcânica.

Imagem: Reprodução

Arquipélagos continentais

Chamamos de arquipélagos continentais aqueles que foram formados a partir de algumas partes dos continentes que acabaram se soltando, e tiveram o início de sua formação no período em que a pangeia (o supercontinente que existia antes da constituição que conhecemos nos dias atuais) passou por sua divisão, separando-se em mais continentes.

Arquipélagos Coralíneos

Arquipélagos coralíneos, ou coralinos, por sua vez, são aqueles que, segundo Charles Darwin, se formaram a partir do movimento constante das ondas e das correntes marinhas no carbonato de cálcio, este proveniente do exoesqueleto de gorgônias, madrepérolas e corais. Existem, entretanto, diversas teorias a respeito dessas estruturas coralinas e suas formações, sendo que a de Charles Darwin é a mais aceita nos dias atuais.

Arquipélagos Vulcânicos

Por fim, os arquipélagos vulcânicos, como o nome já sugere, têm sua formação oriunda dos vulcões submarinos que, ao entrarem em erupção, acabam por formar as ilhas. Pode-se tirar como conclusão, portanto, que esse tipo de formação é presente principalmente em oceanos, sendo, portanto, longe de continentes. É justamente lá em que estão localizados em grande concentração os vulcões submarinos.

Principais Arquipélagos Brasileiros

No Brasil temos alguns arquipélagos constituindo o território, sendo que os principais são o Arquipélago de Fernando de Noronha e o Arquipélago Abrolhos. O primeiro encontra-se a 545 km de Recife (Capital de Pernambuco), e a 360km de Natal (Capital do Rio Grande do Norte), sendo formado pelo topo de montes de uma cordilheira com aproximadamente 4000 mil metros, mas está submersa. No total, são 21 ilhas, ilhotas e rochedos, totalizando uma área de 26 km². O segundo, por sua vez, encontra-se próximo ao Sul da Bahia, estando localizado, mais precisamente, a 75 km da praia baiana. Este é formado por 5 ilhas, sendo menor que o anterior. São elas a Ilha Redonda, a Ilha Siriba, a Ilha Santa Bárbara, a Ilha Sueste e a Ilha Guarita. Destaca-se principalmente pelo fato de que as ilhas se encontram posicionadas de forma circular, e por estar situado próximo ao maior recife da América do Sul.

Publicidade

Referências

Geografia – Demétrio Magnoli

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Arquipélagos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/arquipelagos. Acesso em: 27 de April de 2024.

Compartilhe

TOPO