Galáxia

O conceito de galáxia abrange um aglomerado de planetas, gás, poeira e estrelas ligadas por força gravitacional.

A galáxia é tida como um aglomerado de astros (planetas e estrelas), gases e poeira, interligados a partir da força da gravidade. Além disso, apresentam energia o suficiente para formar novos planetas e estrelas.

Apontam-se três diferentes tipos de galáxias observadas: as elípticas, as irregulares e as espirais. A Via Láctea – galáxia que inclui o Planeta Terra – apresenta formato de espiral, situada no conglomerado Grupo Local, junto da galáxia vizinha Andrômeda.

Apesar de serem consideradas galáxias vizinhas, Andrômeda e a Via Láctea estão a uma distância estimada de 2,3 bilhões de anos-luz. São contabilizadas, atualmente, cerca de 100 milhões de galáxias pelo Universo, de todas as formas, cores e tamanhos, mas a estimativa é muito maior.

Por exemplo, o Sol é apenas uma entre 100 milhões de estrelas existentes na Via Láctea. É possível que cada uma destas estrelas apresente planetas a orbitando com força gravitacional puxando os astros à sua volta.

galáxia via láctea
Via Láctea. (Imagem: Reprodução)

A formação de uma Galáxia

Há um consenso entre a Academia de que, após observações utilizando o Hubble, bem como depois do Big Bang, o Universo seria formado por radiação e partículas subatômicas.

Com a explosão (hipótese do Big Bang) ou o rebote (hipótese do Big Bounce), as partículas se juntaram lentamente, de forma gradual. Essa junção acabou por formar estrelas, aglomerados das próprias estrelas, e, consequentemente, as galáxias.

O formato das galáxias – supracitado acima – apresenta relação direta com o comportamento da vizinha de galáxia. Em certos momentos, algumas delas acabam colidindo.

Segundo especialistas, a Via Láctea está numa rota de colisão com Andrômeda, a vizinha mais próxima do Grupo Local. Estima-se que Andrômeda, mais jovem que a vizinha, já teria se colidido com outras dezenas de galáxias.

Andrômeda e a Via Láctea

A vizinha mais próxima e famosa da galáxia em que habita o Planeta Terra é Andrômeda, cujo nome também é M31. A galáxia é gigante, de formato espiral e apresenta uma extensão com cerca de 2 milhões de anos-luz de distância, para mais de 61 mil anos-luz de comprimento.

Além de contar com milhares de estrelas, ela também possui matéria escura densa, poeiras e gases em sua composição. Dotada de dois núcleos, ambos foram descobertos a partir de recentes averiguações junto ao telescópio de Hubble.

galáxia andrômeda
Andrômeda. (Imagem: Reprodução)

Andrômeda e Via Láctea apresentam uma aproximação constante, devido à atração gravitacional mútua. Fora a gravidade, a matéria densa e invisível que as rodeia auxilia nessa força de atração.

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) previu uma colisão de Andrômeda com a Via Láctea. Em descoberta realizada em 2012, foi previsto que a colisão de grandes proporções ocorrerá em quatro bilhões de anos.

É previsto que, após a colisão, Via Láctea e Andrômeda formem uma galáxia apenas. Dessa vez, no entanto, em formato elíptico.

O Sistema Solar que abriga a Terra ficará distante do núcleo que hoje se encontra próximo.

Referências

Física Básica – Volume Único, por Nicolau Gilberto Ferraro, Paulo de Toledo Soares e Ronaldo Fogo

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Exercícios resolvidos

1. [ENEM]

Seu olhar

Na eternidade
Eu quisera ter
Tantos anos-luz
Quantos fosse precisar
Pra cruzar o túnel
Do tempo do seu olhar
(Gilberto Gil, 1984)

Gilberto Gil usa na letra da música a palavra composta anos-luz. O sentido prático em geral não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano-luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a:

a) tempo

b) aceleração

c) distância

d) velocidade

e) luminosidade

Resposta: C

2. [PUC]

Andrômeda é uma galáxia distante 2,3. 106 anos-luz da      Via-Láctea, a nossa galáxia. A luz proveniente de Andrômeda, viajando a velocidade de 3,0.105 Km/s, percorre a distância aproximada até a Terra, em Km, igual a:

a) 4.1015

b) 6.1017

c) 2.1019

d) 7.1021

e) 9.1023

Resposta: C

Compartilhe nas redes sociais

TOPO