Diferença de potencial

A diferença de potencial também é chamada de tensão elétrica ou, simplesmente, ddp. Ela é a responsável por fornecer energia elétrica a um circuito elétrico fechado.

A diferença de potencial é chamada também de tensão elétrica. Essa grandeza física está relacionada com a corrente elétrica em um circuito. No sistema internacional de unidades, sua unidade de medida é o volt. Além disso, veja a sua definição, como calcular e muito mais!

O que é a diferença de potencial

A diferença de potencial (ddp), também é chamada de tensão elétrica. Essa é uma grandeza física que se relaciona com o conceito de corrente elétrica. Afinal, em um circuito fechado, a ddp é a responsável por gerar a corrente no sistema.

Por definição, a ddp, é a diferença do potencial elétrico entre dois pontos de um material condutor. Ou seja, a diferença da energia potencial elétrica por unidade de carga entre dois pontos. Além disso, essa grandeza física é igual ao trabalho que deve ser feito, por unidade de carga contra um campo elétrico para que uma carga elétrica se movimente dentro de um campo elétrico.

Como calcular a DDP

O cálculo da diferença de potencial pode ser feito por meio da primeira lei de Ohm. Dessa maneira, há a relação entre a tensão, a corrente e a resistência de um determinado circuito fechado. Assim, matematicamente:

Em que:

  • U: diferença de potencial ou tensão (V);
  • R: resistência (Ω);
  • I: corrente elétrica (A);

A unidade de medida da ddp é o volt. Esse nome foi dado em homenagem ao cientista italiano Alessandro Volta. O qual fez várias pesquisas e contribuiu para o desenvolvimento das pilhas e das baterias.

Diferença de potencial e a primeira lei de ohm

A primeira lei de Ohm relaciona a resistência e corrente elétricas. Nessa relação há uma constante de proporcionalidade, que é a tensão. Ou seja, em um circuito fechado, quando a resistência e a corrente variam, a tensão deve se manter constante. Portanto, assim pode se estabelecer a relação entre a primeira lei de Ohm e a ddp.

Diferença de potencial e o potencial elétrico

O potencial elétrico é a capacidade que um corpo carregado possui de realizar trabalho. Ou seja, atrair ou repelir cargas elétricas. Assim, quanto maior for o potencial elétrico de um corpo, maior será a sua capacidade de atrair ou repelir cargas. Por sua vez, a ddp é a diferença entre dois pontos com potenciais elétricos distintos.

Vídeos sobre diferença de potencial

Os conteúdos relacionados com a eletricidade e magnetismo costumam ser cobrados com uma grande frequência em provas de vestibulares e Enem. Por isso, é muito importante saber a fundo todos esses conceitos. Dessa maneira, nada melhor que assistir a videoaulas e vídeos que aprofundam o conhecimento sobre esse tema.

Tensão ou ddp

O professor Marcelo Boaro explica os conceitos físicos por trás da tensão elétrica. Essa grandeza física também é conhecida como diferença de potencial, ou ddp. Para isso, o docente define o que é o potencial elétrico e a potência elétrica a fim de chegar ao conceito de tensão. Ao fim da aula, o professor resolve um exercício de aplicação

Resistência elétrica

A resistência elétrica está diretamente relacionada com o conceito de tensão. Dessa forma, é importante dominar esse conteúdo de Física, também. Para isso, o professor Douglas Gomes explica a teoria por trás dos conceitos de resistência elétrica. No vídeo, o docente define os conceitos de resistor e condutor, a fim de facilitar a explicação.

Energia potencial elétrica

A energia potencial elétrica é uma das grandezas que auxiliam na definição da ddp. Por isso, o professor Marcelo Boaro explica os conceitos físicos por trás desse conceito. Assim, no início da aula, o docente faz uma analogia entre sistemas elétricos e sistemas mecânicos. Ao fim do vídeo, Boaro resolve um exercício de aplicação.

Conhecer os conceitos da diferença de potencial é importante para os estudos sobre a eletricidade. Ao dominar esse conteúdo, é possível se aprofundar mais nessa área da física e conhecer elementos mais específicos. Por exemplo, a associação de resistores.

Referências

Física III: eletricidade e magnetismo (2016) – YOUNG, H. D. et al.
Física: Volume 3 (2008) – HALLIDAY, D. et al.
Curso de Física Básica: Volume 3 (2014) – NUSSENZVEIG, H. D.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Diferença de potencial. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/diferenca-de-potencial. Acesso em: 22 de September de 2021.

Exercícios resolvidos

1.

A tensão elétrica relaciona a diferença entre o potencial elétrico de dois pontos de um circuito. Por isso, a unidade de medida da tensão elétrica, de acordo com o Sistema Internacional, é:

a) C/s.

b) F/m.

c) N/C.

d) J/C.

Alternativa correta: D
A tensão elétrica corresponde à quantidade de energia elétrica por unidade de carga, portanto sua unidade de medida, de acordo com o SI, é o joule por coulomb. A alternativa correta é a letra

2.

As unidades fundamentais do Sistema internacional (SI) são sete. Contudo, existem unidades que variam dessas sete. Por exemplo, podem ser utilizadas para definir as grandezas de potencial elétrico e potência elétrica. Essas unidades são dadas respectivamente por:

a) Watt e Coulomb.

b) Volts e Amperes.

c) Watt e Volt.

d) Volt e Watt.

e) Ohm e Ampere.

Alternativa correta: D

No Sistema Internacional de Unidades, o potencial elétrico é medido em Volts, enquanto a potência elétrica é dada em Watts.

Compartilhe

TOPO